terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Direito como profissão

O Direito como profissão

O advogado Jacques Veloso, que foi presidente da OAB Jovem do DF, fala sobre as dificuldades da profissão, áreas de atuação e dicas para quem está entrando no mercado de trabalho

Dia 11 de agosto é o Dia do Advogado. Para muitos estudantes, exercer essa profissão é um sonho. Reconhecida na Constituição Federal como uma das poucas profissões indispensáveis à administração da Justiça, a advocacia é vista como uma profissão renomada. Mas, segundo o advogado Jacques Veloso, da Advocacia Fernandes Melo, a profissão não é feita só de glórias. “Ser advogado requer muito estudo, trabalho e dedicação. Administrar as expectativas do cliente frente à triste lentidão do Judiciário não é uma tarefa fácil”, comenta Jacques

Para se tornar advogado, o estudante passa cinco anos na faculdade, se torna bacharel em Direito e precisa ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), órgão fiscalizador da profissão.

Uma das principais atribuições do advogado é representar os interesses das pessoas físicas ou jurídicas, em juízo ou fora dele, quer entre si, quer perante o Estado. A gama de atuação da profissão é enorme, tanto na área privada quanto na pública. A advocacia possui várias especialidade como, Direito Tributário, Bancário, Contratual, Imobiliário, Administrativo, Cível, Societário e Empresarial, Econômico e Livre Concorrência, Consumidor, Internacional, Trabalhista, Penal, Família.

Jacques destaca que a vida de advogado não é fácil. “É uma profissão estressante. A pressão para o cumprimento dos prazos, sejam os judiciais ou os dos clientes, é constante. Na maioria das vezes, a carga de trabalho é enorme, com pouco tempo para executar as tarefas dentro dos prazos. Sem falar na responsabilidade que o advogado tem ao defender uma causa. Um erro pode significar a perda de valores monetários ou até mesmo a prisão de alguém”, afirma.

Segundo Jacques, o que define um bom advogado é o conhecimento técnico, bons relacionamentos, proatividade para agir, a constante atualização e a excelente capacidade de ouvir.

Para quem está se formando agora, Jacques aconselha a perseverança, muito trabalho, dedicação ao estudo e tentar estabelecer contatos importantes.”Não se constrói uma carreira do dia para a noite, é uma trabalho lento e demorado.”, afirma.

Quanto ao mercado de trabalho, Jacques alerta que é preciso ficar atendo às novas demandas. “Existem algumas áreas do Direito com grande volume, como Família, Consumidor e Cível. Contudo, a minha sugestão é que o iniciante busque áreas mais novas e complexas, com menos volume de demandas, mas com menos concorrência também”.

Jacques Veloso é especialista em Direito Tributário, sócio da Advocacia Fernandes Melo, foi presidente da OAB Jovem do DF nos anos de 2004 a 2006, e membro da Comissão de Apoio aos Advogados Iniciantes do Conselho Federal da OAB, de 2007 a 2009. Além de advogar, Veloso também ministra aulas de Direito Tributário na Universidade Católica de Brasília.

Exame da OAB

Para exercer a advocacia, o bacharel em Direito precisa ser aprovado no Exame da OAB. A prova possui duas fases: a primeira é objetiva, com 100 questões sobre as diversas áreas do Direito. A segunda fase é subjetiva e o candidato deve optar, previamente, pela área de atuação.

Jacques explica que, para conseguir a aprovação, o estudante deve ter uma boa formação acadêmica, estudar durante todo o curso e não apenas após o seu termino. “Os cursinhos preparatórios podem ajudar, mas não resolvem se o aluno não se dedicar ao longo da graduação”, conclui Jacques Veloso.

Sobre a Advocacia Fernandes Melo S/S – Com treze anos de experiência, a Advocacia Fernandes Melo foi fundada em 1997 pelos advogados Cristiano de Freitas Fernandes e Jacques Veloso de Melo. O escritório, com sede em Brasília-DF, atua nas áreas do Direito Empresarial, Público, Tributário, Bancário, Econômico, Internacional, Imobiliário, Civil e Administrativo (licitações).


ASSESSORIA DE IMPRENSA –
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail:
atendimento1@proativacomunicacao.com.br;
proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário