terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Como conversar sobre folgas e feriados

Funcionários devem pedir o beneficio ao chefe com antecedência, para não prejudicar o andamento da empresa na sua ausência


O Carnaval se aproxima e, com ele, começam os burburinhos no ambiente de trabalho. Muita gente já está programando viagens e pensa em como pedir uns dias a mais para o chefe. Nesses casos, o coach ontológico Homero Reis sugere que o funcionário escolha um momento oportuno para conversar com seu supervisor de forma natural, sincera e plena.

“O ideal é escolher um horário sem atropelos ou interrupções para conversar com o chefe. Mostre que você tem motivos relevantes para a folga e exponha-os com bastante antecedência. Isso mostra que a coisa é séria e não apenas uma vontade de faltar ao trabalho”, explica Homero. Por isso, nessas horas, quanto maior a antecedência e mais honesta as intenções do pedido de folga, melhor.

Uma situação que pode desequilibrar a empresa é a que envolve decisões antecipadas. Encontrar um pacote de viagem muito barato e comprá-lo antes de avisar o chefe pode acarretar problemas futuros. “Nada impede que se negocie antes e se compre depois, se a antecipação for adequada. O difícil é falar em um dia, às 17h30, que se vai viajar no dia seguinte, às 8h, só porque a companhia aérea está fazendo uma promoção. Essa justificativa é um pedido de dispensa definitivo”, avalia o coach.

Além de informar o chefe, é preciso acertar detalhes com o setor de Recursos Humanos da empresa. Cada estabelecimento tem suas regras, como banco de horas ou metas, e é ideal que elas sejam claras e conhecidas de todos. “Com um bom planejamento, a empresa consegue atender o funcionário sem ser prejudicada. Mas é importante lembrar que folgas e demais concessões não são regra, mas exceções, e devem ser tratadas como tal”, enfatiza Homero Reis.

Dicas para conversar sobre folgas:

1º) Planeje-se com antecedência, para dar tempo de adiantar as tarefas sem atrapalhar o andamento da empresa;
2º) Escolha um horário sem interrupções para falar com o chefe;
3º) Não feche nada antes de falar com o supervisor e acertar tudo com o RH; 4º) Pedir é diferente de avisar. Então, converse esperando um sim ou um não;
5º) Se você for o chefe, deixe claro que folgas são exceções.

Fonte: Homero Reis – administrador e coach ontológico da Homero Reis e Consultores


Sobre a Homero Reis e Consultores – Fundada em 2004, a empresa atua com modelos e ferramentas de gestão modernas. A companhia tem como preconizador o Consultor Sênior Homero Reis, cuja trajetória se baseia em mais de 30 anos de experiência como professor do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e consultor em diversas organizações. A Homero Reis e Consultores atende a clientes de vários segmentos, como Banco do Brasil, Dataprev, MB Engenharia, Presidência da República, SEBRAE, SENAI, Caixa Seguros, Diários Associados, entre outros.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – HOMERO REIS E CONSULTORES
Proativa Comunicação
Contatos: Marcela Heitor (9219-8985)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845 / E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário