segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cuidados na gestação podem garantir dentição saudável na vida adulta

Evitar medicamentos e enriquecer a alimentação com cálcio e fósforo são medidas que a gestante pode tomar para garantir a saúde bucal do seu filho. O cuidado no crescimento dos primeiros dentes também ajuda a criança a ter uma boa dentição na vida adulta

Brasília, 26 de julho de 2010 – A boa formação da dentição de seu filho pode ser garantida desde a gestação e também nos cuidados durante os primeiros meses de vida do bebê. A doutora Simone Lima diz que uma visita a um odontologista durante a gestação e outra, no sexto mês de vida da criança pode influenciar positivamente na formação e na saúde bucal do bebê.

Na primeira visita, o especialista passa macetes aos pais referentes a todos os cuidados que devem ser tomados desde o nascimento. A boca do bebê é repleta de bactérias que podem causar cáries e pequenas infecções na gengiva. A higienização deve ser feita logo nos primeiros meses, antes mesmo do crescimento dos primeiros dentes.

Durante a gestação, a mãe deve tomar alguns cuidados que garantem a boa saúde bucal a criança. A Doutora Simone recomenda que grávidas - a partir da segunda metade da gestação - e mães que amamentam evitem tomar alguns antibióticos com base de tetraciclina, que podem causar descoloração e manchas nos dentes do bebê.

Após o nascimento da criança, a ida ao dentista será útil para que os pais aprendam sobre alguns cuidados que devem ser tomados com a higienização bucal. Com uma gaze ou frauda umedecida com água filtrada, os pais devem limpar, de forma cuidadosa, a gengiva do recém-nascido, para a retirada de resíduos de leite. A amamentação é de extrema importância física, nutricional e psicológica da criança. Além de induzir que o bebê aprenda a respirar pelo nariz, propicia, forçando a criança a morder - ao avançar e retrair a mandíbula - o desenvolvimento ósseo e muscular. O ato garante uma boa oclusão dentária.

O sexto mês de vida coincide com o nascimento do primeiro dente decíduo, mas, desde a sexta semana após a concepção, a mãe deve enriquecer a alimentação com cálcio e fósforo. Os cuidados com a nutrição da mãe refletem diretamente na saúde da criança, pois as substâncias são repassadas ao bebê por meio da amamentação. A partir do nascimento dos dentes a frauda e gaze deve ser substituída por uma dedeira.

“Entre as dicas para uma dentição saudável estão: evitar a mamadeira noturna e controlar a alimentação do filho pequeno, como na hora de ingerir balas, doces, iogurtes e refrigerantes, que são inimigos da boa higiene bucal” considera a odontóloga Simone Lima.

A partir dos 18 meses, a higienização bucal da criança deve ser feita com uma escova de dentes infantil sem creme dental. Não se recomenda a limpeza com flúor até os quatros anos de idade, pois a criança ainda não sabe cuspir e pode ingerir o produto, o que é altamente prejudicial.

A partir do quarto ano de vida, recomenda-se o uso de cremes dentais com baixo teor de flúor. Nessa idade, também deve começar o uso do fio dental diariamente. A limpeza dos dentes deve ser feita pela criança com auxílio dos pais, que fica responsável de ensinar os movimentos corretos para uma boa escovação.

A partir dos sete anos, recomenda-se que a criança cuide dos dentes de forma independente, utilizando o fio dental diariamente e creme dental com baixa concentração de flúor. As visitas ao dentista em períodos de seis e seis meses, pelo menos, são essenciais. É necessário que, até esta idade, a criança já tenha os bons hábitos com a escovação e alimentação. “Os pais devem cultivar na criança bons hábitos de higiene e estar atento à saúde dos primeiros dentinhos, que precisam ser preservados, pois têm o importante papel de preservação de espaço para os dentes permanentes” conclui Simone Lima.

Sobre a Clínica Simone Lima – Com quase 15 anos de profissão, a cirurgiã dentista Simone Lima é uma das referências na área de odontologia. Formada em Odontologia pela Universidade de Cuiabá, hoje ela coordena uma clínica com seis dentistas no Conjunto Nacional, em Brasília. Em 2010 recebeu o prêmio de Ordem ao Mérito a Tiradentes, concedido pela Secretaria de Cultura do DF em parceria com o governo de São Paulo; a Medalha de Honra ao Mérito de Pioneiro; e o Prêmio Qualidade Brasília 2010.

Serviço
CLÍNICA SIMONE LIMA ODONTOLOGIA
Endereço: SDN Conjunto Nacional de Brasília – Salas 5040/42
Telefones: (61) 3328 4692 / 3327 6529


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SIMONE LIMA
Proativa Comunicação
Contato: Rafael de Carvalho (61) 8537-7886
Flávio Resende (61) 9216-9188
Tel.: (61) 3242-9058
Email: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário