terça-feira, 25 de maio de 2010

Spoleto cria ação de Marketing viral no Foursquare

Rede é um dos primeiros estabelecimentos a aderir à nova rede social
e a oferecer brindes semanais aos clientes mais fiéis

Brasília, 25 de maio de 2010 - O Spoleto, maior rede de culinária rápida do país, sai na frente e adere ao Foursquare, a rede social mais falada do momento. A ação de marketing viral inovadora começa esta semana, inicialmente, com a participação de apenas seis restaurantes, divididos entre Rio de Janeiro e São Paulo, para no futuro estender para os outros 230 pontos da rede. A promoção oferece um presente especial aos clientes que mais frequentarem os endereços participantes e seguirem as instruções do site.

Dar um “check in”, na linguagem da comunidade, é freqüentar um local e ser reconhecido pelo sistema Foursquare, que está naquela localização. Como o objetivo principal do “jogo” é eleger o cliente mais fiel e assíduo a “Mayor” (prefeito em inglês e outra expressão criada pelo site), na promoção do Spoleto o cliente que mais der “check in” nas lojas participantes, durante uma semana, será eleito o prefeito e receberá uma recompensa por isso.

Somente às sextas-feiras, ele ganha um presente especial: um prato de massa tradicional Spoleto (penne, fettuccine, farfale, fusilli integralle ou spaghetti). Um detalhe importante da ação é que a credencial de “mayor” é oferecida pelo site Foursquare e deve ser apresentada, por meio do celular, ao caixa do Spoleto para receber na hora o presente. A ação tem validade até o dia 31 de julho.

“Nosso objetivo é que toda semana um cliente Spoleto tenha uma nova oportunidade, para tornar-se o prefeito e embaixador de determinada unidade do Spoleto, e ganhar uma recompensa por isso”, afirma Antônio Moreira Leite, gerente de marketing do Spoleto. “Além disso, achamos muito positivo que nossos consumidores assíduos indiquem o Spoleto para suas comunidades”, completa.

A promoção de lançamento do Spoleto + Foursquare, criada pela agência It´s Digital, já está no ar somente nos restaurantes Spoleto Faria Lima (www.foursquare.com/venue/369043), Shopping Villa Lobos (www.foursquare.com/venue/1279478) e Alameda Santos (www.foursquare.com/venue/822834). No Rio de Janeiro as unidades participantes são Spoleto Botafogo Praia Shopping (www.foursquare.com/venue/430705), Pedro Lessa (www.foursquare.com/venue/1566315) e Rio Branco (www.foursquare.com/venue/2027281).

Sobre o Foursquare - Lançado há um ano, o Foursquare é um site de mídia social baseado na localização do usuário via GPS, do próprio celular, e permite que a pessoa indique exatamente o estabelecimento onde está, em que locais já esteve, o que achou do serviço, dos pratos, dos produtos, dê dicas de restaurantes, bares, lojas interessantes no bairro e compartilhe online todas estas as informações com sua comunidade. A rede ultrapassou 22 milhões de check-ins nos EUA e já reúne mais de um milhão de usuários em todo mundo. Este ano o Foursquare concorre ao Webby Awards, premiação que é considerada o Oscar da Internet.

Sobre o Spoleto - Líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, o Spoleto – maior empresa do sistema Umbria - possui atualmente 261 restaurantes, 236 no Brasil e 25 no exterior (23 no México e dois na Espanha). A rede obteve em 2009 crescimento de 19% em pontos de venda, com 36 novas lojas. O Spoleto registrou no ano passado faturamento de R$ 290 milhões, 15% a mais do que em 2008. A projeção para 2010 é manter o mesmo ritmo de crescimento e assinar 36 novas unidades ao longo do ano, chegando ao faturamento de R$ 326 milhões (o equivalente a 12% de crescimento).

O Spoleto pertence ao grupo Umbria, 100% brasileiro de gestão de food service, formado ainda pelas redes alimentícias Domino’s Pizza e Koni Store. O sistema – que engloba a controladora das lojas próprias, distribuidora, fábrica e franquias das três marcas da holding - registrou crescimento de 18% em 2009, chegando ao faturamento de R$ 362 milhões. No período, foram assinadas 50 novas lojas (com previsão de abertura até 2011). Hoje o Umbria conta com 331 restaurantes e o objetivo é em 2010 conquistar 45 novos pontos para as três marcas do grupo, chegando a aproximadamente 380 lojas.


LOJAS EM GOIÁS:
- Spoleto Caldas Novas
- Spoleto Flamboyant Shopping
- Spoleto Bouganville Shopping
- Spoleto Goiânia Shopping

LOJAS DO DISTRITO FEDERAL:
- Spoleto Aeroporto JK
- Spoleto Águas Claras
- Spoleto Alameda Shopping
- Spoleto Asa Sul (408/9 Sul)
- Spoleto Brasília Shopping
- Spoleto Boulevard Shopping
- Spoleto Conjunto Nacional
- Spoleto Financial Center (Setor Bancário Sul)
- Spoleto Flórida Mall
- Spoleto Gilberto Salomão
- Spoleto Pátio Brasil
- Spoleto Posto de Conveniência da SQN 314 (loja aberta 24 horas)
- Spoleto Posto de Conveniência da Universidade de Brasília
- Spoleto Taguatinga Shopping
- Spoleto Terraço Shopping
- Spoleto Pier 21
- Spoleto ParkShopping de Brasília
- Spoleto Shopping Iguatemi
- Spoleto Sudoeste (loja aberta 24 horas)


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SPOLETO DISTRITO FEDERAL/GOIÁS
Proativa Comunicação
Contatos: Cíntia Rebelo (9904-6556)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário