segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Photoshop na área

Recortar, mudar cores, tirar olhos vermelhos e manchas de pele das fotos
são algumas funções básicas do editor de imagens
A fotografia tem se tornado, ano após ano, um importante instrumento no cotidiano das pessoas, para registrar ocasiões, experiências, cenas inusitadas, entre outros momentos. Com o advento das tecnologias, as fotos puderam ser melhor trabalhadas, não contando somente com o ato de fotografar. Programas foram criados permitindo inúmeras possibilidades de se editar uma imagem.

O Photoshop, programa de edição de imagens, se tornou o mais famoso e utilizado programa de edição de imagens do mundo. Desenvolvido no final da década de 80, o programa se tornou popular quando as revistas femininas publicavam fotos de mulheres com corpos esculturais e peles perfeitas. Com o olhar crítico de outras mulheres, percebia-se que as fotos eram manipuladas.

O programa possui complexidades que são conhecidas a fundo por designers gráficos experientes. “Recortar, mudar cores, tirar olhos vermelhos e manchas de pele das fotos são algumas funções básicas que um iniciante consegue fazer. É claro que, conhecendo um pouco mais, dá pra emagrecer, aumentar os seios e fazer uma bela maquiagem em pouco tempo”, comenta Bruna Richard, diretora de criação da fullDesign Comunicação Integrada.

As ações mais praticadas no programa geralmente são os tratamentos de cor. Escurecer ou clarear fotos são práticas fáceis e não muito trabalhosas. Para utilizar esses tipos de ferramentas é importante que o usuário conheça alguns procedimentos para controlar o contraste, ajustar o brilho, os tons e as cores.

A diretora de criação acrescenta que otimizar o uso do programa depende do uso e do intuito que se tem ao utilizar o programa. “O importante é sempre fazer experimentações. O Photoshop apresenta muitas possibilidades e para usá-lo bem é preciso antes de tudo ter em mente o que se quer fazer com uma imagem”.

Para profissionais que usam o programa e até mesmo para pessoas que gostam de usar alguns recursos, com a finalidade de incrementar a qualidade de suas fotos, mais novidades estão vindo por aí. A nova versão do Photoshop já está sendo desenvolvida com diversas outras funcionalidades. Algumas delas estão relacionadas com pintura e a manipulação de imagens.

A versão CS5 trará mais facilidade para o usuário misturar cores e chegar à coloração desejada. Ao fazer isso, também será possível escolher vários tipos de pincéis, como angulares, pontudos, retos, entre outros. Essas opções vão permitir uma visualização mais clara sobre como os pincéis se comportam na execução da pintura, o que pode tornar o resultado bem interessante. Outra função bastante curiosa é a de distorção da imagem. Com ela, mudar a posição de uma figura fica mais prático.

No link http://macmagazine.uol.com.br/2009/10/09/adobe-publica-video-com-novidades-do-photoshop-cs5/, os interessados em entender um pouco mais sobre essas novidades poderão visualizá-las no vídeo veiculado pela fabricante do programa.

Dicas para o ajuste de cores no Photoshop:

- Vá no menu Image

- Em seguida, vá para Adjustments e clique em levels. Nele aparece um histograma com um slider preto, cinza e ouro branco. Eles controlam as cores escuras, meios tons e cores claras respectivamente.

- Arraste o slider preto até o início do histograma para corrigir as baixas luzes. Faça isso também com o slider branco só que para corrigir as altas luzes. Tenha cuidado para não ultrapassar o início do histograma, pois assim você estaria eliminando os detalhes.

- E, por último, mova o slider do meio para a direita ou esquerda aumentando ou reduzindo o brilho da foto. Com o botão preview ativado você acompanha as mudanças na própria foto. Aperte o botão Ok e pronto.

Fonte: fullDesign Comunicação Integrada

Sobre a fullDesign – Conduzida por três jovens publicitários - Bruna Richard, Fabiano Abreu e Fernando Portela -, a fullDesign surgiu da necessidade desses empreendedores atenderem a demanda por soluções completas em comunicação. A empresa, há 6 anos, aposta no conceito de Comunicação Integrada, que propõe a interação entre todas as mídias. Também se preocupa em elaborar planos de comunicação abrangentes, que, além de integrar as mídias, demandam ações promocionais e indicam metas estratégicas a serem atingidas. Além de grandes clientes, acumula importantes prêmios locais, como o Prêmio Colunistas Propaganda 2007 e premiações nacionais como o Peixe Grande 2006 e o Prêmio Anatec de Mídia Segmentada 2007/2008, na categoria Campanha Publicitária Anunciante.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – fullDesign Comunicação Integrada
Proativa Comunicação
Contatos: William Martins (8123-2652) / Flávio Resende (9216-9188)
Tel: (61) 3242-9058E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário