quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O perigo das armas de fogo

O perigo das armas de fogo

Especialista em segurança dá dicas para evitar acidentes e fala sobre a falta de investimento na formação da polícia brasileira


No Brasil, notícias de balas perdidas e acidentes com armas de fogo são frequentes. Muitos jovens já foram vítimas de disparo acidental ao manusear a arma do pai ou de um amigo. Policiais também se tornam reféns de seus próprios equipamentos de trabalho. O caso mais recente aconteceu em Brasília, quando um policial disparou um tiro acidental em um menino de 11 anos.

O presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistemas de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores no Distrito Federal – SINDESP/DF, especialista em segurança privada, Irenaldo Pereira Lima, é categórico ao dizer que uma arma não dispara sozinha. “O que faz disparar a arma é a mão do homem. O descuido, a falta de atenção ou o despreparo são as causas das balas perdidas e das fatalidades”, afirma.

Segundo o especialista, muitos desses acidentes poderiam ser evitados se houvesse o investimento na qualificação do policial, a fiscalização e a conscientização das pessoas quanto aos cuidados com as armas de fogo.

“As armas vêm com sistema de segurança, e a maioria possui travas para evitar o disparo. A justificativa de que a arma disparou porque o policial teria escorregado no barranco é inaceitável. Ele é um profissional da segurança pública, precisa estar preparado para agir. Outro caso emblemático foi o do policial que, ao dar uma coronhada em um torcedor, acabou disparando a arma na cabeça do jovem. Provavelmente a arma não estava travada. Com certeza o policial não tinha a intenção de atirar, mas faltou o preparo para o manuseio”, afirma.

“É preciso investir mais em segurança. O policial deveria receber um treinamento mais adequado, não é só passar em um concurso e ir para a academia. Esses profissionais vão lidar com vidas, precisam ter o trabalho psicológico e a qualificação tática”, relata o especialista.

Após a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003, apenas integrantes das Forças Armadas e de segurança pública, empresas de segurança privada, pessoas que praticam tiro esportivo, auditores da Receita Federal, auditores fiscais do Trabalho, agentes da Agência Brasileira de Inteligência e do Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, além dos guardas municipais de cidades com mais de 50 mil habitantes – desde que não tenham antecedentes criminais e sejam autorizados pela Polícia Federal –, podem portar armas de fogo.

“Essa foi uma excelente ação do governo. Diminuiu o número de armas em circulação, dificultou a compra desses materiais e, com isso, evitou muitos acidentes. De 2003 a 2007 houve a diminuição de 12,8% no número de mortes a cada cem mil habitantes”, relata.

Para Irenaldo, é mais fácil diminuir o índice de acidentes com civis. Para isso, ele dá algumas dicas que podem salvar vidas. “Sempre deixe a arma descarregada. Retire também o ferrolho e coloque as munições em outro lugar, nunca junto com a arma. Escolha três locais distintos para guardar o armamento. Evite comentar onde a arma é guardada. Converse com as pessoas da casa sobre os perigos de manusear uma arma e não incentive às crianças a usarem armas de brinquedo”, conclui Irenaldo.

Sobre o SINDESP/DF - O SINDESP/DF é filiado à Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist). Hoje, conta com 32 associados, que geram, em média, 14.800 empregos diretos.


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINDESP-DF
Proativa Comunicação
Contatos: William Martins (8123-2652)
Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: atendimento1@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário