sexta-feira, 19 de março de 2010

Lucro líquido da Brookfield Incorporações cresce 72,5% em 2009 e atinge R$ 201,9 milhões

Centro-Oeste é responsável por 44,5% dos lançamentos
e 42,5% das vendas contratadas. Em 2009, 25 empreendimentos foram lançados na região; 10 deles no quarto trimestre

A Brookfield Incorporações S.A. (BM&FBovespa: BISA3), uma das maiores incorporadoras integradas do Brasil, registrou um lucro líquido de R$ 201,9 milhões no ano de 2009, um crescimento de 72,5% em relação a 2008. O valor obtido no quarto trimestre de 2009 foi de R$ 51,6 milhões.

As vendas contratadas da empresa chegaram a R$ 2,3 bilhões em 2009, ou 97% a mais do que o obtido em 2008. A região Centro-Oeste foi responsável por 42,5% desse montante, o que representa R$ 565,5 milhões. O destaque fica por conta do Distrito Federal, que atingiu R$ 336,7 milhões, contra R$ 334,8 milhões em 2008, e R$ 16,0 milhões em 2007.

“O segredo do sucesso que obtivemos ao longo de 2009 está diretamente ligado à análise e ao planejamento traçado pela empresa em meio aos problemas internacionais. Utilizando nossa experiência no setor, apostamos no mercado consumidor e mantivemos o nível de lançamentos que havíamos estabelecido, o que se mostrou uma decisão muito acertada”, afirma Nicholas Reade, diretor presidente da Brookfield Incorporações.

Dos R$ 2,7 bilhões de lançamentos em 2009, que cumpriram com o guidance previamente divulgado, 36,7% foram realizados em São Paulo, 15,6% no Rio de Janeiro e 44,5% na região Centro-Oeste.

Dentro do Centro-Oeste, o Distrito Federal foi o líder em lançamentos, com R$ 498,3 milhões, o que representou 18,6% do país todo. Logo em seguida apareceu Goiás, com R$ 353,1 milhões lançados e 13,2% do total. Mato Grosso (R$ 162,9 milhões e 6,1%) e Mato Grosso do Sul (R$ 175,8 milhões e 6,6%) completam os resultados na região, que recebeu 25 lançamentos em 2009, com 10 deles no quarto trimestre do ano.

O planejamento estratégico da Brookfield está baseado no equilíbrio do mix de produtos e na diversificação das regiões atendidas, conforme explica Luiz Rogélio Tolosa, diretor executivo de Relações Institucionais e com investidores. “A Brookfield busca obter 50% de seu volume de lançamentos dentro dos segmentos médio e médio-baixo, formado por imóveis com valores de até R$ 500 mil. Em 2009 conseguimos 50,3% nesses imóveis, que se enquadram nas regras do Sistema Financeiro de Habitações (SFH), e que permitem a utilização de recursos do FGTS“.

Dos 15% a 20% do volume de lançamentos que a companhia planeja destinar ao segmento econômico, dentro do programa Federal “Minha Casa, Minha Vida”, foram contabilizados 20,7% em 2009. Os produtos com valores superiores a R$ 500 mil foram responsáveis por 12%, enquanto que o segmento de escritórios ficou com 17%.

Unificação de marcas
O ano de 2009 também ficará marcado pelo lançamento da marca Brookfield Incorporações, resultado da integração das empresas Brascan Residential Properties, Company S/A e MB Engenharia.

“Num projeto que envolveu todas as esferas da companhia e todos os nossos colaboradores, conseguimos identificar as vantagens competitivas de cada uma das empresas para otimizar nossos negócios e conseguir resultados cada vez melhores, entregando produtos de alta qualidade para o nosso consumidor”, explica Reade,.

A adoção dessa nova marca faz parte da estratégia de alinhamento de identidade com a sua principal acionista, Brookfield Asset Management, gestora global de ativos que mantém investimentos de mais de US$ 100 bilhões nos segmentos de energia renovável, infraestrutura e imobiliário.

Mercado de Capitais

Os resultados comerciais obtidos pela empresa ao longo do ano de 2009 se refletiram na liquidez das ações da companhia. O volume financeiro médio diário da empresa passou de R$ 1,8 milhão no primeiro trimestre do ano para R$ 27,4 milhões em fevereiro de 2010. Além disso, a entrada no IBrX em 2009 e no MSCI Emerging Markets em 2010 demonstra a confiança do mercado de capitais na solidez da Brookfield.

Guidance

A Brookfield continua sua política de fornecer guidance para o mercado. Para os próximos dois anos, a empresa espera alcançar em lançamentos entre R$ 3 bilhões e R$ 3,3 bilhões em 2010 e R$ 3,5 bilhões a R$ 4 bilhões em 2011. Em vendas contratadas, a expectativa é obter entre R$ 2,5 bilhões e R$ 2,8 bilhões em 2010 e entre R$ 3,4 bilhões a R$ 3,7 bilhões em 2011.

Para atingir esses objetivos, a Brookfield Incorporações também anunciou em 2009 a criação de uma nova Unidade de Negócios com foco na região Sul e no interior do estado de São Paulo, que vai trabalhar na expansão dos mercados da empresa.


Sobre a Brookfield Incorporações - A Brookfield Incorporações é uma das incorporadoras integradas líderes do mercado imobiliário brasileiro, com operações de aquisição de terrenos, planejamento, desenvolvimento, construção, venda e prestação de serviço de atendimento ao cliente. A Brookfield Incorporações atua nos segmentos residencial – em todas as faixas de renda –, de escritórios e de obras para terceiros. Com um banco de terrenos estrategicamente localizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Ceará, a Brookfield Incorporações conta com três mil colaboradores. Companhia de capital aberto listada no Novo Mercado, segmento da BM&FBovespa que exige as melhores práticas de transparência e de governança corporativa, o símbolo de negociação das suas ações é BISA3. Sua principal acionista é a Brookfield Asset Management, gestora global de ativos que mantém investimentos de mais de U$ 100 bilhões nos segmentos de energia renovável, infraestrutura e imobiliário, sendo que neste último são U$41 bilhões investidos nos principais mercados do mundo.

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