segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vendas de comerciais leves crescem em 2010

Segmento que abrange picapes e camionetes registra alta de 30,3% em 2010. Até maio, foram emplacados 7.647 veículos



A comercialização de comerciais leves, setor que abrange camionetes, picapes e utilitários em geral, tem se destacado em 2010 no Distrito Federal. Os empresários que trabalham no ramo emplacaram, de janeiro a maio, 7.647 unidades, contra 5.867 no mesmo período de 2009, o que representa um crescimento de 30,3%, de acordo com pesquisa do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (SINCODIV/DF).

Apenas no quinto mês do ano, foram 1.467 veículos vendidos. Em relação a maio do ano passado, quando 1.289 unidades foram emplacadas, houve um crescimento de 13,8%. O curioso é que, mesmo com a alta observada, em comparação com abril de 2010, período em que os concessionários venderam 1.775 unidades, houve uma queda de 17,4%.

Para Ricardo Lima, presidente do SINCODIV/DF, a queda obtida não compromete a expectativa de crescimento para 2010 no setor de comerciais leves. “O mercado vem reagindo muito bem. Muitos consumidores adiaram a compra do veículo para o segundo semestre, a espera de lançamentos. A carta de crédito para o financiamento de automóveis zero quilômetro é ampla. Além de as instituições financeiras voltarem a oferecer condições vantajosas na compra do veículo, há, ainda, os bancos das montadoras, que oferecem taxas de juros atrativas e, com isso, atraem as pessoas interessadas em trocar o seu automóvel por um zero quilômetro”, considera.

Lima assume que, com o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, a demanda diminuiu um pouco, mas nada que acabe com o otimismo dos empresários do setor. “Em relação ao ano passado, observamos que houve crescimento. Se a economia brasileira continuar forte como está, teremos aumento na comercialização”, considera.

Para Lima, o mercado do DF, sobretudo, continuará aquecido. “Há a previsão de abertura de novas concessionárias, oferecendo diversas opções diferenciadas para o consumidor. Isso mostra que o setor produtivo continua interessado em investir no DF, o que, certamente, vai estimular ainda mais a economia local”, completa.

Ranking – As cinco marcas de comerciais leves mais vendidas, em maio de 2010, tiveram queda nas vendas em maio, com exceção da Volkswagen (VW). A Fiat permanece na liderança, com 374 unidades emplacadas, contra 444 veículos, o que representou um recuo de 15,8%.

A Hyundai aparece na segunda colocação, com decréscimo nos emplacamentos de 23,7%. Ao todo, foram 200 carros vendidos, contra 262 em abril. A VW vem logo em seguida e, em maio, manteve o mesmo número de carros comercializados no mês anterior, 187 unidades.

Os concessionários da GM também tiveram recuo nas vendas. Em maio, a montadora vendeu no DF 158 unidades. Em abril, foram 190 carros emplacados, ou sej, houve uma queda de 16,8%. A Ford finaliza o ranking com 115 carros comercializados, contra 138 no mês anterior, o que representou uma queda de 16,6%.

Sobre o SINCODIV-DF – O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF) é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Ranking das marcas mais vendidas*
(comerciais leves)
Maio/2010 Abril/2010
1º- Fiat - 374 unidades 444 unidades
2º- Hyundai - 200 unidades 262 unidades
3º- VW - 187 unidades 187 unidades
4º- GM - 180 unidades 105 unidades
5º - Ford - 115 unidades 138 unidades

* Os dados da pesquisa referem-se aos emplacamentos registrados no Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF)

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINCODIV/DF
Proativa Comunicação
Contatos: William Martins (8123-2652)/Flávio Resende (8123-2652)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário