quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Benefícios da Fisioterapia Aquática

Benefícios da Fisioterapia Aquática

Terapia diminui o peso e o impacto nas articulações, auxilia na redução de edemas, promove o relaxamento muscular e melhora a capacidade cardiorrespiratória

A Hidroterapia utiliza a água como recurso físico para o tratamento de disfunções de órgãos e sistemas do corpo humano. A atividade é realizada dentro da piscina por fisioterapeutas em diversas áreas de atuação, como neurológica, pediátrica, ortopédica, traumatológica, desportiva, cardiorrespiratória, gerontológica, reumatológica, dentre outras.
Segundo o fisioterapeuta do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), Abdo Zeghbi, algumas disfunções justificam a indicação para a Fisioterapia Aquática, conhecida popularmente como Hidroterapia. Zeghbi afirma que essa modalidade terapêutica possui uma série de vantagens devido ao uso dos recursos físicos da água que, combinados a movimentos do corpo e a atividades aeróbicas, constituem uma ferramenta terapêutica insubstituível na prática clínica.
“A Fisioterapia Aquática auxilia na redução de edemas, promove o relaxamento muscular; além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e vascular.
Outro importante benefício que a terapia proporciona é a retirada da carga das articulações”, afirma Zeghbi.
O fisioterapeuta explica que a Fisioterapia Aquática possibilita o uso da profundidade na piscina para reduzir o peso corporal em até 90%. Pacientes reumáticos, ortopédicos e hemofílicos são beneficiados pela redução da sobrecarga nas articulações. As variações de profundidade promovem maior ou menor grau de dificuldade para a realização dos movimentos e auxiliam no tratamento da estabilidade para a deficiência do equilíbrio. “Um paciente com lesão medular terá mais facilidade para se manter em pé ou treinar sua marcha no ambiente aquático”, afirma o fisioterapeuta.
“No caso de atletas, após uma lesão, o paciente sofre um aumento da sensibilidade à dor e perde um pouco da capacidade de suportar o peso sobre a área afetada. A água reduz a força da gravidade, o que permite a realização do gesto desportivo de forma mais confortável. A fisioterapia aquática se constitui em um recurso terapêutico fundamental, porque a água suporta o corpo, reduzindo o esforço conjunto e proporcionando resistência e assistência aos movimentos”, conclui Zeghbi.
“Pacientes com incontinência urinária e fecal, hipertensão arterial e pacientes traqueostomizados merecem ressalvas com relação à indicação diz Zeghbi. “A Fisioterapia Aquática é contraindicada para pacientes com doenças de pele, feridas abertas e quadros febris”, afirma.
A atividade exige algumas especificações quanto à temperatura da água, ao vestuário, à acessibilidade, ao piso antiderrapante e ao uso de corrimões nas rampas e escadas. O ambiente aquático constitui-se em um espaço ambulatorial privilegiado e conta com esteiras, bicicletas, estepes, camas elásticas, turbilhões com jatos direcionados e uma variedade de materiais e equipamentos capazes de promover diferentes propostas de tratamentos na realização dos movimentos sub-aquáticos.

Sobre o COFFITO - O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) é uma Autarquia Federal criada pela Lei nº 6316, de 17 de dezembro de 1975, que representa cerca de 140 mil profissionais e tem como objetivos a normatização e o exercício do controle ético, científico e social das atividades da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional e das empresas prestadoras de tais tipicidades assistenciais ao meio social.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – COFFITO
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio – 61- 8156-0888
Flávio Resende – 61- 9216-9188
Tel.: (61) 3242-9058
E-mail: atendimento1@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário