quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição serão abordadas no II Simpósio de Nutrição do DF

A importância do nutricionista como responsável técnico pela merenda escolar e no preparo da alimentação de forma sustentável estão entre os temas que serão discutidos no evento


O II Simpósio de Nutrição do DF, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, no Brasil Soka Gakkai Internacional, abordará assuntos fundamentais dentro do tema escolhido: “A alimentação promovendo a saúde de forma sustentável”. O objetivo é promover a atualização profissional dos nutricionistas e salientar a importância de se ter uma alimentação saudável e nutritiva, preparada de forma sustentável. Com esse foco, no segundo dia de evento, será promovida uma mesa redonda para discutir o papel do nutricionista nas políticas públicas adotadas pelo governo, em âmbito federal, estadual e municipal.

“Com certeza, esses temas estão na agenda da saúde pública, pela sua grande relevância epidemiológica e pela possibilidade de atualização do nutricionista, o que contribui para a qualificação dos serviços prestados por esse profissional”, afirma Rosane Nascimento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, que também participará do Simpósio.

No centro dessa discussão, está a importância da alimentação integral, que envolve a diversidade de alimentos e a complementação da alimentação, tendo como objetivo reduzir custos. A principal vantagem do aproveitamento integral dos alimentos é a possibilidade de obter uma alimentação sadia e rica em nutrientes, a partir de partes que normalmente são desprezadas. As perdas não ocorrem somente nas plantações, transporte e armazenamento inadequado, mas também no preparado incorreto dos alimentos e na falta de conhecimento do valor nutritivo de partes dos alimentos.

De acordo com Carolina Martins, conselheira do CRN-1, especialista em Saúde Coletiva e membro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), alimentar-se de forma sustentável também é muito importante nesses projetos. “A sustentabilidade tem sido uma diretriz utilizada recentemente pelo PNAE, que condiz com a realidade atual e também alavanca as questões de produção orgânica, uso racional da água, reciclagem de lixo, entre outras”, afirma.

Na mesa redonda, nutricionistas da Secretaria de Saúde do DF falarão sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) apresentará, ainda, informações sobre os restaurantes comunitários.

“O nutricionista é um profissional que tem sido inserido em várias políticas públicas de prevenção de doenças, como por exemplo, no apoio ao estudante, por meio do programa de alimentação escolar, e no programa Saúde da Família. Isso reflete no reconhecimento de que o seu trabalho pode contribuir para melhorar a saúde da população”, afirma Simone Rocha, presidente do CRN-1.

Os representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) também estarão presentes no Simpósio, para reforçar o debate sobre a importância do nutricionista como responsável técnico pela merenda escolar. O objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Sobre o CRN-1 – O Conselho de Nutricionistas, com sede em Brasília, é uma autarquia federal criada com o objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o território brasileiro, em defesa da sociedade. Na 1ª Região, que abrange o Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Mato Grosso, os conselheiros também querem contribuir para a qualificação e atualização dos profissionais e, conseqüentemente, para a saúde da população.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – CRN - 1ª Região
Proativa Comunicação
Contatos: William Martins (8123-2652)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
Email: proativa@proativacomunciacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário