segunda-feira, 8 de março de 2010

Cuidados com a pele pós-verão

Rosa Maria Matos, especialista em dermatologia, profere palestra na Farmacotécnica. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. As inscrições já estão abertas


A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas realiza, no próximo dia 20, das 10h às 11h, no Centro Clínico Sul, a palestra “Cuidados com a pele pós-verão”, ministrada pela dermatologista Rosa Maria Matos. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone (61) 3245-7667.

Durante a palestra, a dermatologista irá abordar a importância do uso constante do protetor solar para a saúde da pele. Entre os problemas causados pela exposição exagerada ao sol está a insolação, queimaduras, envelhecimento precoce, danos à retina e ao cristalino, o que facilita o aparecimento de catarata nos olhos, e câncer de pele. Este último é o mais grave e pode levar à morte. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença corresponde a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Quando detectado precocemente, apresenta percentuais altos de cura.

Existem três tipos de câncer de pele. O mais grave deles é o melanoma, que começa como uma pinta escura, vai se deformando ao longo do tempo e tem alto potencial de metástase. De acordo com a “Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil”, realizada pelo Inca, para 2008, estão previstos 2.950 casos novos em homens e 2.970 casos novos em mulheres deste tipo de câncer.

Para prevenir esses males, uma das regras básicas é usar protetor solar com FPS 15, no mínimo, sendo que pessoas de pele muito clara precisam usar filtros com FPS maiores. Contudo, a dermatologista Rosa Maria Matos diz que o sol não pode ser visto sempre como o vilão. “A exposição moderada nas primeiras horas do dia e no final da tarde é benéfica, pois ativa a síntese da vitamina D, evitando doenças como o raquitismo. Já entre as 10h e às 16h, é bom evitar a luz solar, já que a radiação UVB é mais intensa, causando danos à saúde”, afirma.

Além de usar o protetor solar e evitar a exposição excessiva ao sol, a dermatologista aconselha o uso de óculos escuros com lentes UVA e UVB, bonés ou chapéus e optar por ficar na sombra. Mas quem não abre mão de um bronzeado, a dermatologista aconselha uma adaptação gradativa ao sol. “Nos primeiros dias, é preciso que ela se exponha menos à luz e use filtro solar com FPS 15 ou 20. Lá pelo quinto dia, ela já pode usar um fotoprotetor com FPS mais baixo, pois a pele dela estará mais resistente ao sol”, ensina.

O tempo de exposição ao sol vai variar de acordo com a cor da pessoa. A dermatologista explica que a pele é classificada em cinco tipos. “Quanto menor a classificação, maior deverá ser a proteção”, pontua. Uma pessoa ruiva com olhos claros, por exemplo, fica queimada com muita facilidade e, por isso, precisa usar protetor solar acima de FPS 30. Já a pele negra, classificada no tipo cinco, não vai necessitar de tantos cuidados, pois tem uma quantidade maior de melanina. Para manter o bronzeado e dar uma aparência mais saudável à pele, Rosa recomenda o consumo de verduras de coloração verde, pois são ricas em antioxidantes, além de cenouras e beterrabas, pois possuem betacaroteno, substância que ajuda a manter a saúde do tecido epitelial.

Contudo, antes de sair para comprar o protetor solar, é preciso ficar atento ao tipo e às especificidades do produto. Para peles oleosas, preferir os filtros solares em gel ou gel-creme. Verificar se o produto declara no rótulo que protege contra os raios UVA, pois são cada vez mais considerados como vilões dos efeitos solares. Para peles secas, são indicados as emulsões, loções ou cremes. Contudo, é importante lembrar que os melhores filtros solares já possuem substâncias hidratantes em suas fórmulas. “Dê preferência também aos filtros solares que contenham em sua composição filtros físicos como dióxido de titânio ou óxido de zinco, pois estes reduzem a quantidade de filtros químicos presentes na fórmula”, ressalta a dermatologista.

Rosa ressalta, ainda, que quem tem pele oleosa, alergias e acne precisa procurar orientação médica antes de comprar um protetor solar. “Essas pessoas possuem peles sensíveis e vão necessitar de um produto personalizado, manipulado de acordo com as suas necessidades”, alerta, lembrando é importante, hidratar a pele diariamente. “Além disso, o protetor solar precisa ser repassado a cada duas horas ou a cada saída do mar ou da piscina. As mulheres precisam usar maquiagens leves e, se for possível, é bom fazer uma limpeza de pele semanal para desobstruir os poros”, conclui.

As palestras do “Programa Viva Mais” acontecerão uma vez por mês, com temas que envolvam a saúde e o bem estar dos brasilienses. As vagas são limitadas a 50 pessoas por edição e os eventos são gratuitos. Mais informações pelo telefone (61) 3245-7667.

Sobre a Farmacotécnica – A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 30 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

O que: Palestra Cuidados com a pele pós-verão
Quem promove: Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas
Quando: 20 de março, das 10h âs 11h
Onde: SHLS Qd. 716 Conj. L Bloco 1 Loja 348L, 1° subsolo, Asa Sul – Brasília/DF
Quanto: Gratuito
Informações: (61) 3245-7667


SERVIÇO:
Lojas Farmacotécnica:

• Matriz 716 Sul
• 102 Sul
• 302 Sul
• Centro Clínico Sul
• Centro Clínico Norte
• Taguatinga Centro
• Taguatinga Norte
• 316 Norte

Teleatendimento – (61) 3245-7667

ASSESSORIA DE IMPRENSA - FARMACOTÉCNICA
Proativa Comunicação
Contato: Siula Valentim (8178-6283) / Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário