terça-feira, 21 de julho de 2009

Como usar o bambu de maneira sustentável

Programação do Puroritmo prevê a realização de oficinas temáticas e ecologicamente sustentáveis. Evento acontece, pelo segundo ano consecutivo, no Jardim Botânico de Brasília, nos dias 22 e 23 de agosto

Vem aí, nos dias 22 e 23 de agosto, no Jardim Botânico de Brasília, a 12ª edição do Puroritmo – Festival da Cultura Consciente, primeiro evento do gênero no país. Com expectativa de reunir um público de cinco mil pessoas, o festival promove a ecologia, a cultura, o consumo consciente, a arte, a ecogastronomia e informações sobre tendências na área de sustentabilidade e permacultura.

Umas das principais atrações do evento são as oficinas e o curso oferecidos ao público. Iniciando a programação do Festival, o Curso Intensivo de Estruturas de Bambu acontece nos dias 8 e 9 de agosto, permitindo aos alunos conhecerem a biologia da planta, as espécies mais usadas, as formas de plantio, colheita e tratamento, as bioconstruções, os cortes e encaixes, as ferramentas e as possibilidades de design orgânico.

À frente do curso está o permacultor e arquiteto Guilhermo Gayo, fundador do Takyuara Renda - El Mundo del Bambu, Centro de Referência em Permancultura do Paraguay.

Os interessados podem fazer a inscrição no site do festival (http://www.puroritmo.org.br/). O horário do curso será das 9h às 17h e o investimento será de R$ 350,00. Informações pelo telefone (61) 8117-8356 ou pelo email curso@puroritmo.org.br.

Sobre o Puroritmo – O Puroritmo compõe a vanguarda do movimento de transição por um mundo responsável social e ambientalmente. Evento pioneiro no Brasil, realiza ações ambientais e culturais sustentáveis, promove práticas ecológicas para a formação de uma nova consciência baseada na responsabilidade socioambiental de pessoas e organizações. Reunindo pessoas de diversas áreas de atuação, o projeto aborda propostas de ações humanas sustentáveis como a Permacultura, a Agroecologia, o Consumo Consciente e o Empreendedorismo Social. Traz a proposta cultural da diversidade e da fusão das origens artísticas, musicais e alimentares brasileiras com as manifestações contemporâneas globais. O Puroritmo foi criado para valorizar o senso de pertencimento à natureza e cuidado com a vida. Representando uma Nova Visão de interatividade sócio-cultural-ambiental, o Puroritmo tem o objetivo de incentivar, fortalecer e ampliar ações, projetos, empreendimentos sustentáveis e artístico-sociais, fomentar redes, organizações e educação para o Consumo Consciente e demais Práticas Sustentáveis.

Sobre Guilhermo Gayo - Permacultor, arquiteto e referência Internacional em Bioconstruções com Bambu, Guilerme Gayo é fundador do Takyuara Renda, El mundo del Bambu, Centro de Referência em Permacultura do Paraguai, onde desenvolve os conceitos de design orgânico desde 2001. Procura posicionar a Permacultura com ênfase no uso do bambu nos níveis de impacto positivo social, econômico e ambiental, por meio de projetos e consultorias. Já ministrou cursos no Instituto Gaia, IPEC, IPEP, IPEMA, (Centros e Institutos brasileiros) além de ter elaborado projetos como o de Aproveitamento Sustentável do Bambu no Estado de Paraná, Projeto de recuperação da cultura Ava Guarani em Canindeju, Paraguai, entre diversos outros projetos deste segmento. É formado em arquitetura há mais de 30 anos.


O que: Curso Intensivo de Estruturas de Bambu
Quando: 8 e 9 de agosto de 2009
Horário: Das 9h às 17h
Onde: Jardim Botânico de Brasília (SMDB Conjunto 12 Lago Sul)
Quanto: R$ 350
Quem promove: Puroritmo - Festival da Cultura Consciente
Inscrições: www.puroritmo.org.br
Informações: curso@puroritmo.org.br / (61) 8117-8356


ASSESSORIA DE IMPRENSA – PURORITMO 2009
Proativa Comunicação
Contato: Monique Martins (62 - 8161-0067)
Flávio Resende (61 - 9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário