segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aparelhos ortodônticos: tratamento

Além de crianças e jovens, a procura de adultos por aparelhos dentários é crescente. O tratamento tem a função de contribuir com a estética dos dentes e corrigir funções essenciais, como a fala e a mastigação

Brasília, 19 de julho de 2010 – A demanda de adultos em busca de tratamentos ortodônticos tem crescido consideravelmente nos últimos anos. De acordo com Dra. Simone Lima, cirurgiã dentista, a explicação para isso deve-se à conscientização da população sobre a importância do uso de aparelhos e, também, à melhora da estética destas peças. Atualmente, já existem modelos transparentes e pequenos.

Segundo Simone, o tratamento ortodôntico promove a junção dos espaços entre os dentes e a correção da mordida, o que permite a melhora de funções, como a fala e a mastigação. Além disso, com a recuperação da estética bucal, a autoestima dos pacientes torna-se outro fator relevante, sendo um importante resultado do tratamento.

“Quando não tratados da maneira correta, os dentes e maxilares desalinhados podem sofrer desgastes e incentivar o surgimento de cáries e doenças gengivais”, reforça. “As consequências podem ser tão sérias a ponto dos pacientes necessitarem até mesmo de cirurgias mais extensas para corrigi-los”, explica.

Muitos pacientes julgam o tratamento ortodôntico como demorado e, por isso, não levam adiante. Simone Lima explica que a duração dos processos pode ser rápida ou lenta. “Tudo depende do estágio de cada paciente”, afirma. “O ideal seria que, assim que sentissem diferenças na arcada, as pessoas procurassem o dentista para a identificação do problema. E isso não acontece, o que, muitas vezes, tornam os casos ainda mais complexos”, comenta a especialista.

A identificação do tipo de aparelho a ser utilizado é feita por meio de análises criteriosas e radiografias da arcada dentária. A partir do primeiro diagnóstico é possível indicar o melhor tratamento, com a escolha de aparelhos fixos ou móveis.

Durante o processo de manutenção, algumas dores podem ser sentidas, principalmente, após o ajuste dos arcos, partes dos aparelhos. “Entretanto, a dor não é intensa e dura, no máximo, três dias. O profissional responsável pelo acompanhamento do paciente pode indicar analgésicos, com o objetivo de promover o alívio dos sintomas”, ressalta.

Vale ressaltar alguns cuidados necessários para a conservação dos aparelhos, como a limpeza da peça e a alimentação. Existem alimentos que podem quebrar os aparelhos e, como consequência, machucar a boca e atrasar o tratamento. É importante evitar, por exemplo, balas, goma de mascar, pipoca e amendoim.

Outra dica é voltada para aqueles que usam aparelhos removíveis. “Guardá-los em locais adequados ajudam a mantê-los em perfeito estado”, reforça. “Seguindo todas as instruções, o tratamento correrá sem intervenções e terá o sucesso desejado”, finaliza.

Sobre a Clínica Simone Lima – Com quase 15 anos de profissão, a cirurgiã dentista Simone Lima é uma das referências na área de odontologia. Formada em Odontologia pela Universidade de Cuiabá, hoje ela coordena um consultório com seis dentistas no Conjunto Nacional, em Brasília. Em 2010 recebeu o prêmio de Ordem ao Mérito a Tiradentes, concedido pela Secretaria de Cultura do DF em parceria com o governo de São Paulo; a Medalha de Honra ao Mérito de Pioneiro; e o Prêmio Qualidade Brasília 2010.

Serviço
CLÍNICA SIMONE LIMA ODONTOLOGIA
Endereço: SDN Conjunto Nacional de Brasília – Salas 5040/42
Telefones: (61) 3328 4692 / 3327 6529


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SIMONE LIMA
Proativa Comunicação
Contato: Cíntia Rebelo (61) 9904-6556
Flávio Resende (61) 9216-9188
Tel.: (61) 3242-9058
Email: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário