segunda-feira, 22 de março de 2010

Mercado de comerciais leves cresce 11,4%

Em janeiro e fevereiro de 2010, 2.449 unidades foram emplacadas,
contra 2.199 no mesmo período do ano passado.


Brasília, 22 de março de 2010 – O comportamento do mercado de comerciais leves - que abrange camionetes, picapes e utilitários em geral – tem sido bom neste início de ano. É o que indica pesquisa do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (SINCODIV/DF), que traz os dados de venda do primeiro bimestre de 2010 do segmento.

Em fevereiro, os concessionários que atuam no ramo venderam 1.210 unidades, contra 1.119 no mesmo mês de 2009, o que representa um crescimento de 8,1%. Nos dois primeiros meses de 2010, foram emplacados 2.449 carros. Na comparação com o resultado obtido no mesmo período do ano passado, quando 2.199 unidades foram comercializadas, houve alta de 11,4%.

Apesar da queda de 2,3% em relação a janeiro deste ano, quando 1.239 comerciais leves foram emplacados, Ricardo Lima, presidente do SINCODIV/DF, acredita que o segmento vai contribuir bastante para que o setor automotivo mantenha um bom ritmo de crescimento. “Este ano, há a expectativa da instalação de novas concessionárias e diversos lançamentos, o que deve movimentar ainda mais o mercado”, considera.

Para Lima, com as facilidades de financiamento oferecidas hoje, o mercado de utilitários cresceu. “Geralmente, o custo desse tipo de veículo é mais alto, em comparação com carros mais compactos. O grande volume de crédito oferecido pelas instituições financeiras, incluindo os bancos das próprias montadoras, e taxas de juros vantajosas têm tornado este segmento atraente”, argumenta.

Ranking - Dentre as cinco marcas mais vendidas em fevereiro de 2010, apenas duas registraram queda. A Fiat permece na liderança, com 293 unidades emplacadas, contra 284 em janeiro.

A GM aparece na segunda colocação e também registrou alta de 12,3%. Ao todo, foram 182 carros vendidos, contra 162 em janeiro. A Volkswagen (VW) ficou em penúltimo lugar, mas teve o maior crescimento do período, de 72,6%. A montadora vendeu 126 veículos em fevereiro, contra 73 unidades no mês anterior.

A Hyundai ficou à frente da VW, mas não foi suficiente para superar a marca obtida em janeiro, quando 169 carros foram emplacados. Em fevereiro, foram vendidas 127 unidades da marca, ou seja, houve queda de 24,9%. Em quinto e último lugar está a Ford, que registrou um recuo de 17,9% nas vendas. Foram 105 veículos no segundo mês do ano, contra 105 no período anterior.

Sobre o SINCODIV-DF – O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF) é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Ranking das marcas mais vendidas*
(comerciais leves)
Fevereiro/2010 Janeiro/2010
1º- Fiat – 293 unidades 284 unidades
2º- GM - 182 unidades 162unidades
3º- Hyundai - 127 unidades 169 unidades
4º- VW - 126 unidades 73 unidades
5º - Ford – 105 unidades 128 unidades

* Os dados da pesquisa referem-se aos emplacamentos registrados no Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF)

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Emplavi promove ação para beneficiar instituições carentes

A Emplavi está com inscrições abertas para novas adesões ao projeto “Emplavi Social”. Por meio da ação, a construtora realiza a reforma de fachadas e, caso necessário, a revitalização do projeto arquitetônico de entidades sem fins lucrativos, como creches, asilos e casas de apoio a crianças e idoso do Distrito Federal.

De acordo com o gerente comercial da empresa, Wilson Charles, por falta de recursos muitas instituições não conseguem construir ou finalizar as obras de todos os espaços, o que influencia na falta de conforto e estrutura dos locais. Por isso, a Emplavi oferece auxílio por meio do projeto social.

As inscrições para o “Emplavi Social” estão abertas. Para participar, os interessados devem preencher, gratuitamente, a ficha de inscrição, disponível no site da Emplavi www.emplavi.com.br, e enviar para o e-mail da gerência de Marketing marketing@emplavi.com.br. Também existe a opção de postar uma carta ou entregá-la pessoalmente na sede da Emplavi, aos cuidados do departamento de Marketing.


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Sindiatacadista/DF promove curso sobre Nota Fiscal Eletrônica

No próximo dia 25, quinta-feira, das 8h30 às 17h, o Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF) realiza a segunda capacitação de 2010.

O curso “Nota Fiscal Eletrônica” (NFE) é voltado para representantes comerciais, profissionais atuantes no setor financeiro, vendedores e demais empresários interessados em aperfeiçoamento técnico. O treinamento será ministrado pelo consultor técnico da PC Sistemas - empresa parceira do Sindiatacadista/DF - Roberto Lima.

Na oportunidade, os participantes conhecerão os principais conceitos relacionados ao novo produto, NFE, além de conhecer métodos para lidar com a ferramenta e a importância dela para as empresas.

De acordo com Fábio de Carvalho, presidente do Sindiatacadista/DF, este é um dos benefícios proporcionados para os atacadistas, a oportunidade de participar de cursos e workshops para aperfeiçoamento profissional. “A busca por novos conhecimentos é fundamental para alcançar sucesso na profissão e desenvolver as empresas”, reforça.

O curso, oferecido gratuitamente para associados ao Sindiatacadista/DF, tem duração de 8 horas. Os interessados podem realizar as inscrições até a próxima segunda-feira, dia 22.
Informações: (61) 3561-6064/65 ou www.sindiatacadista.com.br.

Sobre o Sindiatacadista/DF - Criado em dezembro de 2001, o Sindiatacadista/DF representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no DF.

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Sindiatacadista/DF realiza doação de ovos de Páscoa

Para promover momentos de alegria entre crianças carentes do Distrito Federal, o Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), por meio de seu programa de Ações Sociais, doará 1.000 ovos de Páscoa. Neste ano, a ação, liderada pela empresária e vice-presidente do Sindiatacadista/DF, Janine Brito, beneficiará, no dia 31 de março, cinco instituições ainda não definidas.

De acordo com a empresária, a cada ano, a doação se torna ainda mais relevante. “Em 2009, doamos 800 ovos de Páscoa, mas, neste ano, conseguimos a adesão de um maior número de atacadistas do segmento, o que nos permitiu que mais 200 crianças fossem presenteadas”, comemora.

O princípio do programa Ações Sociais do Sindiatacadista/DF é realizar atividades que promovam o bem-estar social da comunidade do DF. O objetivo é valorizar, difundir e resgatar os aspectos sociais, educacionais, desportivos e culturais. Entre outros projetos sociais criados pela instituição estão a Campanha Volta às Aulas, que realiza a doação de materiais escolares, a Campanha do Agasalho, que doa agasalhos, lençóis e roupas de frio para a população carente, além da Campanha do Dia das Crianças.

Sobre o Sindiatacadista/DF - Criado em dezembro de 2001, o Sindiatacadista/DF representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no DF.

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Spoleto incrementa cardápio com clássico da gastronomia mundial

Com duração de 30 dias, a nova campanha lança, com preço especial, o Spaghetti à bolognesa. O produto pode ser encontrado, a partir do próximo dia 15, em todas as lojas do Spoleto no país, inclusive, em Brasília

Brasília, 22 de março de 2010 - A partir do próximo dia 15, até 15 de abril, o clássico prato italiano Spaghetti à bolognesa será a grande estrela do cardápio do Spoleto. A maior rede de culinária italiana do país reedita o best seller da gastronomia mundial e o apresenta com um preço pra lá de especial: apenas R$ 9,90.

A massa incrementará o cardápio de receitas prontas da rede, que desde 2009 lança novos pratos com molhos exclusivos, com o objetivo de complementar o menu original do restaurante, consagrado por deixar o cliente à vontade para elaborar o seu próprio prato.

O Spaghetti à bolognesa do Spoleto segue a receita original e chega com um molho mais suculento e encorpado, preparado com carnes Wessel, que acabou de fechar parceria com a rede para fornecer matéria-prima para alguns produtos. Já a massa de grano duro leva a assinatura da Pasta Zara. Apesar de ser um prato pronto, o cliente tem a opção de acrescentar quatro toppings por mais R$ 2,00.

Para lançar o clássico, o Spoleto investe, pela primeira vez, numa campanha em TV aberta no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. O plano de mídia engloba TV a cabo nacional, mobiliário urbano na capital fluminense e painel de Metrô na capital paulista, além de material nos pontos de relacionamento. O investimento total foi na ordem de R$ 1 milhão e a campanha é assinada pela agência Artplan.

Esta será a principal campanha no semestre da maior rede de culinária rápida italiana do país, com a qual a empresa estima aumentar em 10% as vendas (pratos vendidos) e incrementar em 5% o faturamento mensal. A ação acontecerá no período de 30 dias.

“Selecionamos o prato mais tradicional e apreciado do mundo, que agrada de crianças a adultos, e o lançamos num valor também muito apetitoso. É a primeira vez que o Spoleto investe numa campanha de preço aliada à qualidade do produto”, declara Antonio Moreira Leite, que acaba de assumir a gerência de Marketing do Spoleto.

Sobre o Spoleto - Líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, o Spoleto possui atualmente 255 restaurantes (entre abertos e assinados com previsão de abertura até 2011), sendo 233 no Brasil (205 em operação) e 22 no exterior (20 no México e duas na Espanha). São 13 lojas próprias e as demais administradas pelo sistema de franchising. No Brasil, a rede está presente em 23 estados e no Distrito Federal. A maior concentração está em São Paulo (80) e no Rio de Janeiro (55).


LOJAS EM GOIÁS:
- Spoleto Caldas Novas
- Spoleto Flamboyant Shopping
- Spoleto Bouganville Shopping
- Spoleto Goiânia Shopping

LOJAS DO DISTRITO FEDERAL:
- Spoleto Asa Sul (408/9 Sul)
- Spoleto Águas Claras
- Spoleto Brasília Shopping
- Spoleto Boulevard Shopping
- Spoleto Aeroporto JK
- Spoleto Alameda Shopping
- Spoleto Financial Center (Setor Bancário Sul)
- Spoleto Flórida Mall
- Spoleto Gilberto Salomão
- Spoleto Pátio Brasil
- Spoleto Posto de Conveniência da SQN 314 (loja aberta 24 horas)
- Spoleto Posto de Conveniência da Universidade de Brasília
- Spoleto Taguatinga Shopping
- Spoleto Terraço Shopping
- Spoleto Conjunto Nacional
- Spoleto Pier 21
- Spoleto ParkShopping de Brasília
- Spoleto Sudoeste (loja aberta 24 horas)


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SPOLETO DISTRITO FEDERAL/GOIÁS
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sexta-feira, 19 de março de 2010

Lucro líquido da Brookfield Incorporações cresce 72,5% em 2009 e atinge R$ 201,9 milhões

Centro-Oeste é responsável por 44,5% dos lançamentos
e 42,5% das vendas contratadas. Em 2009, 25 empreendimentos foram lançados na região; 10 deles no quarto trimestre

A Brookfield Incorporações S.A. (BM&FBovespa: BISA3), uma das maiores incorporadoras integradas do Brasil, registrou um lucro líquido de R$ 201,9 milhões no ano de 2009, um crescimento de 72,5% em relação a 2008. O valor obtido no quarto trimestre de 2009 foi de R$ 51,6 milhões.

As vendas contratadas da empresa chegaram a R$ 2,3 bilhões em 2009, ou 97% a mais do que o obtido em 2008. A região Centro-Oeste foi responsável por 42,5% desse montante, o que representa R$ 565,5 milhões. O destaque fica por conta do Distrito Federal, que atingiu R$ 336,7 milhões, contra R$ 334,8 milhões em 2008, e R$ 16,0 milhões em 2007.

“O segredo do sucesso que obtivemos ao longo de 2009 está diretamente ligado à análise e ao planejamento traçado pela empresa em meio aos problemas internacionais. Utilizando nossa experiência no setor, apostamos no mercado consumidor e mantivemos o nível de lançamentos que havíamos estabelecido, o que se mostrou uma decisão muito acertada”, afirma Nicholas Reade, diretor presidente da Brookfield Incorporações.

Dos R$ 2,7 bilhões de lançamentos em 2009, que cumpriram com o guidance previamente divulgado, 36,7% foram realizados em São Paulo, 15,6% no Rio de Janeiro e 44,5% na região Centro-Oeste.

Dentro do Centro-Oeste, o Distrito Federal foi o líder em lançamentos, com R$ 498,3 milhões, o que representou 18,6% do país todo. Logo em seguida apareceu Goiás, com R$ 353,1 milhões lançados e 13,2% do total. Mato Grosso (R$ 162,9 milhões e 6,1%) e Mato Grosso do Sul (R$ 175,8 milhões e 6,6%) completam os resultados na região, que recebeu 25 lançamentos em 2009, com 10 deles no quarto trimestre do ano.

O planejamento estratégico da Brookfield está baseado no equilíbrio do mix de produtos e na diversificação das regiões atendidas, conforme explica Luiz Rogélio Tolosa, diretor executivo de Relações Institucionais e com investidores. “A Brookfield busca obter 50% de seu volume de lançamentos dentro dos segmentos médio e médio-baixo, formado por imóveis com valores de até R$ 500 mil. Em 2009 conseguimos 50,3% nesses imóveis, que se enquadram nas regras do Sistema Financeiro de Habitações (SFH), e que permitem a utilização de recursos do FGTS“.

Dos 15% a 20% do volume de lançamentos que a companhia planeja destinar ao segmento econômico, dentro do programa Federal “Minha Casa, Minha Vida”, foram contabilizados 20,7% em 2009. Os produtos com valores superiores a R$ 500 mil foram responsáveis por 12%, enquanto que o segmento de escritórios ficou com 17%.

Unificação de marcas
O ano de 2009 também ficará marcado pelo lançamento da marca Brookfield Incorporações, resultado da integração das empresas Brascan Residential Properties, Company S/A e MB Engenharia.

“Num projeto que envolveu todas as esferas da companhia e todos os nossos colaboradores, conseguimos identificar as vantagens competitivas de cada uma das empresas para otimizar nossos negócios e conseguir resultados cada vez melhores, entregando produtos de alta qualidade para o nosso consumidor”, explica Reade,.

A adoção dessa nova marca faz parte da estratégia de alinhamento de identidade com a sua principal acionista, Brookfield Asset Management, gestora global de ativos que mantém investimentos de mais de US$ 100 bilhões nos segmentos de energia renovável, infraestrutura e imobiliário.

Mercado de Capitais

Os resultados comerciais obtidos pela empresa ao longo do ano de 2009 se refletiram na liquidez das ações da companhia. O volume financeiro médio diário da empresa passou de R$ 1,8 milhão no primeiro trimestre do ano para R$ 27,4 milhões em fevereiro de 2010. Além disso, a entrada no IBrX em 2009 e no MSCI Emerging Markets em 2010 demonstra a confiança do mercado de capitais na solidez da Brookfield.

Guidance

A Brookfield continua sua política de fornecer guidance para o mercado. Para os próximos dois anos, a empresa espera alcançar em lançamentos entre R$ 3 bilhões e R$ 3,3 bilhões em 2010 e R$ 3,5 bilhões a R$ 4 bilhões em 2011. Em vendas contratadas, a expectativa é obter entre R$ 2,5 bilhões e R$ 2,8 bilhões em 2010 e entre R$ 3,4 bilhões a R$ 3,7 bilhões em 2011.

Para atingir esses objetivos, a Brookfield Incorporações também anunciou em 2009 a criação de uma nova Unidade de Negócios com foco na região Sul e no interior do estado de São Paulo, que vai trabalhar na expansão dos mercados da empresa.


Sobre a Brookfield Incorporações - A Brookfield Incorporações é uma das incorporadoras integradas líderes do mercado imobiliário brasileiro, com operações de aquisição de terrenos, planejamento, desenvolvimento, construção, venda e prestação de serviço de atendimento ao cliente. A Brookfield Incorporações atua nos segmentos residencial – em todas as faixas de renda –, de escritórios e de obras para terceiros. Com um banco de terrenos estrategicamente localizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Ceará, a Brookfield Incorporações conta com três mil colaboradores. Companhia de capital aberto listada no Novo Mercado, segmento da BM&FBovespa que exige as melhores práticas de transparência e de governança corporativa, o símbolo de negociação das suas ações é BISA3. Sua principal acionista é a Brookfield Asset Management, gestora global de ativos que mantém investimentos de mais de U$ 100 bilhões nos segmentos de energia renovável, infraestrutura e imobiliário, sendo que neste último são U$41 bilhões investidos nos principais mercados do mundo.

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terça-feira, 9 de março de 2010

Cresce o número de Administradores registrados no sistema CFA/CRAs

Em quatro anos, mais de 37 mil profissionais solicitaram o registro, aumentando em 14,4% no número de profissionais registrados



O Conselho Federal de Administração (CFA) divulgou a posição dos administradores registrados no Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) dos últimos quatro anos. De acordo com o levantamento, o Sistema teve um crescimento de 14,4% no número de profissionais registrados.

A pesquisa mostrou que, em 2006, o CFA tinha mais de 259 mil Administradores registrados e no ano passado, esse número aumentou para quase 300 mil, um aumento de mais de 37 mil em relação aos últimos quatro anos.

Para o presidente do CFA, Adm. Roberto Carvalho Cardoso, o crescimento no número de Administradores e tecnólogos registrados se deve as constantes campanhas de informação e incentivo ao registro. “O Sistema CFA/CRAs promove eventos e projetos que buscam aproximar os alunos do curso de Administração, dos cursos superiores de tecnologia e as Instituições de Ensino Superior dos Conselhos, mostrando para eles a importância de ser um profissional registrado”, explicou o presidente.

Um dos projetos desenvolvidos, por exemplo, são as visitas aos CFA/CRAs. Na ocasião, os estudantes de Administração visitam os Conselhos para conhecerem as instalações e a infraestrutura das Autarquias. Além disso, eles assistem palestras sobre ética profissional, a função social do Administrador, o papel do Sistema CFA/CRAs e outros assuntos ligados à profissão.

De acordo com Cardoso, uma das vantagens de ser um profissional registrado é ser reconhecido no mercado de trabalho como uma pessoa qualificada e apta a exercer a profissão. Além disso, o Administrador e o tecnólogo contará com o respaldo do Sistema CFA/CRAs para proteger os seus diretos profissionais e pelo reconhecimento da profissão.

Sobre o CFA – O Conselho Federal de Administração é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão de Administrador, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. Este, que tem como missão promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão do Administrador visando a defesa da Sociedade, é integrado pelo CFA e pelos 25 Conselhos Regionais de Administração – CRAs, sediados em quase todos os Estados da Federação.

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Concessionários registram alta de 12,1% em fevereiro

Foram vendidos 7.569 veículos, contra 6.753 em janeiro. Empresários do setor esperam um resultado ainda melhor em março, último mês de redução do IPI para carros zero quilômetro



Em fevereiro, o setor automotivo do Distrito Federal registrou um bom resultado frente a janeiro, quando os concessionários venderam 6.753 unidades. Ao todo, 7.569 veículos, entre automóveis, caminhões, camionetas, ônibus e micro-ônibus, foram emplacados no segundo mês de 2010, o que representou um crescimento de 12,1%.

A marca obtida é a segunda melhor, desde 2003, de acordo com dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (SINCODIV/DF). Perde apenas para fevereiro de 2009, época em que 7.973 veículos foram emplacados. No acumulado do ano, os empresários comercializaram 14.322 unidades, contra 16.365 no mesmo período do ano passado, ou seja, houve queda de 12,48%.

Para Ricardo Lima, presidente do SINCODIV/DF, em fevereiro, o mercado deu sinais de que deve retomar o crescimento. “Estamos confiantes de que as vendas de veículos vão crescer este ano. Talvez não no mesmo nível do ano passado. Todo início de ano é um pouco mais difícil. O mês de fevereiro é mais curto que os outros meses e, ainda, tem o feriado de carnaval, o que, de certa forma, impacta no comércio, pois as pessoas aproveitam a folga para viajar. Mesmo com isso, tivemos crescimento em relação a janeiro. Isso indica que ainda é vantajoso comprar um carro zero quilômetro”, considera.

Para março, os empresários esperam um aumento nas vendas ainda maior. Isso porque será o último mês da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor automotivo. “Esperamos que haja uma antecipação de compra neste mês, pois os consumidores vão querer aproveitar a chance de comprar um automóvel a preços mais competitivos”, completa Ricardo Lima.

Ranking – Dentre as cinco marcas mais vendidas no DF apenas uma registrou queda em fevereiro, na comparação com janeiro. A bom desempenho das principais montadoras no DF contribuiu no aumento dos emplacamentos. A Fiat, a exemplo do mês anterior, conquistou a primeira colocação no ranking, com 1.871 unidades, contra 1.755, o que representou uma alta de 6,6%.

A Volkswagen (VW) pulou da terceira para a segunda colocação. Os concessionários da marca venderam 1.170 carros, contra 667 em janeiro. A marca obtida rendeu um crescimento de 75,4%, o maior do período. A General Motors (GM) vem logo em seguida, com 897 unidades emplacadas em fevereiro. Em relação ao mês anterior, quando 929 automóveis foram comercializados, houve queda de 3,4%.

A Ford (512 unidades) e a Renault (454 unidades) finalizam o ranking das marcas mais vendidas com um crescimento de 12,8% e 53,9% em fevereiro, respectivamente. Em janeiro, a primeira registrou 454 unidades emplacadas, e a segunda, 295 unidades.

Sobre o SINCODIV/DF - O SINCODIV-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Ranking das marcas mais vendidas no DF em fevereiro de 2010
(Automóveis)
1º Fiat 1.871 unidades
2º VW 1.170 unidades
3º GM 897 unidades
4º Ford 512 unidades
5º Renault 454 unidades


Fonte sugerida: Ricardo Lima, presidente do SINCODIV/DF

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Em forma com Spinning

Modalidade que simula os movimentos de uma bicicleta comum é febre em academias. Em apenas uma hora de exercícios, combinados com música, é possível queimar mais de 600 calorias



Foi-se o tempo em que era possível pedalar tranquilo pelas ruas. Com o aumento na violência no trânsito e dos assaltos, um simples passeio sobre duas rodas tornou-se um risco. Esses foram os motivos que levaram milhares de pessoas a optarem pelo Spinning, aula de ciclismo feita em grupo, praticada com uma bicicleta desenhada especialmente para a modalidade e que está conquistando um público cativo.

As aulas simulam vários percursos de bicicletas, como retas, subidas e descidas. Os alunos podem pedalar em pé ou sentados. É possível, também, aumentar e diminuir a intensidade da pedalada por meio do graduador de carga. “Estas posições e terrenos são combinados para criar várias técnicas, simulando situações encontradas no ciclismo de rua”, afirma o professor de Spinning da Academia Unique Fitness, Roberto Menescal.

De acordo com Roberto, o principal objetivo do Spinning é aumentar a capacidade cardiovascular dos alunos por meio da Freqüência Cardíaca. “Os treinos são intercalados, alternando picos de intensidade moderada e alta, com períodos de recuperação. Para isso, uso diferentes métodos de treinamento da capacidade aeróbica e anaeróbica”, explica.

Nas aulas são usados diferentes estilos de música, responsáveis por incentivar os praticantes e determinar a cadência dos movimentos. “Para aulas de baixa intensidade, uso ritmos suaves. Caso contrário, costumo selecionar músicas mais agitadas, que vão fazer a galera perder o fôlego”, brinca o professor.

As aulas duram, em média, 60 minutos. Dependendo da intensidade, é possível queimar de 600 a 800 calorias. Além de perder peso, o praticante de Spinning aprimora sua resistência cardiovascular e respiratória. Com alguns métodos é possível, ainda, tonificar a musculatura da coxa e da panturrilha.

Qualquer pessoa pode praticar Spinning. Contudo, Roberto ressalta que os interessados com problemas na coluna ou lesão nas pernas e joelhos precisam consultar um médico antes, para não ter o risco de agravar a doença. Para os iniciantes, o professor dá algumas dicas. “É interessante que a pessoa chegue cedo para aprender a ajustar a bicicleta de acordo com sua altura e pegar algumas dicas com o instrutor. É bom, também, levar uma pequena toalha, uma garrafa com água e, se possível, um monitor de freqüência cardíaca para medir o esforço do exercício”, ensina Roberto, lembrando que se todas as medidas forem tomadas corretamente, não há chances de contrair uma lesão.

Origem do Spinning – Foi do sulafricano Johnny Goldberg, conhecido mundialmente como Johnny G, a idéia de elaborar uma bicicleta estática que permitisse simular os mesmos movimentos de um treino na estrada.

Praticante de ciclismo, Johnny G resolveu viver novas aventuras nos Estados Unidos. Apesar das dificuldades encontradas após um assalto sofrido em Los Angeles, o atleta não desistiu do desporto. Após muito sacrifício, conseguiu um emprego como instrutor de musculação em uma academia.

Já com a vida em ordem, Johnny G inscreveu-se, em 1987, para a famosa corrida Race Across America (RAAM), mas não conseguiu chegar ao fim. No ano seguinte, elaborou um programa de treinos e começou a trabalhar. Mas, com a esposa grávida, as longas saídas de treino em estrada não eram muito bem vindas.

Resolveu, então, desmontar a bicicleta e criou uma bike que lhe permitisse fazer os mesmos movimentos que tinha na estrada, mantendo ao mesmo tempo a geometria da bicicleta a que estava acostumado. A ideia foi levada para as academias de Los Angeles, mas seu modelo de bicicleta estática só foi copiado pela indústria e espalhado para o mundo em 1997.

Dicas para iniciantes do Spinning :

 Chegue antes do início da aula, para que tenha tempo de conhecer o instrutor, ajustar a bicicleta e receber alguns conselhos;
 Leve uma toalha para absorver o excesso de suor;
 Hidrate-se. Para isso, leve uma garrafa com água;
 Use, de preferência, calções apropriados para ciclismo e roupas leves;
 Alimente-se pelo menos uma hora antes da aula. Porém, não cometa excessos;
 Use, se possível, o monitor de frequência cardíaca;
 Faça alongamentos antes e depois das aulas;
 Ajuste adequadamente a altura do selim e do guidão. Prenda os pés nos pedais;
 Nunca tire os pés dos pés dos pedais sem antes parar de pedalar.


