terça-feira, 10 de agosto de 2010

A difícil tarefa de decorar e mobiliar uma quitinete

A difícil tarefa de decorar e mobiliar uma quitinete

A arquiteta e design de interiores, Thaciana Silveira, dá dicas de como aproveitar melhor os espaços internos de ambientes pequenos, sem perder as características do morador

A tendência imobiliária é a construção de apartamentos cada vez menores. São pessoas que compram para investir e gente que vêm de outros estados para trabalhar na cidade. As quitinetes acabam sendo a melhor opção em custo-benefício, devido ao preço, a proximidade com o centro de Brasília e a facilidade na manutenção de um local pequeno.

A grande dificuldade para essas pessoas é conseguir mobiliar e decorar espaços tão pequenos, para que fiquem aconchegantes e funcionais. A arquiteta especialista em design de interiores, Thaciana Silveira, afirma que o importante é estar atento às necessidades dos moradores com relação, por exemplo, à quantidade de armários. “Uma solução para quem precisa de muitos armários é utilizar as divisões da quitinete para embutir os armários e nichos de forma útil”, diz.

Thaciana destaca que não é possível fazer milagres. “É preciso conscientizar o morador do espaço que ele possui e tentar deixar o ambiente mais leve, com equilíbrio nas proporções. Os móveis planejados ajudam muito a deixar o ambiente funcional. O uso de cores claras na mobília e a utilização de materiais reflexivos, como espelhos, vidros e porcelanato no piso polido, dão a sensação de amplitude aos espaços” relata Thaciana.

Para quem mora em uma quitinete alugada, as dificuldades são ainda maiores. As restrições quanto a mudanças estruturais e à mobília existente no apartamento complicam a produção da decoração. Para amenizar esses problemas, a arquiteta aconselha investir em peças e móveis com rodízios, como mesinhas e pufes. Assim, quando o morador for embora, ele pode levar seus objetos de decoração. “Trabalhar com usos de adesivos é um investimento barato, moderno e que muda totalmente o visual. Prateleiras móveis também são boas soluções para quem precisa guardar muitas coisas. Outra possibilidade é a mudança na iluminação com o uso de abajures laterais, que dá um toque mais intimista”, afirma Thaciana.

Confira algumas dicas para aumentar a sensação de amplitude nas quitinetes:
- Use as cores claras e tons mais fortes e coloridos apenas em detalhes, como almofadas, fundo de nichos e mesas laterais;
- Espelhos ajudam a aumentar os espaços e podem ser usados atrás do sofá, em portas de correr, nos painéis divisórios e nas portas dos guarda-roupas;
- Móveis baixos e em linhas retas, em conjunto com composições com vidros, deixam o ambiente amplo e agradável;
- Uma boa iluminação é indispensável para ambientes pequenos.

Sobre Thaciana Silveira – Thaciana Silveira está há doze anos no mercado de trabalho e possui um vasto portifólio de projetos arquitetônicos e de decoração. A arquiteta segue o estilo contemporâneo. Já participou de várias mostras, dentre elas Casa Cor, Mostra de Sacarro, Mostra Sierra, Mostra Quarteto e América Móveis e Mostra Artefacto, com soluções inteligentes, práticas e atuais.


ASSESSORIA DE IMPRENSA –
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail:
atendimento1@proativacomunicacao.com.br;
proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário