quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Alimentação adequada auxilia no combate ao câncer

Palestra contará com o especialista no assunto, Fábio da Silva Gomes

O II Simpósio de Nutrição do DF, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, no Brasil Soka Gakkai Internacional, tem como tema principal a nutrição na prevenção de doenças. O evento oferecerá palestras e estandes com serviços e produtos. Dentre as palestras, uma das mais esperadas, no dia 29, é a de “Alimentação, Nutrição e Câncer – reconhecimento social e prevenção”, com o nutricionista Fábio da Silva Gomes, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A alimentação é tão importante como o ar que respiramos, e quando se fala em câncer, as pessoas logo pensam em palavras de conotação negativa, como dor e medo. Mas pouca gente se lembra que a doença é associada também ao uso do tabaco e à exposição solar. Cerca de 30% dos principais tipos de tumor podem ser evitados com dieta adequada, peso saudável e atividade física.
O câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil (a primeira são as doenças cardiovasculares). Só em 2008, 130 mil pessoas morreram por causa da doença e mais de 460 mil novos casos foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
As frutas e verduras são o destaque da redução do risco de diversos tipos de câncer. Por serem ricos em bioflavonóides, fibras e antioxidantes, como betacaroteno, vitaminas A, C, E e selênio, esses alimentos têm o poder de retardar ou até mesmo evitar que a doença apareça.

Os mecanismos de atuação para proteger o organismo contra o câncer são bem variados, passando pela neutralização de agentes causadores da doença, pela fuga de alterações pré-cancerosas no material genético ou pela redução de hormônios que podem estimular o crescimento de tumores.

De acordo com Simone Rocha, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (CRN-1), a alimentação deve ser balanceada e o modo de preparo dos alimentos é essencial para garantir a qualidade de vitaminas e minerais. O ideal é sempre consumir alimentos crus ou in natura, de preferência orgânicos. No caso de alimentos que necessitem de preparo, o método mais adequado é o cozimento, como vapor fervura, ensopado, guisado ou assado – que dispensam o uso de óleo e preservam a maior parte dos nutrientes.

“As preferências alimentares devem ser consideradas na hora da seleção dos alimentos. Quando não se ingere a quantidade suficiente ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que estão armazenados como fonte de energia. O resultado é que as defesas naturais se enfraquecem e o corpo não consegue combater as infecções. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, podem surgir compostos que aumentem o risco de câncer de estômago e colo-retal. Com isso, uma dieta saudável, a prática de exercícios físicos e um controle de peso adequado sãos prerrogativas para se prevenir de todos os males”, conclui a presidente.


Sobre o CRN-1 – O Conselho de Nutricionistas, com sede em Brasília, é uma autarquia federal criada com o objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o território brasileiro, em defesa da sociedade. Na 1ª Região, que abrange o Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Mato Grosso, os conselheiros também querem contribuir para a qualificação e atualização dos profissionais e, conseqüentemente, para a saúde da população.

O que: II Simpósio de Nutrição do Distrito Federal
Quando: 28 e 29 de agosto de 2009
Onde: BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional) – SGAS 608, Bl. "F", Brasília/DF
Quem promove: Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região
Informações: (61) 3328-3078 /www.crn1.org.br


ASSESSORIA DE IMPRENSA – CRN - 1ª Região
Proativa Comunicação
Contatos: Siula Valentim (8178-6283)
William Martins (8123-2652)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
Email: proativa@proativacomunciacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário