terça-feira, 1 de junho de 2010

Vendas de comerciais leves continuam em alta

Segmento que abrange picapes, camionetes e utilitários registra alta de 34,9% em 2010. Até abril, foram emplacados 6.180 veículos

O mercado de comerciais leves reflete o bom momento que vive o setor automotivo do Distrito Federal. A estabilidade econômica, o crédito farto e as vantagens concedidas pelas concessionárias para o financiamento favorecem a aquisição do veículo zero quilômetro. Pesquisa do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (SINCODIV/DF) mostra um bom desempenho nas vendas de picapes, camionetas e utilitários em geral neste ano. Nos primeiros quatro meses de 2010, 6.180 unidades foram vendidas, contra 4.578 no mesmo período de 2009, o que representa um crescimento de 34,9%.

Em abril, os concessionários venderam 1.775 carros. Frente ao mesmo mês de 2009, quando 924 unidades foram comercializadas, houve um crescimento de 92,1%. Entretanto, em comparação com março de 2010, período em que os concessionários emplacaram 1.956 carros, as vendas recuaram 9,3%. A queda, por sua vez, não assusta o setor.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (SINCODIV/DF), Ricardo Lima, com o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, a demanda diminuiu um pouco, mas nada que atrapalhe a previsão de crescimento para 2010. “Em relação ao ano passado, observamos que houve crescimento. Se a economia brasileira continuar forte como está, teremos aumento na comercialização”, considera.

Para Lima, o mercado do DF, sobretudo, continuará aquecido. “Há a previsão de abertura de novas concessionárias, oferecendo diversas opções diferenciadas para o consumidor. Isso mostra que o setor produtivo continua interessado em investir no DF, o que, certamente, vai estimular ainda mais a economia local”, completa.

Ranking – Dentre as cinco marcas mais vendidas em abril de 2010, apenas uma registrou alta nas vendas. A Fiat permanece na liderança, com 444 unidades emplacadas, somente uma a menos que março.

A Hyundai aparece na segunda colocação, com um crescimento nos emplacamentos de 14,4%. Ao todo, foram 262 carros vendidos, contra 229 em março. A GM vem logo em seguida, mas ao contrário do mês anterior, quando registrou um aumento de 80,3%, a montadora registrou queda de 38,28% em abril, frente ao terceiro mês do ano.

Os concessionários da marca MMC/Mitsubishi também tiveram recuo nas vendas. Em abril, a montadora vendeu no DF 175 unidades, duas a menos que em março. A Ford finaliza o ranking com 138 carros comercializados, contra 180 no mês anterior, o que representou uma queda de 23,3%.
Sobre o SINCODIV-DF – O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF) é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Ranking das marcas mais vendidas*
(comerciais leves)
Abril/2010 Março/2010
1º- Fiat – 444 unidades 445 unidades
2º- Hyundai - 262 unidades 229 unidades
3º- GM – 187 unidades 303 unidades
4º- MMC/Mitsubishi – 180 unidades 105 unidades
5º - Ford -138 unidades 180 unidades

* Os dados da pesquisa referem-se aos emplacamentos registrados no Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF)

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINCODIV/DF
Proativa Comunicação
Contatos: William Martins (8123-2652)/Flávio Resende (8123-2652)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário