sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ziraldo e Reynaldo Jardim são homenageados na 28ª Feira do Livro de Brasília

Durante o evento, o escritor Ziraldo autografa seu
novo sucesso literário – A Menina Maluquinha
Este ano, a feira do livro vai homenagear o escritor e cartunista brasileiro Ziraldo, autor de “O Menino Maluquinho” e um dos fundadores do histórico Jornal “O Pasquim”. De acordo com o Coordenador de Programação da Feira do Livro, Marconi Scarinci, a escolha do homenageado se deu em função das comemorações do cinquentenário de Brasília. “Quem vai comemorar o centenário é a geração futura, e o Ziraldo é um dos autores mais emblemáticos da literatura infantil”, enfatizou.

O escritor Ziraldo estará presente na abertura da feira, nesta sexta-feira, dia 20, às 19h30, lançando e autografando sua obra - “Julieta - A Menina Maluquinha". Ziraldo Alves Pinto começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão. Além de pintor, é cartunista, jornalista, teatrólogo, chargista, desenhista e escritor. Fundou com outros humoristas O Pasquim, que esse ano comemora 40 anos. Em 1969, publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças. Em 1980, lançou “O Menino Maluquinho”, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos.

O patrono da 28ª edição da Feira do Livro será o poeta e jornalista Reynaldo Jardim. Nascido em São Paulo, em 1926, e radicado em Brasília, o poeta tem dez livros de poesia publicados, entre eles Joana em Flor e Maria Bethânia, Guerreira, Guerrilha. Seu mais recente livro A Lagartixa Escorregante na Parede de Domingo. Como poeta compulsivo, Reynaldo Jardim manteve a única coluna diária de poesia em jornal, no Caderno B do Jornal do Brasil de 2004 a 2006, quando a coluna passou à semanal. Em 1968 havia tido a mesma experiência, de um poema por dia, no Jornal de Vanguarda, exibido pela TV Rio quando, ao vivo, comentava em versos o acontecimento mais importante do dia.

A Feira do Livro de Brasília começa amanhã, dia 20, e estende até o dia 29 de novembro, na área externa do Pátio Brasil Shopping. A expectativa é de que 400 mil pessoas visitem o local durante os 10 dias de feira.

Sobre a Feira do Livro de Brasília – Evento sem fins lucrativos, a Feira do Livro faz parte do Calendário Oficial de Brasília. O seu objetivo é celebrar o livro e a leitura. Destina-se a formar novos leitores, através da promoção do livro. Converte-se em Polo dinamizador de cultura e cria ambiente propício para a difusão da literatura e o fomento da produção artística local e nacional. A cada ano, o evento amplia sua participação social e solidária como difusora do hábito da leitura entre crianças, adolescentes e adultos.

Parceiros e apoiadores – Realizada pela Câmara do Livro do DF, a Feira do Livro de Brasília tem o apoio do Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Estado da Cultural e da Secretaria de Estado de Educação, do Ministério da Cultura e da Brasília Tur.


O que: 28ª Feira do Livro de Brasília
Local: Pátio Brasil Shopping
Quando: 20 a 29 de novembro, das 10h às 22h
Quanto: Entrada Franca
Quem promove: Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF)


ASSESSORIA DE IMPRENSA – 28ª FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA

Proativa Comunicação
Contatos: Juliane Aragão (8123-0010)
Proativa Comunicação: (61) 3242-9058
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário