segunda-feira, 22 de março de 2010

Mercado de comerciais leves cresce 11,4%

Em janeiro e fevereiro de 2010, 2.449 unidades foram emplacadas,
contra 2.199 no mesmo período do ano passado.


Brasília, 22 de março de 2010 – O comportamento do mercado de comerciais leves - que abrange camionetes, picapes e utilitários em geral – tem sido bom neste início de ano. É o que indica pesquisa do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (SINCODIV/DF), que traz os dados de venda do primeiro bimestre de 2010 do segmento.

Em fevereiro, os concessionários que atuam no ramo venderam 1.210 unidades, contra 1.119 no mesmo mês de 2009, o que representa um crescimento de 8,1%. Nos dois primeiros meses de 2010, foram emplacados 2.449 carros. Na comparação com o resultado obtido no mesmo período do ano passado, quando 2.199 unidades foram comercializadas, houve alta de 11,4%.

Apesar da queda de 2,3% em relação a janeiro deste ano, quando 1.239 comerciais leves foram emplacados, Ricardo Lima, presidente do SINCODIV/DF, acredita que o segmento vai contribuir bastante para que o setor automotivo mantenha um bom ritmo de crescimento. “Este ano, há a expectativa da instalação de novas concessionárias e diversos lançamentos, o que deve movimentar ainda mais o mercado”, considera.

Para Lima, com as facilidades de financiamento oferecidas hoje, o mercado de utilitários cresceu. “Geralmente, o custo desse tipo de veículo é mais alto, em comparação com carros mais compactos. O grande volume de crédito oferecido pelas instituições financeiras, incluindo os bancos das próprias montadoras, e taxas de juros vantajosas têm tornado este segmento atraente”, argumenta.

Ranking - Dentre as cinco marcas mais vendidas em fevereiro de 2010, apenas duas registraram queda. A Fiat permece na liderança, com 293 unidades emplacadas, contra 284 em janeiro.

A GM aparece na segunda colocação e também registrou alta de 12,3%. Ao todo, foram 182 carros vendidos, contra 162 em janeiro. A Volkswagen (VW) ficou em penúltimo lugar, mas teve o maior crescimento do período, de 72,6%. A montadora vendeu 126 veículos em fevereiro, contra 73 unidades no mês anterior.

A Hyundai ficou à frente da VW, mas não foi suficiente para superar a marca obtida em janeiro, quando 169 carros foram emplacados. Em fevereiro, foram vendidas 127 unidades da marca, ou seja, houve queda de 24,9%. Em quinto e último lugar está a Ford, que registrou um recuo de 17,9% nas vendas. Foram 105 veículos no segundo mês do ano, contra 105 no período anterior.

Sobre o SINCODIV-DF – O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF) é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Ranking das marcas mais vendidas*
(comerciais leves)
Fevereiro/2010 Janeiro/2010
1º- Fiat – 293 unidades 284 unidades
2º- GM - 182 unidades 162unidades
3º- Hyundai - 127 unidades 169 unidades
4º- VW - 126 unidades 73 unidades
5º - Ford – 105 unidades 128 unidades

* Os dados da pesquisa referem-se aos emplacamentos registrados no Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF)

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINCODIV/DF
Proativa Comunicação
Contatos: William Martins (8123-2652)/Flávio Resende (8123-2652)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário