terça-feira, 9 de março de 2010

Em forma com Spinning

Modalidade que simula os movimentos de uma bicicleta comum é febre em academias. Em apenas uma hora de exercícios, combinados com música, é possível queimar mais de 600 calorias



Foi-se o tempo em que era possível pedalar tranquilo pelas ruas. Com o aumento na violência no trânsito e dos assaltos, um simples passeio sobre duas rodas tornou-se um risco. Esses foram os motivos que levaram milhares de pessoas a optarem pelo Spinning, aula de ciclismo feita em grupo, praticada com uma bicicleta desenhada especialmente para a modalidade e que está conquistando um público cativo.

As aulas simulam vários percursos de bicicletas, como retas, subidas e descidas. Os alunos podem pedalar em pé ou sentados. É possível, também, aumentar e diminuir a intensidade da pedalada por meio do graduador de carga. “Estas posições e terrenos são combinados para criar várias técnicas, simulando situações encontradas no ciclismo de rua”, afirma o professor de Spinning da Academia Unique Fitness, Roberto Menescal.

De acordo com Roberto, o principal objetivo do Spinning é aumentar a capacidade cardiovascular dos alunos por meio da Freqüência Cardíaca. “Os treinos são intercalados, alternando picos de intensidade moderada e alta, com períodos de recuperação. Para isso, uso diferentes métodos de treinamento da capacidade aeróbica e anaeróbica”, explica.

Nas aulas são usados diferentes estilos de música, responsáveis por incentivar os praticantes e determinar a cadência dos movimentos. “Para aulas de baixa intensidade, uso ritmos suaves. Caso contrário, costumo selecionar músicas mais agitadas, que vão fazer a galera perder o fôlego”, brinca o professor.

As aulas duram, em média, 60 minutos. Dependendo da intensidade, é possível queimar de 600 a 800 calorias. Além de perder peso, o praticante de Spinning aprimora sua resistência cardiovascular e respiratória. Com alguns métodos é possível, ainda, tonificar a musculatura da coxa e da panturrilha.

Qualquer pessoa pode praticar Spinning. Contudo, Roberto ressalta que os interessados com problemas na coluna ou lesão nas pernas e joelhos precisam consultar um médico antes, para não ter o risco de agravar a doença. Para os iniciantes, o professor dá algumas dicas. “É interessante que a pessoa chegue cedo para aprender a ajustar a bicicleta de acordo com sua altura e pegar algumas dicas com o instrutor. É bom, também, levar uma pequena toalha, uma garrafa com água e, se possível, um monitor de freqüência cardíaca para medir o esforço do exercício”, ensina Roberto, lembrando que se todas as medidas forem tomadas corretamente, não há chances de contrair uma lesão.

Origem do Spinning – Foi do sulafricano Johnny Goldberg, conhecido mundialmente como Johnny G, a idéia de elaborar uma bicicleta estática que permitisse simular os mesmos movimentos de um treino na estrada.

Praticante de ciclismo, Johnny G resolveu viver novas aventuras nos Estados Unidos. Apesar das dificuldades encontradas após um assalto sofrido em Los Angeles, o atleta não desistiu do desporto. Após muito sacrifício, conseguiu um emprego como instrutor de musculação em uma academia.

Já com a vida em ordem, Johnny G inscreveu-se, em 1987, para a famosa corrida Race Across America (RAAM), mas não conseguiu chegar ao fim. No ano seguinte, elaborou um programa de treinos e começou a trabalhar. Mas, com a esposa grávida, as longas saídas de treino em estrada não eram muito bem vindas.

Resolveu, então, desmontar a bicicleta e criou uma bike que lhe permitisse fazer os mesmos movimentos que tinha na estrada, mantendo ao mesmo tempo a geometria da bicicleta a que estava acostumado. A ideia foi levada para as academias de Los Angeles, mas seu modelo de bicicleta estática só foi copiado pela indústria e espalhado para o mundo em 1997.

Dicas para iniciantes do Spinning :

 Chegue antes do início da aula, para que tenha tempo de conhecer o instrutor, ajustar a bicicleta e receber alguns conselhos;
 Leve uma toalha para absorver o excesso de suor;
 Hidrate-se. Para isso, leve uma garrafa com água;
 Use, de preferência, calções apropriados para ciclismo e roupas leves;
 Alimente-se pelo menos uma hora antes da aula. Porém, não cometa excessos;
 Use, se possível, o monitor de frequência cardíaca;
 Faça alongamentos antes e depois das aulas;
 Ajuste adequadamente a altura do selim e do guidão. Prenda os pés nos pedais;
 Nunca tire os pés dos pés dos pedais sem antes parar de pedalar.


Sobre a Unique Family Fitness Club – Localizada em um ponto privilegiado do Sudoeste, um dos bairros mais valorizados do Distrito Federal, a Unique Fitness foi concebida para atender toda a família. Com um investimento total de R$ 28 milhões, a academia será a primeira da região inserida no conceito “clube”. O espaço oferece serviços para todos os tipos de público, com programas exclusivos para gestantes, idosos, jovens, bebês de 0 a três anos e crianças. A proximidade com o Parque da Cidade ainda permite que os alunos pratiquem atividades físicas ao ar livre, com a orientação adequada. Dentre as várias modalidades oferecidas pela Unique estão judô, natação, basquete, ginástica localizada, hidroginástica, musculação, knesis e cycling door. O empreendimento ainda possui restaurante, loja de roupas, área de descanso com duchas e banheiras de ofurô e um solarium de 1.200 metros quadros, tudo para dar conforto e a sensação de estar, realmente, em um clube.


SERVIÇO:
Academia Unique Fitness Family Club
Endereço: SIG Qd. 08 Lote 2045 ao lado da SQSW 100
Horário de Funcionamento: De segunda-feira à quinta-feira, das 5h30 às 24h; sextas das 5h30 às 23h; sábados das 8h às 20h; e domingos e feriados das 8h às 18h.
Tel.: (61) 3343-2002
Site: www.uniquefitness.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA – UNIQUE FITNESS
Proativa Comunicação
Contatos: Siula Valentim (8178-6283) / Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário