segunda-feira, 16 de agosto de 2010

De olho no seu dinheiro

De olho no seu dinheiro

Especialista em segurança dá dicas de como evitar assaltos e sequestros ao sacar dinheiro


Assaltos e sequestros relâmpagos em saídas de bancos e caixas eletrônicos são cada vez mais frenquentes. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistemas de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores no Distrito Federal (SINDESP-DF), Irenaldo Pereira, algumas precauções podem inibir a ação de bandidos.

Irenaldo, que é especialista em segurança, aconselha os clientes bancários a procurar bancos e caixas eletrônicos em locais mais movimentados, com grande circulação de pessoas. “Evite bancos 24 horas em áreas desertas e em pontos de conveniência de cidades satélites”, afirma Irenaldo.

Outra dica importante é não deixar que as pessoas vejam a quantia em dinheiro que está sendo sacada. “Evite a “boca do caixa”. Se precisar sacar uma grande quantia, solicite ao gerente que o faça em uma área reservada. Os bancos possuem espaços destinados a esse serviço, mas poucos clientes utilizam”, declara.

“O ideal é que as pessoas saquem dinheiro durante o dia ou antes das 22h, em locais movimentados”, relata Irenaldo. O especialista também aconselha que, ao fazer saques ou ir ao banco, a pessoa vá acompanhada. “Sozinho o indivíduo tem mais chances de ser abordado”, afirma.

“Ao sair do banco haja naturalmente. Não olhe como se estivesse assustada. Isso chama a atenção dos assaltantes. Outra dica é estacionar o carro em lugar iluminado e o mais próximo possível do local do saque”, aconselha Irenaldo.

O especialista conclui falando sobre os cuidados relacionados à atenção. “Evite sair com o dinheiro na mão e com a bolsa ou carteira aberta. Guarde o dinheiro quando ainda estiver dentro da cabine de saque ou da agência. Nunca se ausente antes de finalizar a sessão na máquina. Muitas pessoas não respondem a pergunta ‘deseja fazer outra operação?’ e saem, deixando a sessão bancária aberta.”, aponta Irenaldo.



Dicas de segurança

- Evite horários noturnos para efetuar o saque;
- Procure sacar o dinheiro em locais movimentados;
- Não deixe que outras pessoas vejam a quantia sacada;
- Evite sair com o dinheiro na mão e com a bolsa oucarteira aberta. Guarde o dinheiro quando ainda estiver dentro da cabine de saque ou da agência;
- Evite ir sozinho;
- Se precisar de ajuda solicite a um vigilante ou funcionário do banco. Não aceite a ajuda de estranhos;
- Nunca forneça sua senha;
- Seja uma pessoa discreta. Não olhe como se estivesse assustada;
- Estacione o carro, em lugar iluminado, o mais próximo possível do local do saque;
- Ao efetuar o saque, certifique-se que a sua sessão, na máquina, foi finalizada respondendo a pergunta “Deseja efetuar outra operação?”. Aperte a tecla Não, e só depois se ausente.


Sobre o SINDESP/DF - O SINDESP/DF é filiado à Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist). Hoje, conta com 32 associados, que geram, em média, 14.800 empregos diretos.


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINDESP-DF
Proativa Comunicação
Contatos:William Martins (8123-2652)
Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: atendimento1@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário