quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Parque Saburo Onoyama em Taguatinga passa por limpeza neste sábado

No Dia Mundial da Limpeza, comemorado no próximo sábado, 18, o Alameda Shopping realiza mutirão em Taguatinga. Em parceria com ONGs locais, o centro de compras promove a limpeza do córrego e das nascentes do Onoyama, além do replantio de mudas destruídas no local. Programação também oferece atividades infantis em contato com a natureza


Brasília, 16 de setembro de 2010 – O “Clean Up The World”, conhecido mundialmente por mobilizar pessoas em prol da sustentabilidade e da preservação da natureza, a cada edição, conquista mais adeptos. Neste ano, o Alameda Shopping tornou-se um dos novos seguidores desta filosofia. O centro de compras aproveitou a data comemorativa e escolheu o Parque Saburo Onoyama, localizado em Taguatinga, para uma faxina. Seguindo a tradição, o evento acontece no terceiro sábado de setembro, ou seja, no próximo dia 18, das 9h às 13h.

Em parceria com duas ONGs ambientais, Eco Atitude e Instituto Aqualung, o Alameda realiza a limpeza das áreas mais descuidadas do Parque, como o córrego e as nascentes, além de promover o replantio de mudas destruídas.

De acordo com o gerente de Marketing do Shopping, Alexandre Mendes, a ação é fundamental para a conscientização das pessoas com relação aos cuidados necessários para a vida na Terra. “O local escolhido encontra-se em área urbana e pode se tornar, com a iniciativa, um exemplo de que natureza e bons hábitos por parte da população convivem em harmonia, com resultado positivo para ambos”, reforça.

Segundo Patrícia Mazoni, coordenadora de projetos da ONG Eco Atitude, responsável por mobilizar instituições para aderir ao programa, é o primeiro ano em que Taguatinga participa do Dia Mundial da Limpeza. “O Alameda abraçou esta causa e está levando a ação para os moradores locais. É fundamental difundirmos a ideia para o maior número possível de pessoas”, ressalta. De acordo com ela, em 2010, serão mais de 37 milhões de voluntários espalhados em mais de 125 países.

Outro parceiro do Alameda, o SENAI, levará voluntários para participar da limpeza e do plantio de mudas nativas. “Estamos muito felizes pela oportunidade de levar nossos alunos e contribuir com a preservação de espaços, como o Onoyama”, comenta Nilton Goulart, supervisor do Núcleo de Meio Ambiente do SENAI.

Pensando em oferecer outras opções para os clientes participarem, o Alameda também acaba de tornar-se um dos pontos de recolhimento do projeto Biguá de autoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Até o dia 15, um estande está disponível no centro de compras para o recolhimento de óleo de cozinha usado. A iniciativa pretende reduzir a quantidade de componente oleoso no esgoto local, o que diminui a poluição dos corpos hídricos do DF. Neste sábado, os interessados também poderão depositar o óleo em recipientes disponíveis no Parque, onde uma equipe do projeto fará o recolhimento. O óleo entregue pelas pessoas será encaminhado para a produção de biodiesel e sabão.

O “Clean Up The World” é aberto ao público. Para participar, basta fazer a inscrição, gratuitamente, até esta quarta-feira, dia 15, no balcão de atendimento montado na Praça Central do Alameda. Cada participante ganhará um kit com camiseta, luva e sacola para o recolhimento das sujeiras. Os pacotes serão distribuídos no sábado, 18, no Parque, a partir das 8h30.

Vale ressaltar que as crianças também podem participar. Atividades infantis acontecerão no local, paralelamente à ação de limpeza. Serão realizadas oficinas de brinquedos reciclados ministradas por instrutores do Sebrae. O público infantil de 7 a 10 anos está convidado. Serão formadas diversas turmas com 15 crianças. Cada grupo terá 30 minutos para seguir as orientações e montar os brinquedos com materiais reciclados.

Outras informações sobre o Dia Mundial da Limpeza podem ser obtidas no balcão de atendimento montado na Praça Central do Alameda e pelo telefone 3352-1234.

Sobre o Dia Mundial da Limpeza – O “Clean Up the World” – Brasília é a inserção da capital em um programa de abrangência mundial iniciado em 1990, na Austrália. A ação acontece sempre no terceiro sábado do mês de setembro. Neste ano, a atividade conta com mais de 37 milhões de colaboradores em todo o mundo. O evento objetiva ampliar e reforçar a consciência e a educação ambiental dos cidadãos com relação ao lixo gerado nas áreas urbanas. Todo material coletado será devidamente pesado, selecionado e doado às cooperativas de catadores. Um relatório com os resultados obtidos será enviado para o Programa Ambiental das Nações Unidas (ONU).

Sobre o Alameda Shopping – Inaugurado em abril de 1990, o Alameda Shopping foi o primeiro shopping de Taguatinga criado para ser uma referência de compras e entretenimento no centro da cidade e uma opção de lazer para os moradores da região. Sua infra-estrutura total de 33.000 m² conta com 115 operações, entre elas três lojas âncoras, e 3,5 mil vagas de estacionamento rotativas. Além disso, o shopping possui a maior brinquedoteca em shopping center do Distrito Federal, a Estação Criança, com 400 metros quadrados de muita recreação para as crianças.



ASSESSORIA DE IMPRENSA – ALAMEDA SHOPPING
Proativa Comunicação
Contatos: Cíntia Rebelo (9904-6556)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário