quarta-feira, 8 de setembro de 2010

GESPII promete simplicidade

GESPII promete simplicidade

Sistema que integra as empresas de segurança privada ao departamento da Polícia Federal ganha segunda versão. O programa auxilia na fiscalização das empresas, além de diminuir a burocracia dos processos administrativos. Presidente do SINDESP-DF prevê mais eficiência no novo mecanismo


A partir do próximo dia 27, entra em funcionamento a nova versão do Sistema de Gestão Eletrônica de Segurança Privada – o antigo GESP, agora GESPII, que será conhecido também por PGDWEB. O sistema foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, o SERPRO, sob a gestão do Departamento da Polícia Federal – DPF. O objetivo do programa é realizar o cadastro das empresas e fazer atualizações e solicitações de formulários pelas entidades, via internet, respeitando-se as exigências contidas na legislação específica em vigor para cada tipo de processo administrativo.

Essa ferramenta auxilia no relacionamento entre as empresas de segurança e a Polícia Federal, além de facilitar a fiscalização e a legalização do setor. Em reunião, no dia 30 de agosto, os principais envolvidos na reformulação do programa acertaram os últimos detalhes para o seu lançamento.

Desde a sua implementação, em fevereiro de 2008, o GESP tem contribuído para a otimização das relações e procedimentos entre as empresas de segurança privada e as Comissões de Vistoria da Polícia Federal. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistemas de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores no Distrito Federal – SINDESP/DF, Irenaldo Pereira Lima, além de realizar os cadastros das empresas, o programa colabora para a fiscalização e a legalidade das empresas.

Para o especialista, o GESP superou a expectativa em relação à transferência de dados. O objetivo inicial era substituir, gradativamente, os processos protocolados manualmente. “Mais do que automatizar e racionalizar as atividades necessárias ao controle e fiscalização das empresas de segurança privada, o aplicativo conferiu mais agilidade e confiabilidade à dinâmica do processo”, avalia Irenaldo.

A reformulação do aplicativo foi necessária para aperfeiçoar nuances técnicas e sanar alguns problemas identificados durante os dois anos de funcionamento do GESP. Exemplo disso, são as dificuldades que algumas empresas demonstraram na fase de cadastramento, quando da renovação de sua autorização de funcionamento e certificado de segurança. Muitas tiveram que solicitar via papel. Hoje, esse procedimento não é mais aceito, por isso a iniciativa de tornar o sistema mais simplificado.

O sistema é basicamente o mesmo, com um layout modernizado. Para facilitar o acesso e cadastramentos, feitos pelas próprias empresas que utilizam o sistema, alguns itens que constam nos formulários foram desmembrados, como as informações sobre crachá e uniforme, antes vinculadas em um mesmo documento. Detalhes como este ajudam a agilizar o processo, evitando que algumas empresas não consigam completar o cadastro.

Sobre o SINDESP/DF - O SINDESP/DF é filiado à Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist). Hoje, conta com 32 associados, que geram, em média, 14.800 empregos diretos.


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINDESP-DF
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: atendimento1@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário