segunda-feira, 8 de março de 2010

Wixx defende tecnologia WiMax para o Plano Nacional de Banda Larga

WiMax oferece rápida implantação, liberdade de acesso e
melhor custo-benefício. Para os diretores da empresa, o modelo
proposto para o PNBL não é o ideal


O ministro das Comunicações, Hélio Costa, apresentou, no fim do mês de fevereiro, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) ao presidente Lula. O intuito do plano é estimular e acelerar o processo de crescimento no consumo e acesso à banda larga no Brasil. De acordo com o Ministério das Comunicações, a meta é atingir 90 milhões de acessos individuais à banda larga até 2014.

A Wixx, empresa brasiliense especializada em Internet sem fio, entende que seriam necessárias novas emendas ao PNBL, com a utilização da tecnologia WiMax - padrão de acesso a banda larga sem fios para redes metropolitanas, que permite aos usuários acesso à Internet com alta velocidade, qualidade e disponibilidade. A tecnologia, por empregar um padrão de transmissão sem fio, oferece grande flexibilidade para a implantação do plano.

O objetivo é capilarizar a conectividade das malhas atuais de fibra óptica até as regiões excluídas, por meio de uma estrutura de rede WiMax, e cobrir as cidades definidas pelo governo por meio de um conjunto de soluções de fibra, WiMax e Wi-Fi de última geração, com rápida implementação, alta performance e segurança (criptografia de dados).

O PNBL propõe inicialmente o uso das tecnologias 3G e ADSL. “Porém, o 3G não foi desenvolvido para acesso à banda larga de massa, mas para atender aos smartphones e acessos com pequeno volume de dados”, considera Antônio Jordão, diretor comercial da Wixx. No que se refere à tecnologia ADSL, para Jordão, a infraestrutura utilizada atualmente no Brasil tem um alto custo de funcionamento, pois, necessita de retransmissores de sinal a cada 3000 metros, o que eleva demasiadamente o custo do plano, além da baixa qualidade dos fios de cobre antigos.

De acordo com o diretor comercial, o plano não considerou aspectos tecnológicos fundamentais para projetos de inclusão digital. “Para a cobertura em locais onde não haja infraestrutura abundante de fibras ópticas ou onde as redes ADSL não estejam ociosas, a melhor solução para levar a conectividade das fibras ópticas até estas regiões é o uso da tecnologia WiMax”, comenta Jordão.

O plano apresentado pelo Ministério das Comunicações fez uma breve citação sobre a tecnologia WiMax, expondo-a como uma tecnologia cara, custando até 1.000,00 Euros por usuário em alguns países da Europa. “O exemplo do uso do WiMax citado no PNBL é uma exceção. A tecnologia cresce rapidamente nos EUA, Europa e Ásia, levando qualidade de acesso à Internet com melhores custos para milhões de usuários. É necessário enfatizarmos, por exemplo, que a Coréia do Sul, líder mundial em inclusão digital, investe, há mais de 10 anos, em tecnologia WiMax, para obter o maior grau de inclusão digital do mundo. Os EUA também colocaram em prática um plano de universalização de acesso à banda larga, que é baseado em fibras ópticas e WiMax. Portanto, vejo a necessidade de se incluir a tecnologia WiMax no plano apresentado pelo ministro”, comenta o diretor comercial.

O Plano Nacional de Banda Larga visa acelerar a inserção da população na moderna sociedade da informação. Inserindo a tecnologia WiMax no PNBL, o país poderá contar com a inclusão digital dos municípios previstos, Internet com velocidade de 500 Kbps, liberdade de acesso dentro e fora de casa, atração de centenas de empresas para a fabricação da Tecnologia de ponta (fibra + WiMax + Wi-Fi de última geração), entre outras vantagens.


Benefícios da tecnologia WiMax aliada ao Plano Nacional de Banda Larga

 Geração de milhares de empregos diretos e indiretos (instalação, calls centers, entre outros);

 Investimento de 30% a 50% menor na implementação do Plano;

 Maior rapidez para a implantação;

 Redução drástica do impacto ambiental na implantação e na operação (tecnologia sem fio);

 Redução do custo de comunicação do governo (telefonia, por exemplo).



Sobre a Wixx - A Wixx acaba de iniciar sua operação no DF. A rede pretende expandir os seus serviços pelo país, com o objetivo de atender as capitais da Copa do Mundo de 2014. Neste momento, a área de cobertura, em Brasília, já abrange as asas Sul e Norte; além dos setores Comercial e Hoteleiro, a parte central e a cidade-satélite de Águas Claras. A empresa pretende, em breve, atuar em todo Distrito Federal e Entorno.

SERVIÇO:
Wixx
Endereço: SHS, Qd.06 Bl “E”, Loja 04, Complexo Brasil 21
Tel.: (61) 4007-1797
Horário de Atendimento: de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 18h
Horário de Funcionamento Central Técnica: 24hs
Site: www.wixx.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA – WIXX
Proativa Comunicação
Contatos: Bernardo Moreira (8150-0749) / Flávio Resende (9216-9188)
Tel: (61) 3242-9058
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Um comentário:

  1. internet ruim, serviço ruim, sinal ruim, empresa ruim, decepção com essa empresa e imensa.

    ResponderExcluir