quinta-feira, 27 de maio de 2010

Atitude ecologicamente correta

Tecnologia empregada pela Wixx, além de reduzir custos, ajuda a amenizar a poluição, com a diminuição da emissão do CO2 e o despejo de lixos eletrônicos na natureza


Diante da atual realidade da saúde do planeta e da proximidade da Semana do Meio Ambiente – realizada de 1º a 6 de junho -, pensar em tecnologia da informação “verde” não significa apenas reduzir o consumo de papel ou de equipamentos tecnológicos. Este fato implica em uma série de ações e práticas que são revertidas em economia para as empresas.

Um dos principais benefícios da TI verde é a economia de recursos de energia, fator proporcionado pelas tecnologias de virtualização e desenvolvimento de máquinas, cada vez menos dependentes e consumidoras de energia. Além disso, praticar o modelo resulta na diminuição dos recursos de uma maneira geral, que incorpora todas as normas de responsabilidade socioambiental ao ambiente tecnológico.

“A tecnologia WiMAX é transmitida por meio de rede sem fio, o que evita gastos excessivos com roteadores, cabeamento e equipamentos eletrônicos na distribuição de banda larga até os usuários finais”, comenta Antônio Jordão, diretor comercial da Wixx. O diretor acrescenta que a Wixx converte o sinal de WiMAX para Wi-fi e, consequentemente, contribui para a redução de lixos eletrônicos. “Como a maioria dos computadores e laptops existentes no Brasil é compatível com Wi-fi, os clientes Wixx não têm a necessidade de trocar seus equipamentos para desfrutar da nova tecnologia em Internet”, afirma Jordão.

Um estudo realizado pelas multinacionais Accenture e Vodafone mostrou que a utilização desse novo modelo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pode ajudar os países da União Européia a economizar 43 bilhões de euros em energia elétrica até 2020 e reduzir as emissões de gases causadores de efeito estuga em 113 bilhões de toneladas por ano.

Por ano, no mundo, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas. A preocupação por parte de muitas autoridades é a presença de material tóxico em todos os aparelhos. Tendo em vista a grande lucratividade das indústrias de eletrônicos, que este ano têm a expectativa de vender 14 milhões de computadores, a reciclagem deve ser propagada e feita de forma sustentável. De acordo com a ONU, não há no Brasil uma estratégia em âmbito nacional para lidar com o alto volume de lixo deste tipo e a reciclagem não é feita de forma correta e eficiente.

A tendência é que países como Brasil e China sofram futuramente as consequências, enfrentando crescentes danos ambientais e problemas de saúde pública. Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas, um computador é feito por metais ferrosos (32%), plástico (23%), metais não-ferrosos (18%), vidro (15%) e placas eletrônicas (12%). Um computador é feito de elementos básicos como plásticos e metais, mas também de componentes como chumbo e o mercúrio, metais cuja toxidade pode causar severos danos ao meio ambiente e aos seres humanos.

A Wixx irá utilizar o seu relacionamento com os clientes para promover a reciclagem e o correto manuseio do lixo eletrônico, contribuindo para que a inclusão digital estimule a consciência ambiental entre os usuários da internet.

Sobre a Wixx - A Wixx acaba de iniciar sua operação no DF. A rede pretende expandir os seus serviços pelo país, com o objetivo de atender as capitais da Copa do Mundo de 2014. Neste momento, a área de cobertura, em Brasília, já abrange as asas Sul e Norte; além dos setores Comercial e Hoteleiro centrais. Ainda em março atenderá à cidade-satélite de Águas Claras. A empresa pretende, em breve, atuar em todo Distrito Federal e Entorno.

SERVIÇO:
Wixx
Endereço: SHS, Qd.06 Bl “E”, Loja 04, Complexo Brasil 21
Tel.: (61) 4007-1797
Horário de Atendimento: de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 18h
Horário de Funcionamento Central Técnica: 24hs
Site: www.wixx.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA – WIXX
Proativa Comunicação
Contatos: Bernardo Moreira (8150-0749) / Flávio Resende (9216-9188)
Tel: (61) 3242-9058
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário