quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Decoração: o chão que compõe a casa

Decoração: o chão que compõe a casa

Saiba como escolher o piso da sua casa com requinte e funcionalidade


Já se foi o tempo em que o piso servia apenas como revestimento para o chão. Hoje, é parte importante na decoração de um ambiente e compõe o cenário com os mais diversos materiais, cores e texturas.

A arquiteta e designer de interiores, Thaciana Silveira, afirma que existem pisos cerâmicos, de porcelanatos, pisos flutuantes, de PVC, placas cimentícias, carpetes, assoalhos, dentre outros.

A arquiteta descreve algumas características importantes na hora de escolher o piso. “São vários conceitos, como estética, praticidade, estilo de vida, conforto, durabilidade e até o status social. Não há regras, mas a qualidade dos produtos e marcas de confiabilidade são importantíssimos”, afirma Thaciana.

Com relação às tendências do mercado, a arquiteta comenta sobre o que estava em voga na última Revestir, feira conceituada de revestimentos realizada em São Paulo. “Viram-se muitos materiais com pouco brilho. O rústico chique está em alta. Os amadeirados e porcelanatos de grandes formatos – tipos 1m por 1m – são muito elegantes.”, declara. Thaciana também ressalta que o mais usado pelos grandes nomes da arquitetura e decoração na ultima coleção é o porcelanato. “Há vários tipos de formato, texturas e padronagens. Isso permite uma gama de produtos diversificados para gostos e bolsos diferentes. O porcelanato tem a vantagem de ser mais durável, se bem cuidados. Já os mármores são frágeis e porosos, então possuem uma vida útil menor.”, conclui Thaciana.

A arquiteta dá algumas dicas na hora de escolher o piso para cada cômodo da casa. “Geralmente usamos pisos frios em áreas sociais, banheiros e cozinhas, e pisos quentes (madeira, flutuantes) nas áreas intimas. Mas isso não é uma regra. Cada morador decide o que gosta mais. Em apartamentos pequenos aconselho o uso de um único piso para dar a sensação de amplitude”.

Segundo Thaciana, o piso deve ser escolhido de acordo com a função do ambiente. Áreas molhadas (banheiro, cozinha, lavanderia e terraço) pedem materiais resistentes à água e gordura. Em áreas externas, os revestimentos adequados, além de possuir as características citadas acima, têm de suportar o sol e a chuva.

Na hora de limpar ou fazer a manutenção dos pisos, Thaciana alerta para os cuidados com o uso de produtos inadequados. “A maioria dos pisos não pode receber produtos abrasivos. Os pisos flutuante e de madeira são mais sensíveis. Use sempre um pano úmido com detergente neutro. Em seguida , passe um pano seco”, orienta.

Para os que se preocupam com as travessuras das crianças e dos animais de estimação, Thaciana garante que, se o piso for de boa qualidade e com o PEI (Grupo de Absorção e a Classe de Resistência ao Desgaste por Abrasão) adequado, ele é à prova de animais e crianças. “Evite apenas carpetes, que são mais difíceis de limpar. Para os outros tipos de piso, o ideal é fazer a limpeza imediata para evitar possíveis manchas”, conclui a arquiteta.

Sobre Thaciana Silveira – Thaciana Silveira está há doze anos no mercado de trabalho e possui um vasto portifólio de projetos arquitetônicos e de decoração. A arquiteta segue o estilo contemporâneo. Já participou de várias mostras, dentre elas Casa Cor, Mostra de Sacarro, Mostra Sierra, Mostra Quarteto e América Móveis e Mostra Artefato, com soluções inteligentes, práticas e atuais.

ASSESSORIA DE IMPRENSA –
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail:
atendimento1@proativacomunicacao.com.br;
proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário