sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Alameda disponibiliza para os clientes autoatendimento da Caixa Econômica Federal

Pensando no bem estar dos clientes, o Alameda Shopping passa a oferecer os serviços de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. O novo terminal está localizado no 1ª piso do centro de compras, ao lado das Lojas Americanas.

Segundo o gerente de Marketing do Alameda Shopping, Alexandre Mendes, a proposta é oferecer mais conforto para os clientes e lojistas, que terão mais opções de serviços bancários, com segurança.

O “Alameda Banking” já possui caixas eletrônicos dos bancos Unibanco, Banco 24 horas, Bradesco, Banco Real, BRB e Banco do Brasil.


ASSESSORIA DE IMPRENSA – ALAMEDA SHOPPING
Proativa Comunicação
Contatos: Cíntia Rebelo (9904-6556)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Decoração: o chão que compõe a casa

Decoração: o chão que compõe a casa

Saiba como escolher o piso da sua casa com requinte e funcionalidade


Já se foi o tempo em que o piso servia apenas como revestimento para o chão. Hoje, é parte importante na decoração de um ambiente e compõe o cenário com os mais diversos materiais, cores e texturas.

A arquiteta e designer de interiores, Thaciana Silveira, afirma que existem pisos cerâmicos, de porcelanatos, pisos flutuantes, de PVC, placas cimentícias, carpetes, assoalhos, dentre outros.

A arquiteta descreve algumas características importantes na hora de escolher o piso. “São vários conceitos, como estética, praticidade, estilo de vida, conforto, durabilidade e até o status social. Não há regras, mas a qualidade dos produtos e marcas de confiabilidade são importantíssimos”, afirma Thaciana.

Com relação às tendências do mercado, a arquiteta comenta sobre o que estava em voga na última Revestir, feira conceituada de revestimentos realizada em São Paulo. “Viram-se muitos materiais com pouco brilho. O rústico chique está em alta. Os amadeirados e porcelanatos de grandes formatos – tipos 1m por 1m – são muito elegantes.”, declara. Thaciana também ressalta que o mais usado pelos grandes nomes da arquitetura e decoração na ultima coleção é o porcelanato. “Há vários tipos de formato, texturas e padronagens. Isso permite uma gama de produtos diversificados para gostos e bolsos diferentes. O porcelanato tem a vantagem de ser mais durável, se bem cuidados. Já os mármores são frágeis e porosos, então possuem uma vida útil menor.”, conclui Thaciana.

A arquiteta dá algumas dicas na hora de escolher o piso para cada cômodo da casa. “Geralmente usamos pisos frios em áreas sociais, banheiros e cozinhas, e pisos quentes (madeira, flutuantes) nas áreas intimas. Mas isso não é uma regra. Cada morador decide o que gosta mais. Em apartamentos pequenos aconselho o uso de um único piso para dar a sensação de amplitude”.

Segundo Thaciana, o piso deve ser escolhido de acordo com a função do ambiente. Áreas molhadas (banheiro, cozinha, lavanderia e terraço) pedem materiais resistentes à água e gordura. Em áreas externas, os revestimentos adequados, além de possuir as características citadas acima, têm de suportar o sol e a chuva.

Na hora de limpar ou fazer a manutenção dos pisos, Thaciana alerta para os cuidados com o uso de produtos inadequados. “A maioria dos pisos não pode receber produtos abrasivos. Os pisos flutuante e de madeira são mais sensíveis. Use sempre um pano úmido com detergente neutro. Em seguida , passe um pano seco”, orienta.

Para os que se preocupam com as travessuras das crianças e dos animais de estimação, Thaciana garante que, se o piso for de boa qualidade e com o PEI (Grupo de Absorção e a Classe de Resistência ao Desgaste por Abrasão) adequado, ele é à prova de animais e crianças. “Evite apenas carpetes, que são mais difíceis de limpar. Para os outros tipos de piso, o ideal é fazer a limpeza imediata para evitar possíveis manchas”, conclui a arquiteta.

Sobre Thaciana Silveira – Thaciana Silveira está há doze anos no mercado de trabalho e possui um vasto portifólio de projetos arquitetônicos e de decoração. A arquiteta segue o estilo contemporâneo. Já participou de várias mostras, dentre elas Casa Cor, Mostra de Sacarro, Mostra Sierra, Mostra Quarteto e América Móveis e Mostra Artefato, com soluções inteligentes, práticas e atuais.

ASSESSORIA DE IMPRENSA –
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail:
atendimento1@proativacomunicacao.com.br;
proativa@proativacomunicacao.com.br

O perigo das armas de fogo

O perigo das armas de fogo

Especialista em segurança dá dicas para evitar acidentes e fala sobre a falta de investimento na formação da polícia brasileira


No Brasil, notícias de balas perdidas e acidentes com armas de fogo são frequentes. Muitos jovens já foram vítimas de disparo acidental ao manusear a arma do pai ou de um amigo. Policiais também se tornam reféns de seus próprios equipamentos de trabalho. O caso mais recente aconteceu em Brasília, quando um policial disparou um tiro acidental em um menino de 11 anos.

O presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistemas de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores no Distrito Federal – SINDESP/DF, especialista em segurança privada, Irenaldo Pereira Lima, é categórico ao dizer que uma arma não dispara sozinha. “O que faz disparar a arma é a mão do homem. O descuido, a falta de atenção ou o despreparo são as causas das balas perdidas e das fatalidades”, afirma.

Segundo o especialista, muitos desses acidentes poderiam ser evitados se houvesse o investimento na qualificação do policial, a fiscalização e a conscientização das pessoas quanto aos cuidados com as armas de fogo.

“As armas vêm com sistema de segurança, e a maioria possui travas para evitar o disparo. A justificativa de que a arma disparou porque o policial teria escorregado no barranco é inaceitável. Ele é um profissional da segurança pública, precisa estar preparado para agir. Outro caso emblemático foi o do policial que, ao dar uma coronhada em um torcedor, acabou disparando a arma na cabeça do jovem. Provavelmente a arma não estava travada. Com certeza o policial não tinha a intenção de atirar, mas faltou o preparo para o manuseio”, afirma.

“É preciso investir mais em segurança. O policial deveria receber um treinamento mais adequado, não é só passar em um concurso e ir para a academia. Esses profissionais vão lidar com vidas, precisam ter o trabalho psicológico e a qualificação tática”, relata o especialista.

Após a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003, apenas integrantes das Forças Armadas e de segurança pública, empresas de segurança privada, pessoas que praticam tiro esportivo, auditores da Receita Federal, auditores fiscais do Trabalho, agentes da Agência Brasileira de Inteligência e do Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, além dos guardas municipais de cidades com mais de 50 mil habitantes – desde que não tenham antecedentes criminais e sejam autorizados pela Polícia Federal –, podem portar armas de fogo.

“Essa foi uma excelente ação do governo. Diminuiu o número de armas em circulação, dificultou a compra desses materiais e, com isso, evitou muitos acidentes. De 2003 a 2007 houve a diminuição de 12,8% no número de mortes a cada cem mil habitantes”, relata.

Para Irenaldo, é mais fácil diminuir o índice de acidentes com civis. Para isso, ele dá algumas dicas que podem salvar vidas. “Sempre deixe a arma descarregada. Retire também o ferrolho e coloque as munições em outro lugar, nunca junto com a arma. Escolha três locais distintos para guardar o armamento. Evite comentar onde a arma é guardada. Converse com as pessoas da casa sobre os perigos de manusear uma arma e não incentive às crianças a usarem armas de brinquedo”, conclui Irenaldo.

Sobre o SINDESP/DF - O SINDESP/DF é filiado à Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist). Hoje, conta com 32 associados, que geram, em média, 14.800 empregos diretos.


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINDESP-DF
Proativa Comunicação
Contatos: William Martins (8123-2652)
Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: atendimento1@proativacomunicacao.com.br

O preço para viver no Brasil

O preço para viver no Brasil

Advogado especialista em Direito Tributário explica a lógica de tributação do Brasil sobre o consumo, que mascara o quanto o contribuinte paga e penaliza a população de menor renda

O Brasil possui uma das tributações mais altas sobre os bens de consumo. Segundo o especialista em Direito Tributário Jacques Veloso – da advocacia Fernandes Melo –, a falta de clareza no valor dos impostos que o contribuinte paga é prejudicial, porque o cidadão não tem como questionar o que está pagando. “A imposição tributária sobre o consumo no país é uma tributação indolor. Como não temos o destaque do valor do tributo pago de forma embutida no preço, o consumidor não sabe o quanto está pagando de tributo e, portanto, não o questiona”, afirma Jacques.

A Receita Federal arrecadou quase R$ 68 bilhões em impostos no mês de julho. Foi o sétimo recorde mensal seguido. De janeiro até julho, a arrecadação cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro comprovou que 72,7% dos entrevistados não souberam responder o percentual comprometido do salário todo mês com o pagamento de tributos.

“Este modelo de tributação, predominantemente sobre o consumo, é altamente regressivo, porque penaliza a população de menor renda, que, proporcionalmente, acaba pagando mais. Esta arrecadação desonera o patrimônio e a renda, que seriam alcançados pela tributação direta”, explica o advogado.

Além do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e prestação de serviços (ICMS), que faria o papel do IVA nos países desenvolvidos, o brasileiro paga vários outros tributos que agregam o preço dos produtos, tal como PIS, COFINS, IPI, dentre outros. “A tributação sobre o consumo nos EUA é de 8,25% no Estado de Nova York. Já em Nova Jersey, é de 3,25%. No Brasil, só o ICMS já é superior, em média, a 17%”, compara o especialista.

Para que se tenha uma idéia, uma camiseta fabricada no Brasil, até chegar ao consumidor final, recebe a incidência de diversos tributos, sendo os principais o ICMS, PIS e Cofins. Isso significa que 26,25% do valor da blusa são para pagamento de impostos.

“Nos países mais desenvolvidos há uma tendência de se priorizar a tributação sobre a renda e o patrimônio, distribuindo melhor a carga e impondo mais tributação sobre os mais ricos. Entretanto, um dos efeitos da globalização é a imposição mundial de um sistema tributário pior aos mais pobres, sob pena de afugentar os investimentos”, explica.

Os impostos pagos pelo contribuinte são destinados à manutenção do Estado, para a realização de políticas e investimentos públicos. Mas a maioria da população não está satisfeita com o que o Estado oferece em troca do pagamento de tributos tão caros.

Jacques ressalta que, além dos impostos indiretos pagos pelo consumidor, o lojista ainda arca com os tributos diretos, que são Imposto de Renda, contribuição Social sobre o lucro e os encargos fiscais sobre a folha de salário, equivalente à contribuição Previdenciária, Sindical, Sistema S, SAT e FNDE.

Para o advogado tributarista, a solução para tanto impostos seria uma reforma tributária. “O Brasil precisa de uma drástica mudança na legislação tributária. O contribuinte precisa saber o preço da mercadoria e do tributo cobrado. Isto traria cidadania ao povo e maior consciência da importância da cobrança contra o governo, que, com políticas assistencialistas, mascara o impacto negativo da carga tributária no Brasil”, afirma Jacques.


Sobre a Advocacia Fernandes Melo S/S – Com treze anos de experiência, a Advocacia Fernandes Melo foi fundada em 1997 pelos advogados Cristiano de Freitas Fernandes e Jacques Veloso de Melo. O escritório, com sede em Brasília-DF, atua nas áreas do Direito Empresarial, Público, Tributário, Bancário, Econômico, Internacional, Imobiliário, Civil e Administrativo (licitações).


ASSESSORIA DE IMPRENSA –
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail:
atendimento1@proativacomunicacao.com.br;
proativa@proativacomunicacao.com.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Alameda apresenta espetáculos de teatro e mágica neste fim de semana

No próximo fim de semana, o Alameda Shopping encerra a programação de agosto do Festival de Teatro Infantil. No sábado, 28, a Cia. Néia e Nando apresenta o espetáculo “A bruxinha de mini-saia”. No domingo, 29, o Tio André promove a diversão do público infantil por meio de brincadeiras e truques de mágica. As atividades acontecem a partir das 16 horas, na Praça Central do shopping. A entrada é franca.

Programação de setembro – No próximo mês, as crianças poderão conferir espetáculos inéditos no Alameda Shopping. A programação de setembro tem foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente, com o objetivo de transmitir para as crianças, de forma lúdica, informações fundamentais para o futuro do Planeta. Entre as peças estão “Água fonte da vida”, “Vamos salvar nossa terra”, “Festa na floresta” e “No reino encantado das minhocas”. Os artistas responsáveis pelas apresentações são Cia. Néia e Nando, Palhaço Mandioca Frita, Bernardo Ouro Preto e mágico Tio André.

O que: Festival de Teatro Infantil
Onde: Praça Central do Alameda Shopping
Horário: 16 horas
Quando: Sábado, 28, e domingo, 29
Quanto: Gratuito
Informações: (61) 3352-1234


ASSESSORIA DE IMPRENSA – ALAMEDA SHOPPING
Proativa Comunicação
Contatos: Cíntia Rebelo (9904-6556)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Artplan assina campanha Spoleto Arte Urbana

Com a arte em seu DNA, o Spoleto segue a tradição de combiná-la com gastronomia e lança a campanha ARTE URBANA assinada pela agência ARTPLAN. Ao longo deste segundo semestre, nomes da nova geração do desenho, grafite e pintura vão criar produtos colecionáveis exclusivos para a marca. A Artplan criou peças para mobiliário urbano e empenas no Rio de Janeiro, elemídia em São Paulo, mídias de shopping em todo o país e ponto de venda. O investimento no projeto é de R$ 1,5 milhão.

A campanha estreia com a coleção de copos assinada pelos artistas e grafiteiros Nhaf, Kajaman e Mack, integrantes da ADDarts – núcleo de artistas nacionais e internacionais com exposições em galerias, trabalhos de pintura de interiores, estruturas funcionais e moda. Serão distribuídas 330 mil peças colecionáveis, 160 mil unidades somente dos copos até 15 de setembro ou enquanto durarem os estoques.

“Queremos resgatar a arte no dia-a-dia de nossos restaurantes e presentear os consumidores. Há muitos anos o Spoleto promove novos expoentes de diferentes segmentos artísticos e resolvemos apostar na arte urbana, buscando como parceira a ADDarts, que pertence à grife Addict”, conclui o gerente de marketing do Spoleto Antonio Moreira Leite.

Para obter os copos, o Spoleto criou a promoção utilizando um de seus carros-chefes, a Lasanha. Em pesquisa realizada pelo IDS Marketing Intelligence (do Ibope), no Rio de Janeiro e em São Paulo, a massa é apontada como a de maior preferência entre os clientes do restaurante e destaca-se entre os três pratos mais consumidos pelo público brasileiro em geral. Com base nestes números, o Spoleto criou a mecânica: na compra de qualquer sabor de Lasanha + uma bebida, o cliente leva um copo colecionável. Para a minoria que não aprecia a iguaria, a rede oferece a mesma opção na compra do exclusivo Prato da Mamma (que leva até 10 ingredientes e mais molho).


LOJAS EM GOIÁS:
- Spoleto Bouganville Shopping
- Spoleto Caldas Novas
- Spoleto Flamboyant Shopping
- Spoleto Goiânia Shopping
- Spoleto Park Shopping Anápolis
- Spoleto Shopping Sul - Valparaíso

LOJAS DO DISTRITO FEDERAL:
- Spoleto Aeroporto JK
- Spoleto Águas Claras
- Spoleto Alameda Shopping
- Spoleto Asa Sul (408/9 Sul)
- Spoleto Brasília Shopping
- Spoleto Boulevard Shopping
- Spoleto Conjunto Nacional
- Spoleto Financial Center (Setor Bancário Sul)
- Spoleto Flórida Mall
- Spoleto Gama
- Spoleto Gilberto Salomão
- Spoleto Pátio Brasil
- Spoleto Posto de Conveniência da SQN 314 (loja aberta 24 horas)
- Spoleto Posto de Conveniência da Universidade de Brasília
- Spoleto Taguatinga Shopping
- Spoleto Terraço Shopping
- Spoleto Pier 21
- Spoleto ParkShopping de Brasília
- Spoleto Shopping Iguatemi
- Spoleto Sudoeste (loja aberta 24 horas)


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SPOLETO DISTRITO FEDERAL/GOIÁS
Proativa Comunicação
Contatos: Cíntia Rebelo (9904-6556)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Boca tem nova modalidade para gestantes

Modalidade intitulada “Fit Mama” proporciona bem estar e qualidade de vida para as mulheres que estão nos períodos de gestação e pós-parto. Entre as atividades do programa estão exercícios em solo, com base em técnicas de Pilates; hidroginástica, palestras educativas e encontros abertos



Brasília, 24 de agosto de 2010 – A partir deste mês, em dois horários distintos, a Academia Boca passa a oferecer uma nova modalidade conhecida como “Fit Mama”. O programa foi criado para atender as mulheres em períodos gestacionais e após o parto, em decorrência das mudanças e limitações ocorridas durante estas fases. Por meio da prática de exercícios físicos orientada por profissionais capacitados, as futuras mamães estarão preparadas para os partos normal e cesárea. Após o nascimento do bebê, o programa é essencial para dar suporte à mulher e proporcionar uma recuperação saudável.

De acordo com Cristiana Quadros, professora de Educação Física especializada em Exercícios Físicos na Gestação e Pós-parto e coordenadora do projeto, a partir do terceiro mês de gestação, as mulheres podem participar das atividades. As aulas são divididas em dois blocos com, no máximo, 10 alunas. Os primeiros 45 minutos de aula são voltados para a realização de exercícios no solo, com técnicas de Pilates. E, durante os últimos 45 minutos, as alunas praticam hidroginástica.

Entre os benefícios proporcionados pelas atividades estão alongamento e relaxamento do corpo, fortalecimento muscular dos braços e pernas, além de fortalecimento do assoalho pélvico, fundamental para as mulheres que optarão pelo parto normal.

O programa oferece outras melhorias para o bem estar das gestantes, como consciência corporal, capacidade cardiorrespiratória, função circulatória, o que diminui inchaços e dores; maior controle de peso e diminuição do estado de depressão e estresse.

A prática desses exercícios também ajuda a evitar problemas após o nascimento do bebê, pois, diminui a probabilidade de adquirir uma hiperlordose lombar e melhora o retorno venoso, eliminando o aparecimento de estrias na barriga e vasos nas pernas.

Segundo Paulo Henrique Guimarães, professor de Educação Física e proprietário da Academia Boca, o centro de esportes busca, periodicamente, implantar novas modalidades para envolver pessoas de todas as idades, sempre com o objetivo de oferecer saúde para todos. “Desta vez, vamos apresentar ferramentas, para que as mulheres tenham uma gestação tranquila. Também queremos apoiá-las e dar o suporte necessário para uma recuperação rápida e saudável”, reforça.

As mulheres que estão na fase pós-parto também podem participar. “O ideal é que elas venham após o segundo mês, pois a rotina diária já estará organizada”, indica. No “Fit Mama”, a mãe e o bebê participam das aulas em dupla. “Buscamos desenvolver a interação entre mãe e filho diariamente em aula”, explica.

Além das atividades físicas, a nova modalidade da Boca promove quatro palestras para cada turma. Entre os temas estão amamentação, cuidados com os bebês, parto normal versus cesárea e depressão pós-parto. As palestras acontecem, mensalmente, no horário das aulas, para não prejudicar a rotina diária das alunas. Em alguns momentos, as alunas poderão convidar os parceiros e outros familiares para acompanhá-las. “Assim, os familiares também saberão lidar com a gestação e poderão ajudar quando necessário”, explica Cristiana.

O “Fit Mama” contempla ainda encontros abertos ao público para reunir alunas e outras gestantes interessadas em trocar experiências e conhecimentos. As reuniões acontecerão, a cada 15 dias, no Parque da Cidade.

Vale lembrar que, antes de iniciar a atividade, as alunas devem consultar o médico para solicitar a liberação médica. Após o laudo, a matrícula poderá ser efetivada. As aulas acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras em dois horários, das 9h45 às 11h10 e das 18h30 às 20h. As matrículas ainda estão abertas. As alunas interessadas devem entrar em contato com a secretaria da Academia Boca.

Sobre a Academia Boca – Fundada em 1989, a Academia Boca conta com uma moderna infra-estrutura que lhe rendeu o primeiro lugar do ranking das academias de Brasília devido à sua proximidade com o Parque da Cidade. Quando inaugurada, tinha o objetivo de atender apenas os adeptos da ginástica localizada. Hoje, a Academia Boca desenvolve atividades paralelas no Parque da Cidade, como corrida, ciclismo e patinação, com o objetivo de promover um equilíbrio da mente e do corpo. A academia oferece, ainda, mais de 15 modalidades, conta com uma equipe de ciclismo e com o Clube da Corrida, que visa preparar alunos para maratonas e competições.


SERVIÇO:
Academia Boca
Endereço: SGAS 906 conj. A lote 7
Horário de Funcionamento: De segunda-feira à sexta-feira, das 5h30 às 22h; sábados, das 7h às 13h; e domingo das 9h às 12h.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – ACADEMIA BOCA
Proativa Comunicação
Contatos: Cíntia Rebelo (9904-6556)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.:(61) 3242-9058/2845 E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Fim de benefícios fiscais acarreta prejuízos à economia do DF


O segmento atacadista local, responsável por quase 30% da arrecadação de ICMS do DF, está ameaçado. Com a recente extinção do REA e a possível retroatividade dos pagamentos referentes ao Tare, incentivos fiscais concedidos ao setor, doze das maiores empresas brasilienses já sinalizam interesse em migrar para outros estados



Brasília, 24 de agosto de 2010 – Entre os dias 16 e 19, o setor produtivo do país esteve reunido em Curitiba, na 30ª edição da Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brazil International (Abad 2010). Os representantes das principais empresas atacadistas do Distrito Federal aproveitaram o momento para discutir a migração de empresas instaladas, no Distrito Federal para outros estados, como Goiás e Minas Gerais.

Isso porque, no último dia 12 de agosto, um dos benefícios concedidos pelo governo às empresas atacadistas do Distrito Federal, o Termo de Acordo de Regime Especial (Tare), voltou a ser fonte de discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). Por seis votos a quatro, o órgão julgou que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem legitimidade para questionar a extinção do Tare, substituído pelo Regime Especial de Apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (REA/ICMS) – que simplifica a apuração do imposto, reduzindo a carga tributária.

De acordo com Fábio de Carvalho, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), caso a ação seja desfavorável para o segmento atacadista, os empresários teriam que devolver, com juros e correção, os valores do ICMS não pagos até o momento. Entretanto, de acordo com Jacques Veloso, assessor jurídico da entidade, as empresas não podem ser penalizadas. “O Tare foi criado pelo governo, e as empresas apenas cumpriam as normas previamente estabelecidas por ele, por isso, a cobrança retroativa não poderia ser feita”, revela.

Em decorrência da falta de apoio ou atrativos concedidos pelo governo para manter as empresas no DF, atacadistas de Brasília foram sondados por prefeituras de municípios de outros estados para sair do DF e instalar suas fábricas nessas regiões. A ideia é criar um novo pólo atacadista, com cerca de 200 hectares. Para isso, doze das maiores empresas atacadistas locais já demonstram forte interesse.

Segundo Fábio de Carvalho, em termos práticos, a instalibidade que vem rondando o setor nos últimos anos, do ponto de vista político, com a concessão e a retirada de incentivos fiscais, está levando o setor atacadista brasiliense a viabilizar alternativas de manutenção de seus negócios. “Mesmo que isso implique na perda considerável de empregos e arrecadação de impostos para a nossa cidade”, explica.

Após o evento, o retorno para Brasília será marcado pela continuação da luta em busca de incentivos ao setor. ”Vamos amadurecer a ideia nas próximas semanas. Não podemos ficar de braços cruzados diante deste problema, que pode ocasionar o fim do segmento atacadista do Distrito Federal”, defende Carvalho.

Segundo Jacques Veloso, o risco de migração das empresas pode, facilmente, persistir e levar um grande número de instituições devido aos incentivos fiscais existentes em outros estados. Ao contrário do que acontece no DF, os benefícios concedidos não são questionados pelos ministérios públicos das respectivas unidades da Federação.

Sobre o Sindiatacadista/DF – Criado em dezembro de 2001, o Sindiatacadista/DF representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no DF.


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINDIATACADISTA/DF
Proativa Comunicação
Contato: Flávio Resende (61) 9216-9188 / Cíntia Rebelo (9904-6556)
Tel.: (61) 3242-9058 / 2845
proativa@proativacomunicacao.com.br
Twitter: ProativaC

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O detalhe que faz a diferença

O detalhe que faz a diferença

A arquiteta e design de interiores Thaciana Silveira fala sobre os tipos, cores e materiais de revestimento para cada cômodo da casa

Ao decorar um ambiente, os detalhes fazem a diferença. Segundo a arquiteta e design de interiores Thaciana Silveira, os revestimentos são fundamentais na hora de decorar. A arquiteta destaca que há uma variedades enorme de materiais, cores e texturas, mas é preciso ter cuidado ao escolher para eleger o tipo adequado para cada cômodo e não misturar estilos.

“Os revestimentos mostram o inusitado, despertam os sentidos e criam contrastes que valorizam a decoração. Além disso, quando bem escolhidos, podem criar referência e hierarquia nos ambientes”, descreve Thaciana.

Antigamente, eram poucas as opções de revestimentos, a maioria dos arquitetos usava apenas o papel de parede. Esse cenário mudou. “Hoje temos porcelanatos, placas cimentícias, placas lisas ou com texturas, tecidos, madeiras, placas de MDF, adesivos, dentre outros”, afirma Thaciana.

O revestimento pode substituir a tinta e, apesar de ser um pouco mais caro, é bem mais durável e resistente. “Outra facilidade é que a instalação desses materiais é bem mais rápida, faz menos sujeira e pode mudar completamente o ambiente”, descreve a arquiteta.

Thaciana alerta para duas questões importantes: a escolha do material adequado para cada tipo de ambiente e a contratação de pedreiros e profissionais qualificados, que saibam manusear os diferentes tipos de revestimentos. “A cozinha requer materiais mais polidos e lisos. Já os lavabos – que não recebem tanta umidade – podem ser decorados com peças mais rústicas. O resultado final vai depender da qualidade do profissional que está fazendo a obra, por isso é importante contratar pessoas experientes”, destaca.

Quem está interessado em mudar os ambientes da casa deve ficar atento às tendências do mercado, que investe cada vez mais nesse segmento.
“O mercado faz uma competição saudável dentro dessa área, pois muitas empresas têm materiais exclusivos e novidades. Como exemplo posso citar Portinari, Pietra, Portobello e Mosarte”, afirma a arquiteta.

Thaciana já realizou vários trabalhos que foram reconhecidos pela elegância, funcionalidade e sofisticação. Na “Suíte Murilo Rosa”, na Casa Cor 2009, idealizada para homenagear o ator global, a arquiteta usou vários tipos de revestimentos e ganhou notoriedade pela excelência do trabalho. “Meu objetivo é deixar o espaço ainda mais sofisticado”, conta Thaciana. Para cobrir cabeceiras e armários, ela utilizou MDFs (placas de fibras de média densidade) exclusivos de Masisa, nos padrões Navonna e Virgínia.

Sobre Thaciana Silveira – Thaciana Silveira está há doze anos no mercado de trabalho e possui um vasto portifólio de projetos arquitetônicos e de decoração. A arquiteta segue o estilo contemporâneo. Já participou de várias mostras, dentre elas Casa Cor, Mostra de Sacarro, Mostra Sierra, Mostra Quarteto e América Móveis e Mostra Artefato, com soluções inteligentes, práticas e atuais.

ASSESSORIA DE IMPRENSA –
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail:
atendimento1@proativacomunicacao.com.br;
proativa@proativacomunicacao.com.br

De olho no seu dinheiro

De olho no seu dinheiro

Especialista em segurança dá dicas de como evitar assaltos e sequestros ao sacar dinheiro


Assaltos e sequestros relâmpagos em saídas de bancos e caixas eletrônicos são cada vez mais frenquentes. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistemas de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores no Distrito Federal (SINDESP-DF), Irenaldo Pereira, algumas precauções podem inibir a ação de bandidos.

Irenaldo, que é especialista em segurança, aconselha os clientes bancários a procurar bancos e caixas eletrônicos em locais mais movimentados, com grande circulação de pessoas. “Evite bancos 24 horas em áreas desertas e em pontos de conveniência de cidades satélites”, afirma Irenaldo.

Outra dica importante é não deixar que as pessoas vejam a quantia em dinheiro que está sendo sacada. “Evite a “boca do caixa”. Se precisar sacar uma grande quantia, solicite ao gerente que o faça em uma área reservada. Os bancos possuem espaços destinados a esse serviço, mas poucos clientes utilizam”, declara.

“O ideal é que as pessoas saquem dinheiro durante o dia ou antes das 22h, em locais movimentados”, relata Irenaldo. O especialista também aconselha que, ao fazer saques ou ir ao banco, a pessoa vá acompanhada. “Sozinho o indivíduo tem mais chances de ser abordado”, afirma.

“Ao sair do banco haja naturalmente. Não olhe como se estivesse assustada. Isso chama a atenção dos assaltantes. Outra dica é estacionar o carro em lugar iluminado e o mais próximo possível do local do saque”, aconselha Irenaldo.

O especialista conclui falando sobre os cuidados relacionados à atenção. “Evite sair com o dinheiro na mão e com a bolsa ou carteira aberta. Guarde o dinheiro quando ainda estiver dentro da cabine de saque ou da agência. Nunca se ausente antes de finalizar a sessão na máquina. Muitas pessoas não respondem a pergunta ‘deseja fazer outra operação?’ e saem, deixando a sessão bancária aberta.”, aponta Irenaldo.



Dicas de segurança

- Evite horários noturnos para efetuar o saque;
- Procure sacar o dinheiro em locais movimentados;
- Não deixe que outras pessoas vejam a quantia sacada;
- Evite sair com o dinheiro na mão e com a bolsa oucarteira aberta. Guarde o dinheiro quando ainda estiver dentro da cabine de saque ou da agência;
- Evite ir sozinho;
- Se precisar de ajuda solicite a um vigilante ou funcionário do banco. Não aceite a ajuda de estranhos;
- Nunca forneça sua senha;
- Seja uma pessoa discreta. Não olhe como se estivesse assustada;
- Estacione o carro, em lugar iluminado, o mais próximo possível do local do saque;
- Ao efetuar o saque, certifique-se que a sua sessão, na máquina, foi finalizada respondendo a pergunta “Deseja efetuar outra operação?”. Aperte a tecla Não, e só depois se ausente.


Sobre o SINDESP/DF - O SINDESP/DF é filiado à Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist). Hoje, conta com 32 associados, que geram, em média, 14.800 empregos diretos.


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINDESP-DF
Proativa Comunicação
Contatos:William Martins (8123-2652)
Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: atendimento1@proativacomunicacao.com.br

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A difícil tarefa de decorar e mobiliar uma quitinete

A difícil tarefa de decorar e mobiliar uma quitinete

A arquiteta e design de interiores, Thaciana Silveira, dá dicas de como aproveitar melhor os espaços internos de ambientes pequenos, sem perder as características do morador

A tendência imobiliária é a construção de apartamentos cada vez menores. São pessoas que compram para investir e gente que vêm de outros estados para trabalhar na cidade. As quitinetes acabam sendo a melhor opção em custo-benefício, devido ao preço, a proximidade com o centro de Brasília e a facilidade na manutenção de um local pequeno.

A grande dificuldade para essas pessoas é conseguir mobiliar e decorar espaços tão pequenos, para que fiquem aconchegantes e funcionais. A arquiteta especialista em design de interiores, Thaciana Silveira, afirma que o importante é estar atento às necessidades dos moradores com relação, por exemplo, à quantidade de armários. “Uma solução para quem precisa de muitos armários é utilizar as divisões da quitinete para embutir os armários e nichos de forma útil”, diz.

Thaciana destaca que não é possível fazer milagres. “É preciso conscientizar o morador do espaço que ele possui e tentar deixar o ambiente mais leve, com equilíbrio nas proporções. Os móveis planejados ajudam muito a deixar o ambiente funcional. O uso de cores claras na mobília e a utilização de materiais reflexivos, como espelhos, vidros e porcelanato no piso polido, dão a sensação de amplitude aos espaços” relata Thaciana.

Para quem mora em uma quitinete alugada, as dificuldades são ainda maiores. As restrições quanto a mudanças estruturais e à mobília existente no apartamento complicam a produção da decoração. Para amenizar esses problemas, a arquiteta aconselha investir em peças e móveis com rodízios, como mesinhas e pufes. Assim, quando o morador for embora, ele pode levar seus objetos de decoração. “Trabalhar com usos de adesivos é um investimento barato, moderno e que muda totalmente o visual. Prateleiras móveis também são boas soluções para quem precisa guardar muitas coisas. Outra possibilidade é a mudança na iluminação com o uso de abajures laterais, que dá um toque mais intimista”, afirma Thaciana.

Confira algumas dicas para aumentar a sensação de amplitude nas quitinetes:
- Use as cores claras e tons mais fortes e coloridos apenas em detalhes, como almofadas, fundo de nichos e mesas laterais;
- Espelhos ajudam a aumentar os espaços e podem ser usados atrás do sofá, em portas de correr, nos painéis divisórios e nas portas dos guarda-roupas;
- Móveis baixos e em linhas retas, em conjunto com composições com vidros, deixam o ambiente amplo e agradável;
- Uma boa iluminação é indispensável para ambientes pequenos.

Sobre Thaciana Silveira – Thaciana Silveira está há doze anos no mercado de trabalho e possui um vasto portifólio de projetos arquitetônicos e de decoração. A arquiteta segue o estilo contemporâneo. Já participou de várias mostras, dentre elas Casa Cor, Mostra de Sacarro, Mostra Sierra, Mostra Quarteto e América Móveis e Mostra Artefacto, com soluções inteligentes, práticas e atuais.


ASSESSORIA DE IMPRENSA –
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail:
atendimento1@proativacomunicacao.com.br;
proativa@proativacomunicacao.com.br

O Direito como profissão

O Direito como profissão

O advogado Jacques Veloso, que foi presidente da OAB Jovem do DF, fala sobre as dificuldades da profissão, áreas de atuação e dicas para quem está entrando no mercado de trabalho

Dia 11 de agosto é o Dia do Advogado. Para muitos estudantes, exercer essa profissão é um sonho. Reconhecida na Constituição Federal como uma das poucas profissões indispensáveis à administração da Justiça, a advocacia é vista como uma profissão renomada. Mas, segundo o advogado Jacques Veloso, da Advocacia Fernandes Melo, a profissão não é feita só de glórias. “Ser advogado requer muito estudo, trabalho e dedicação. Administrar as expectativas do cliente frente à triste lentidão do Judiciário não é uma tarefa fácil”, comenta Jacques

Para se tornar advogado, o estudante passa cinco anos na faculdade, se torna bacharel em Direito e precisa ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), órgão fiscalizador da profissão.

Uma das principais atribuições do advogado é representar os interesses das pessoas físicas ou jurídicas, em juízo ou fora dele, quer entre si, quer perante o Estado. A gama de atuação da profissão é enorme, tanto na área privada quanto na pública. A advocacia possui várias especialidade como, Direito Tributário, Bancário, Contratual, Imobiliário, Administrativo, Cível, Societário e Empresarial, Econômico e Livre Concorrência, Consumidor, Internacional, Trabalhista, Penal, Família.

Jacques destaca que a vida de advogado não é fácil. “É uma profissão estressante. A pressão para o cumprimento dos prazos, sejam os judiciais ou os dos clientes, é constante. Na maioria das vezes, a carga de trabalho é enorme, com pouco tempo para executar as tarefas dentro dos prazos. Sem falar na responsabilidade que o advogado tem ao defender uma causa. Um erro pode significar a perda de valores monetários ou até mesmo a prisão de alguém”, afirma.

Segundo Jacques, o que define um bom advogado é o conhecimento técnico, bons relacionamentos, proatividade para agir, a constante atualização e a excelente capacidade de ouvir.

Para quem está se formando agora, Jacques aconselha a perseverança, muito trabalho, dedicação ao estudo e tentar estabelecer contatos importantes.”Não se constrói uma carreira do dia para a noite, é uma trabalho lento e demorado.”, afirma.

Quanto ao mercado de trabalho, Jacques alerta que é preciso ficar atendo às novas demandas. “Existem algumas áreas do Direito com grande volume, como Família, Consumidor e Cível. Contudo, a minha sugestão é que o iniciante busque áreas mais novas e complexas, com menos volume de demandas, mas com menos concorrência também”.

Jacques Veloso é especialista em Direito Tributário, sócio da Advocacia Fernandes Melo, foi presidente da OAB Jovem do DF nos anos de 2004 a 2006, e membro da Comissão de Apoio aos Advogados Iniciantes do Conselho Federal da OAB, de 2007 a 2009. Além de advogar, Veloso também ministra aulas de Direito Tributário na Universidade Católica de Brasília.

Exame da OAB

Para exercer a advocacia, o bacharel em Direito precisa ser aprovado no Exame da OAB. A prova possui duas fases: a primeira é objetiva, com 100 questões sobre as diversas áreas do Direito. A segunda fase é subjetiva e o candidato deve optar, previamente, pela área de atuação.

Jacques explica que, para conseguir a aprovação, o estudante deve ter uma boa formação acadêmica, estudar durante todo o curso e não apenas após o seu termino. “Os cursinhos preparatórios podem ajudar, mas não resolvem se o aluno não se dedicar ao longo da graduação”, conclui Jacques Veloso.

Sobre a Advocacia Fernandes Melo S/S – Com treze anos de experiência, a Advocacia Fernandes Melo foi fundada em 1997 pelos advogados Cristiano de Freitas Fernandes e Jacques Veloso de Melo. O escritório, com sede em Brasília-DF, atua nas áreas do Direito Empresarial, Público, Tributário, Bancário, Econômico, Internacional, Imobiliário, Civil e Administrativo (licitações).


ASSESSORIA DE IMPRENSA –
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail:
atendimento1@proativacomunicacao.com.br;
proativa@proativacomunicacao.com.br

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O perigo dos contratos bancários

O perigo dos contratos bancários

Advogado especialista em Direito do Consumidor alerta para os riscos de contratar serviços sem o auxílio de uma assessoria jurídica


Ao contratar um serviço bancário, como a aquisição de um cartão de crédito ou de cheque, especial o consumidor não imagina a dor de cabeça que pode ter. Passado alguns meses, começam a chegar as cobranças indevidas e constam no extrato bancário siglas descontando valores que, muitas vezes, o cliente não consegue entender. Isso sem falar na cobrança de juros que não constavam no contrato.

O advogado Cristiano Fernandes, da Advocacia Fernandes Melo, especialista em contratos, relata que as principais irregularidades cometidas pelos bancos são as cobranças de juros sem valor definido expresso em contrato, o débito na conta corrente por serviços que o cliente não solicitou e a cobrança de juros sobre juros. ”Nos contratos de cartões de crédito e cheques especiais devem constar o percentual de juros que será cobrado”, afirma Cristiano.

Cristiano Fernandes aconselha aos clientes procurarem uma assessoria jurídica antes de fechar empréstimos e contratos bancários. “O consumidor precisa estar atendo aos valores da taxa de juros e da inadimplência no caso de não pagamento. Cada banco é livre para cobrar a variável da taxa que quiser, desde que esteja dentro da média de mercado estabelecida pelo Banco Central.

“Procure uma assessoria jurídica antes de fechar empréstimos e contratos. Leve a minuta do contrato e tome conhecimento do conteúdo da proposta, das taxas estabelecidas e dos valores cobrados em caso de inadimplência.”

Com relação à cobrança de juros sobre juros, conhecida como juros capitalizados, o advogado alerta que é ilegal. “O banco só pode cobrar juros sobre o saldo atualizado, sem somar os juros do mês anterior, ou seja, a cobrança em cima da dívida, sem contar os juros que já foram pagos”, sugere Fernandes.

“O banco só pode cobrar pela Comissão de Permanência – espécie de taxa mensal de inadimplência – se sua taxa específica estiver contratada. Mas, mesmo assim, o banco não pode cumular a cobrança da comissão com multa, juros de mora e correção monetária. A cobrança acumulada é uma arbitrariedade e o consumidor deve exigir seus direitos”, declara.

Outra dica importante é observar o extrato da conta corrente com frequência. “O consumidor tem de ficar atento para ver se o extrato corresponde à realidade. Com essa atitude, o cliente evita que o banco cobre por serviços que não foram solicitados, o que também é ilícito”, completa o advogado. Para exemplificar, Cristiano cita o caso da cobrança dos seguros contra roubos para cartões de crédito, muitas vezes embutidos sem o conhecimento do correntista.

Caso o consumidor já tenha feito o contrato e esteja arrependido, Fernandes aconselha ao consumidor levar uma cópia do contrato para o seu advogado e procurar saber quais irregularidades estão sendo cometidas. Em seguida, a sugestão é tentar negociar o contrato direto com o banco. “Se essa atitude não resolver, o cliente pode recorrer à Justiça”.

Sobre a Advocacia Fernandes Melo S/S – Com treze anos de experiência, a Advocacia Fernandes Melo foi fundada em 1997 pelos advogados Cristiano de Freitas Fernandes e Jacques Veloso de Melo. O escritório, com sede em Brasília-DF, atua nas áreas do Direito Empresarial, Público, Tributário, Bancário, Econômico, Internacional, Imobiliário, Civil e Administrativo (licitações).


ASSESSORIA DE IMPRENSA –
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail:
atendimento1@proativacomunicacao.com.br;
proativa@proativacomunicacao.com.br

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Benefícios da Fisioterapia Aquática

Benefícios da Fisioterapia Aquática

Terapia diminui o peso e o impacto nas articulações, auxilia na redução de edemas, promove o relaxamento muscular e melhora a capacidade cardiorrespiratória

A Hidroterapia utiliza a água como recurso físico para o tratamento de disfunções de órgãos e sistemas do corpo humano. A atividade é realizada dentro da piscina por fisioterapeutas em diversas áreas de atuação, como neurológica, pediátrica, ortopédica, traumatológica, desportiva, cardiorrespiratória, gerontológica, reumatológica, dentre outras.
Segundo o fisioterapeuta do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), Abdo Zeghbi, algumas disfunções justificam a indicação para a Fisioterapia Aquática, conhecida popularmente como Hidroterapia. Zeghbi afirma que essa modalidade terapêutica possui uma série de vantagens devido ao uso dos recursos físicos da água que, combinados a movimentos do corpo e a atividades aeróbicas, constituem uma ferramenta terapêutica insubstituível na prática clínica.
“A Fisioterapia Aquática auxilia na redução de edemas, promove o relaxamento muscular; além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e vascular.
Outro importante benefício que a terapia proporciona é a retirada da carga das articulações”, afirma Zeghbi.
O fisioterapeuta explica que a Fisioterapia Aquática possibilita o uso da profundidade na piscina para reduzir o peso corporal em até 90%. Pacientes reumáticos, ortopédicos e hemofílicos são beneficiados pela redução da sobrecarga nas articulações. As variações de profundidade promovem maior ou menor grau de dificuldade para a realização dos movimentos e auxiliam no tratamento da estabilidade para a deficiência do equilíbrio. “Um paciente com lesão medular terá mais facilidade para se manter em pé ou treinar sua marcha no ambiente aquático”, afirma o fisioterapeuta.
“No caso de atletas, após uma lesão, o paciente sofre um aumento da sensibilidade à dor e perde um pouco da capacidade de suportar o peso sobre a área afetada. A água reduz a força da gravidade, o que permite a realização do gesto desportivo de forma mais confortável. A fisioterapia aquática se constitui em um recurso terapêutico fundamental, porque a água suporta o corpo, reduzindo o esforço conjunto e proporcionando resistência e assistência aos movimentos”, conclui Zeghbi.
“Pacientes com incontinência urinária e fecal, hipertensão arterial e pacientes traqueostomizados merecem ressalvas com relação à indicação diz Zeghbi. “A Fisioterapia Aquática é contraindicada para pacientes com doenças de pele, feridas abertas e quadros febris”, afirma.
A atividade exige algumas especificações quanto à temperatura da água, ao vestuário, à acessibilidade, ao piso antiderrapante e ao uso de corrimões nas rampas e escadas. O ambiente aquático constitui-se em um espaço ambulatorial privilegiado e conta com esteiras, bicicletas, estepes, camas elásticas, turbilhões com jatos direcionados e uma variedade de materiais e equipamentos capazes de promover diferentes propostas de tratamentos na realização dos movimentos sub-aquáticos.

Sobre o COFFITO - O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) é uma Autarquia Federal criada pela Lei nº 6316, de 17 de dezembro de 1975, que representa cerca de 140 mil profissionais e tem como objetivos a normatização e o exercício do controle ético, científico e social das atividades da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional e das empresas prestadoras de tais tipicidades assistenciais ao meio social.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – COFFITO
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio – 61- 8156-0888
Flávio Resende – 61- 9216-9188
Tel.: (61) 3242-9058
E-mail: atendimento1@proativacomunicacao.com.br

Estado e empresas a favor da Segurança Pública

Estado e empresas a favor da Segurança Pública


*Irenaldo Pereira Lima

O Brasil enfrenta problemas diários ligados à segurança. As instituições públicas, que deveriam assegurar a integridade física e moral do cidadão – direito garantido pela Constituição –, muitas vezes, são falhas. Infelizmente o poder público não consegue controlar a criminalidade e possui um quadro de funcionários insuficiente, se comparado ao esquadrão de criminosos. Com o dever de defender a população, os bens públicos e manter a ordem social, a polícia se encontra sobrecarregada. A solução para amenizar esses problemas está na integração da segurança pública com a privada.

Essa integração se dá por meio da intervenção e fiscalização do Estado com a presença, a mão de obra e a expertise da iniciativa privada, mediante contrato, para a manutenção, controle ou provimento de serviços. No caso da segurança pública, a integração público-privada têm auxiliado as autoridades a garantir mais segurança à população. Graças ao auxílio das empresas privadas de segurança, o Estado tem conseguido fazer monitoramento eletrônico, instalar alarmes, receber denúncias de vigilantes que presenciam ocorrências suspeitas, dentre vários outros serviços que facilitam o trabalho da polícia.

No Distrito Federal, os benefícios dessa integração público-privada podem ser exemplificados pela realização do projeto piloto de sucesso no Posto Policial de Planaltina. O 14º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com o Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistemas de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores no Distrito Federal (Sindesp-DF), contratou uma empresa de segurança para fazer o monitoramento eletrônico e a instalação de alarmes no local. Com essa iniciativa, os policiais podem fazer rondas com mais frequência na comunidade, sem se preocupar com a depredação do patrimônio da corporação. Além disso, se um morador quiser fazer uma denúncia, a empresa entra em contato com a polícia e avisa que há um cidadão esperando para fazer uma ocorrência.

Outra vantagem é a economia. Em vez de se contratar quatro policiais – dois para cuidar do posto policial e outros dois para fazer a ronda –, será necessário apenas a contratação de um vigilante e da instalação do sistema de monitoramento eletrônico. O custo do contrato é bem menor e mais vantajoso.

A integração do setor público com o privado também está presente na segurança dos jogos em estádios, seja por meio da contratação de homens para fazer a segurança interna seja pelo uso do Circuito Interno de TV. O serviço é uma exigência da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), com o intuito de garantir comodidade e proteção aos torcedores e jogadores. O efetivo da polícia faz a segurança externa do estádio e redondezas, e uma empresa privada cuida do interior, com a presença de vigilantes e o uso do circuito interno de TV. Caso a situação saia do controle e dos limites de atuação da conveniada, a polícia é convocada a intervir.

Em algumas cidades do país - como Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) –, é comum encontrar monitoramento eletrônico nas ruas, por câmeras de filmagens distribuídas em locais estratégicos. Em boa parte dos casos, os serviços são oferecidos por empresas privadas em parceria com as prefeituras locais. As filmagens colaboram no trabalho da polícia e promovem a segurança, principalmente nas áreas comerciais. Nesta forma de integração, as empresas conveniadas comunicam qualquer anormalidade às unidades policiais, que se encaminham ao local, além de auxiliar no reconhecimento de criminosos.

As instituições de segurança pública, infelizmente, não conseguem atender todas as demandas relacionadas à manutenção da segurança, zelar pelo patrimônio público e garantir o bem estar da população. Por isso, o auxílio das empresas privadas se faz necessário. Com o uso da tecnologia e a ajuda no efetivo, há a distribuição das funções, eliminando, assim, a sobrecarga das instituições públicas.

* Presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistemas de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores no Distrito Federal (SINDESP/DF)

Saiba quais são os impostos descontados do seu salário

Saiba quais são os impostos descontados do seu salário

Advogado especialista em Direito Tributário e Trabalhista explica os tributos pagos pelo empregado e os encargos trabalhistas gastos pelas empresas



Muitos empregados se decepcionam ao receber o primeiro salário, após a contratação com a assinatura da Carteira de Trabalho. A legalização, que garante aposentadoria e outros benefícios, implica em pagamento de tributos e desconta, aproximadamente, 26% do salário do trabalhador.

O contracheque ou holerite, como costumava ser chamado, descreve todos os valores que foram descontados ou acrescidos no salário do empregado. O documento também serve para declarar e comprovar a renda em instituições financeiras e lojas. Essa informações, embora essenciais, nem sempre são fáceis de entender, devido à quantidade de siglas e cálculos.

O advogado Jacques Veloso, da advocacia Fernandes Melo, explica que o trabalhador, de modo geral, precisa pagar a contribuição previdenciária ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e o Imposto de Renda (IR). “O valor dos descontos vai depender da faixa salarial do trabalhador. No caso da previdência, o desconto varia de 8% a 11%. Já a contribuição para o Imposto de Renda pode variar da isenção aos 27,5%”, declara Veloso.

Além desses impostos, o trabalhador paga a Contribuição Sindical. “Esse valor corresponde ao pagamento anual das contribuições de categoria econômica ou profissional, que visam a manutenção do sistema de representação. Tanto empregadores quanto empregados são obrigados a efetuar o recolhimento a suas entidades representativas”, afirma o advogado.

Jacques Veloso lembra que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é recolhido pelo empregador, no valor de 8,5% sobre o salário do trabalhador. Outra tributação de responsabilidade da empresa é o recolhimento do Programa de Integração Social (PIS). Segundo o advogado, os encargos trabalhistas pagos pelas empresas ainda é alto. “Os custos variam de acordo com a atividade desenvolvida pela empregadora, mas o mais usual é a seguinte incidência: 20% de contribuição previdenciária; 0,5% a 6% de Seguro Acidente do Trabalho (SAT) e 5,8% pagos em tributos que incluem o Sistema “S” (SEBRAE, SENAC, SESC, SESI, SENAI) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A administradora de empresas, Meire Trindade, ressalta que, além dos impostos, o empregador tem outros custos com o trabalhador. “É ideal que a empresa faça uma provisão mensal para pagar Décimo Terceiro Salário, adicional de férias, férias, ausência remunerada, licenças, repouso remunerado e feriado, rescisão contratual, vale transporte, dentre outros encargos. Em média, um trabalhador custa para a empresa, contando os impostos, os benefícios e o salário, quase o dobro do salário que recebe“, afirma a administradora.

Sobre a Advocacia Fernandes Melo S/S – Com treze anos de experiência, a Advocacia Fernandes Melo foi fundada em 1997 pelos advogados Cristiano de Freitas Fernandes e Jacques Veloso de Melo. O escritório, com sede em Brasília-DF, atua nas áreas do Direito Empresarial, Público, Tributário, Bancário, Econômico, Internacional, Imobiliário, Civil e Administrativo (licitações).


ASSESSORIA DE IMPRENSA –
Proativa Comunicação
Contatos: Fabiana Sampaio (8156-0888)
Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail:
atendimento1@proativacomunicacao.com.br;
proativa@proativacomunicacao.com.br