quinta-feira, 22 de julho de 2010

Deixe sua casa segura e viaje tranquilo nas férias


Especialista em segurança dá dicas de como evitar assaltos e arrombamentos às residências durante o período das férias, quando a família viaja e a casa fica vazia


Julho é o mês das férias, mês de descansar e, muitas vezes, de viajar com a família. Mas esse período também acaba virando uma preocupação ou um problema na hora de deixar a casa vazia durante a viagem. Para evitar dor de cabeça, o presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do DF (SINDESP-DF), Irenaldo Pereira Lima, dá algumas dicas para proteger o seu patrimônio enquanto estiver fora.

“Evite deixar a luz acesa durante a ausência. Para o indivíduo é fácil observar que a luz permanece acesa durante o dia e que, por tanto, não há ninguém em casa. O ideal é instalar sensores de presença, ou seja, uma mecanismo que acende a luz com o movimento”, afirma Irenaldo.

Irenaldo também aconselha que, ao sair de viagem, a pessoa suspenda, temporariamente, a entrega de revistas e jornais. “O acúmulo na porta ou na caixa de correio é um atrativo para saber que a casa está desocupada”, alerta.

O presidente do SINDESP-DF também indica que a família que vai viajar avise a um vizinho de confiança e deixe o número de telefone celular para casos de emergência. “O ideal é pedir a um amigo ou parente que visite a casa duas ou três vezes por semana e abra as janelas ou tenha atitudes que indiquem que a casa não está vazia. Essas ações podem deixar o assaltante em dúvida e fazê-lo desistir da empreitada”, avisa Irenaldo.

Quem estiver disposto a investir em equipamentos de segurança pode optar pelo Circuito de TV, que disponibiliza as imagens, via internet, onde o cliente estiver. “O equipamento não é caro. Um circuito de TV com 8 câmeras que, funcionam diuturnamente, pode ser instalado por uma média de R$ 1.900,00. Esse valor não chega nem a metade do preço da maioria das televisões que as pessoas têm em casa”, afirma Irenaldo

Existem outros instrumentos de segurança, como as cercas elétrica e os alarmes. “A maioria desses sistemas já possui um dispositivo que, quando o alarme dispara, liga automaticamente para um número programado avisando do ocorrido”, descreve Irenaldo.


Para os que querem contratar o serviço de segurança, Irenaldo faz um alerta: “É essencial que as pessoas procurem empresas legalizadas pela Polícia Federal e, consequentemente, preparadas para desempenhar esse tipo de atividade. Segurança privada não é cara, o que encarece são os serviços de má qualidade prestados por empresas irregulares”, conclui Irenaldo.

Os interessados em saber quais são as empresas credenciadas para oferecer vigilância patrimonial podem procurar o SINDESP-DF pelo telefone (61) 3233-9922.

Dicas de segurança:

• Não deixe para colocar a bagagem no carro de uma só vez. Isso chama a atenção e indica que a casa ficará vazia;
• Não deixar a luz acesa dia e noite;
• Suspenda a entrega de jornais e revistas para que não se acumulem na porta ou peça para um amigo/vizinho recolher;
• Avise a um visinho de confiança que irá viajar e deixe seu número de telefone para casos de emergência;
• Veja a possibilidade de um amigo ir uma vez por semana para abrir a casa, deixar uma janela aberta e depois fechar, para mostrar movimentação;
• Instale sensores de presença;
• Programe a viagem com antecedência e planeje a segurança da sua residência.
• Não comente sobre a viagem com muitas pessoas;
• Se for contratar uma empresa de segurança, procure por organizações legalizadas, registradas junto à Polícia Federal;
• Use a tecnologia a seu favor. Existem sistemas de segurança como alarmes e cercas elétricas que não são caros e podem evitar que sua casa seja roubada.

Sobre o SINDESP/DF - O SINDESP/DF é filiado à Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist). Hoje, conta com 32 associados, que geram, em média, 14.800 empregos diretos.


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINDESP-DF
Proativa Comunicação
Contatos:Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: atendimento1@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário