terça-feira, 15 de setembro de 2009

Redução do IPI traz resultados positivos para o setor automotivo do DF

De janeiro a agosto de 2009, foram emplacados 73.737 veículos, o que representou um crescimento de 11,73%, em relação ao mesmo período do ano passado. Concessionários esperam alta ainda maior, caso o governo prorrogue o incentivo fiscal

As taxas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos zero quilômetro, que a partir de outubro, até dezembro, começa a voltar, gradualmente, à normalidade, tem aquecido o mercado automotivo do Distrito Federal.

Apesar do consenso em relação aos benefícios da medida adotada pelo governo para conter a crise financeira, empresários do setor defendem que ainda não é o momento de acabar com o incentivo fiscal. O argumento é de que a recuperação da economia não está totalmente consolidada.

Ricardo Lima, presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do DF (SINCODIV/DF), pensa dessa forma e acredita que a redução do IPI é importante não apenas para aumentar a capacidade produtiva da indústria automobilística, como também para a manutenção e criação de empregos.

Pesquisa do SINCODIV/DF mostra que o reflexo do incentivo no mercado do Distrito Federal é bastante positivo. De janeiro a agosto de 2009, foram vendidas 73.737 unidades, contra 65.996, no mesmo período do ano passado, o que representou um crescimento de 11,73%.

Em agosto, quando 8.732 veículos foram comercializados, houve queda de 9,38%, frente a julho, período em que os concessionários emplacaram 10.457 carros. “Mesmo com o recuo no oitavo mês do ano, os últimos números são expressivos”, considera Lima. E, de fato, o otimismo se justifica pela comparação das vendas obtidas no mesmo mês de anos anteriores.

A comercialização, em agosto deste ano, foi a melhor dos últimos seis anos. No mesmo período do ano passado, foram emplacados 7.983 veículos; em 2007, 8.083; em 2006, 6.879; em 2005, 4.449; em 2004, 3.629; e em 2003, 3.018.

“Esperamos um desempenho bem melhor nos próximos meses. Caso o governo confirme a manutenção de taxas mais baixas para o IPI, a expectativa é de fechar o ano com um crescimento ainda maior”, afirma o presidente do SINCODIV/DF.

Ranking – A Volkswagen foi a marca que mais vendeu carros novos no DF em agosto. Foram 2.650 automóveis emplacados. Apesar da primeira colocação, houve queda de 11,9% nas vendas, em relação a julho, quando 3.008 unidades foram vendidas.

Na segunda posição está a Fiat, com 2.128 carros. Em relação ao mês anterior, que bateu a marca de 2.911 veículos, o recuo nas vendas foi de 26,9%, o maior dentre as cinco marcas mais vendidas no período. A GM aparece em terceiro lugar, com a comercialização de 1.187 unidades, contra os 1.226 automóveis vendidos em julho.

Na quarta e na quinta posição estão a Ford e a Honda, que emplacaram 568 e 455 carros novos no DF, respectivamente. A primeira teve queda de 17,8% em relação às vendas de julho, quando foram vendidas 691 unidades da marca. Já a Honda incrementou as vendas em 15,5%, superando os 394 automóveis emplacados em no sétimo mês do ano.

Sobre o SINCODIV/DF - O SINCODIV-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Ranking das marcas mais vendidas no DF em agosto de 2009
(Automóveis)
1º VW
2.650 unidades
2º Fiat
2.128 unidades
3º GM
1.187 unidades
4º Ford
568 unidades
5º Honda
455 unidades

Fonte sugerida: Ricardo Lima, presidente do SINCODIV/DF

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