terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Vícios comprometem rendimento no trabalho

Hábitos podem incomodar os colegas e prejudicar a produtividade. Nesses casos, a própria empresa deve tentar conversar com o funcionário


Álcool e cigarro são drogas ilícitas, mas que fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, inclusive daquelas que não tem nenhum dos vícios. No trabalho, há regras para quem fuma e não é permitido que os funcionários bebam, mas se o colega for fumante ou tiver problemas de alcoolismo, o hábito pode interferir, sim, no ambiente profissional.

“Estudos já mostraram que cigarro e bebida alcoólica estão diretamente relacionados a um alto percentual de acidentes e doenças, que podem prejudicar o andamento da empresa”, explica o administrador e coach ontológico Homero Reis. Segundo ele, essa percepção está fazendo, inclusive, que as empresas restrinjam cada vez mais os locais para fumo.

Se o cigarro começar a atrapalhar os colegas ou o desempenho do próprio profissional, o melhor é tentar conversar com o funcionário. “Os vícios são, de fato, problema da empresa e o ideal é que sejam enfrentados por ela”, sugere Homero. A conversa deve ser franca, conduzida de preferência por um psicólogo ocupacional, para mostrar ao fumante que o vício está comprometendo os resultados do trabalho na empresa, tanto individual, quanto coletivo.

Mesmo assim, atitudes radicais, como proibir que o funcionário saia para fumar uma vez ou outra durante o expediente, não são recomendadas. Mas é preciso que as pessoas tenham bom senso e estejam atentas ao equilíbrio. “Todo exagero é prejudicial e deve ser enfrentado como um indicativo de que algo está errado e precisa ser corrigido. A questão não é somente do cigarro. Se uma pessoa vai dez vezes ao banheiro durante a jornada de trabalho, precisa ser orientada a procurar um médico”, exemplifica Homero.

Sobre a Homero Reis e Consultores – Fundada em 2004, a empresa atua com modelos e ferramentas de gestão modernas. A companhia tem como preconizador o Consultor Sênior Homero Reis, cuja trajetória se baseia em mais de 30 anos de experiência como professor do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e consultor em diversas organizações. A Homero Reis e Consultores atende a clientes de vários segmentos, como Banco do Brasil, Dataprev, MB Engenharia, Presidência da República, SEBRAE, SENAI, Caixa Seguros, Diários Associados, entre outros.


ASSESSORIA DE IMPRENSA – HOMERO REIS E CONSULTORES
Proativa Comunicação
Contatos: Marcela Heitor (9219-8985)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845 / E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário