terça-feira, 1 de junho de 2010

Dor ciática é a segunda que mais acomete a população

Dor pode ser identificada por pinçadas ou queimações na região do nervo ciático, que começa na região lombar e desce até a superfície do pé


De acordo com a Sociedade Médica Internacional para o Estudo da Dor, a ciatalgia é a segunda dor que mais acomete os seres humanos, atrás apenas das fibromialgias. Também conhecida como dor ciática, a patologia está no quadro de dores crônicas musculares ou de coluna que hoje atingem cerca de 40 milhões de brasileiros.

O ciático é o nervo mais longo do corpo, saindo da região lombar, na parte mais baixa da coluna, e descendo pela perna até a ponta do pé. Quem sente pontadas, queimações ou pinçadas nessa região deve ficar atento, porque pode ser sinal do problema. Nos casos mais graves, a dor chega a ser incapacitante.

“Localizar a dor é o primeiro passo para diagnosticar e tratar o problema. Quando a região do ciático começa a doer, é sinal de que há alguma inflamação, traumatismo, hérnia, ruptura ou desvio dos discos que se encontram entre as vértebras lombares da região”, analisa a fisioterapeuta Ângela Lepesqueur, diretora do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral em Brasília.

As dores geralmente são mais fortes durante à noite ou quando a pessoa se movimenta. A patologia atinge principalmente indivíduos com mais idade. “Os idosos têm um desgaste natural da coluna, o que pode provocar o aparecimento de doenças como bico de papagaio, protusões, hérnias discais e compensações posturais”, explica Ângela.

Tratamento - Entre os mais jovens, é preciso ficar atento com o excesso de peso. O sobrepeso aumenta a carga suportada pela parte inferior da coluna lombar e pode piorar o quadro de compressão discal, já que diminui ainda mais os espaços entre as vértebras e pode aumentar a compressão do disco sobre o nervo ciático.

O mais recomendado é tratar a dor ciática já nas primeiras manifestações do problema. No Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, a doença é tratada com fisioterapia manual e sessões nas mesas de flexão e descompressão dinâmica, que aumentam o espaço entre os discos vertebrais. “O tratamento ajuda a fortalecer a musculatura profunda a partir da estabilização vertebral segmentar”, descreve a fisioterapeuta.
ENTENDA MAIS SOBRE A DOR CIÁTICA

Como identificar a patologia?
Pela dor. Ela surge como pontadas ou queimações na região do nervo ciático, que abrange a perna inteira, da região lombar da coluna até a superfície do pé.

Como é o tratamento no Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral?
A dor ciática é tratada com fisioterapia manual (osteopatia, maitland, mulligan e mobilizações articulares), aliada a sessões nos equipamentos exclusivos do ITC, como a mesa de tração, de flexão e descompressão dinâmica. Trabalhamos o fortalecimento da musculatura profunda com a estabilização vertebral segmentar.

Em quais situações o problema é cirúrgico?
Os casos de ciatalgia só são cirúrgicos se a fisioterapia não surtir resultados positivos, não melhorar a qualidade de vida do paciente ou se a dor no nervo ciático colocar em risco a integridade da coluna do paciente.

Quais exercícios não são indicados para quem tem dor ciática?
Na fase aguda, não é indicado fazer exercícios que estiram a região dolorida, como alguns alongamentos da musculatura posterior da coxa. Essa distensão do nervo inflamado pode piorar o quadro inflamatório e aumentar ainda mais a dor.

No caso das mulheres, os saltos podem agravar a doença?
Sim. O salto alto altera o centro de gravidade e pode levar a movimentos compensatórios para a coluna, agravando os sintomas da ciatalgia.

Qual a relação entre hérnia de disco e inflamação no ciático?
A hérnia de disco, especialmente as localizadas entre L4-L5 e L5-s1, pode comprimir a saída da raiz nervosa e, a partir disso, inflamar o nervo ciático. Também pode ser que o material nuclear próximo ao nervo extravase, causando uma inflamação química para o ciático.

Fonte: Ângela Lepesqueur, fisioterapeuta especialista em coluna e diretora do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral em Brasília


Serviço:
Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral)
Endereço: Academia Stadium 8 – SHIS QI 05, Chácara 8, Lago Sul
Telefone: (61) 3365-2555

ASSESSORIA DE IMPRENSA – ITC VERTEBRAL
Proativa Comunicação
Contato: Marcela Heitor (61) 9219-8985
William Martins (61) 8123-2652
Flávio Resende (61) 9216-9188
Tel.: (61) 3242-9058
Email: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário