terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Venda de comerciais leves cresce 17,9% em 2009

Concessionários de veículos que atuam no segmento de comerciais leves emplacaram, de janeiro a dezembro, 14.472 veículos, contra 12.269 no mesmo período de 2008

O mercado de comerciais leves do Distrito Federal - que abrange camionetes, picapes e utilitários em geral - termina 2009 com saldo positivo e com ótimas perspectivas para 2010. Pesquisa do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (SINCODIV/DF) mostra que, de janeiro a dezembro, 14.472 unidades foram emplacadas, contra 12.269 em 2008, o que representa um crescimento de 17,9%.

Apenas em dezembro, 1.599 carros foram comercializados. Em relação a novembro, quando os concessionários venderam 1.294 unidades, houve alta de 23,6%. No comparativo com o mesmo mês de 2008, época em que 1003 veículos foram emplacados, o acréscimo foi ainda maior, de 59,4%.

Para o presidente do SINCODIV/DF, Ricardo Lima, para os empresários que comercializam estes veículos, 2010 poderá ser um ano bastante produtivo. Isso porque o governo federal prorrogou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com alíquota zero, para caminhonetes, furgões, entre outros veículos leves de transporte. O benefício se estende até 30 de junho deste ano.

“Como valor dos utilitários, geralmente, é mais alto do que os carros populares, por exemplo, o impacto da redução do IPI no preço final desses veículos acaba sendo maior. Portanto, a expectativa de manter o crescimento em 2010 é grande para os concessionários que atuam no ramo”, considera Lima.

Ranking - Dentre as marcas que mais se favoreceram com a venda de comerciais leves em dezembro, está a Fiat, que emplacou 362 utilitários, contra 240, em novembro, resultado que rendeu à montadora uma alta de 50,8%.

A GM aparece na segunda colocação do ranking. Foram comercializadas 269 unidades da marca no DF, em novembro, 138. A alta foi de 94,2%. A Hyundai vem logo em seguida, com 241 carros vendidos, contra 215, no mês anterior, o que significa um acréscimo de 12,09%. A MMC/Mitsubishi registrou alta de 17,2%, com 150 unidades emplacadas, contra 128.

A Ford registrou alta de 26,04%, com 121 carros vendidos em dezembro, contra 96 em novembro. Volkswagen (VW) finaliza o ranking das marcas mais vendidas, mas com uma queda de 45,1%. A montadora emplacou 117 unidades, contra 213 no mês anterior.

Sobre o SINCODIV-DF – O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF) é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Ranking das marcas mais vendidas*
(comerciais leves)
Dezembro/2009 Novembro/2009
1º- Fiat – 362 unidades 240 unidades
2º- GM - 269 unidades 138 unidades
3º- Hyundai - 241 unidades 215 unidades
4º- MMC/Mitsubishi - 150 unidades 128 unidades
5º - Ford – 121 unidades 96 unidades
6º - VW – 117 unidades 213 unidades

* Os dados da pesquisa referem-se aos emplacamentos registrados no Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF)

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