Sobre a Unique Family Fitness Club – Localizada em um ponto privilegiado do Sudoeste, um dos bairros mais valorizados do Distrito Federal, a Unique Fitness foi concebida para atender toda a família. Com um investimento total de R$ 28 milhões, a academia será a primeira da região inserida no conceito “clube”. O espaço oferece serviços para todos os tipos de público, com programas exclusivos para gestantes, idosos, jovens, bebês de 0 a três anos e crianças. A proximidade com o Parque da Cidade ainda permite que os alunos pratiquem atividades físicas ao ar livre, com a orientação adequada. Dentre as várias modalidades oferecidas pela Unique estão judô, natação, basquete, ginástica localizada, hidroginástica, musculação, knesis e cycling door. O empreendimento ainda possui restaurante, loja de roupas, área de descanso com duchas e banheiras de ofurô e um solarium de 1.200 metros quadros, tudo para dar conforto e a sensação de estar, realmente, em um clube.


SERVIÇO:
Academia Unique Fitness Family Club
Endereço: SIG Qd. 08 Lote 2045 ao lado da SQSW 100
Horário de Funcionamento: De segunda-feira à quinta-feira, das 5h30 às 24h; sextas das 5h30 às 23h; sábados das 8h às 20h; e domingos e feriados das 8h às 18h.
Tel.: (61) 3343-2002
Site: www.uniquefitness.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA – UNIQUE FITNESS
Proativa Comunicação
Contatos: Siula Valentim (8178-6283) / Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
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segunda-feira, 8 de março de 2010

Wixx defende tecnologia WiMax para o Plano Nacional de Banda Larga

WiMax oferece rápida implantação, liberdade de acesso e
melhor custo-benefício. Para os diretores da empresa, o modelo
proposto para o PNBL não é o ideal


O ministro das Comunicações, Hélio Costa, apresentou, no fim do mês de fevereiro, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) ao presidente Lula. O intuito do plano é estimular e acelerar o processo de crescimento no consumo e acesso à banda larga no Brasil. De acordo com o Ministério das Comunicações, a meta é atingir 90 milhões de acessos individuais à banda larga até 2014.

A Wixx, empresa brasiliense especializada em Internet sem fio, entende que seriam necessárias novas emendas ao PNBL, com a utilização da tecnologia WiMax - padrão de acesso a banda larga sem fios para redes metropolitanas, que permite aos usuários acesso à Internet com alta velocidade, qualidade e disponibilidade. A tecnologia, por empregar um padrão de transmissão sem fio, oferece grande flexibilidade para a implantação do plano.

O objetivo é capilarizar a conectividade das malhas atuais de fibra óptica até as regiões excluídas, por meio de uma estrutura de rede WiMax, e cobrir as cidades definidas pelo governo por meio de um conjunto de soluções de fibra, WiMax e Wi-Fi de última geração, com rápida implementação, alta performance e segurança (criptografia de dados).

O PNBL propõe inicialmente o uso das tecnologias 3G e ADSL. “Porém, o 3G não foi desenvolvido para acesso à banda larga de massa, mas para atender aos smartphones e acessos com pequeno volume de dados”, considera Antônio Jordão, diretor comercial da Wixx. No que se refere à tecnologia ADSL, para Jordão, a infraestrutura utilizada atualmente no Brasil tem um alto custo de funcionamento, pois, necessita de retransmissores de sinal a cada 3000 metros, o que eleva demasiadamente o custo do plano, além da baixa qualidade dos fios de cobre antigos.

De acordo com o diretor comercial, o plano não considerou aspectos tecnológicos fundamentais para projetos de inclusão digital. “Para a cobertura em locais onde não haja infraestrutura abundante de fibras ópticas ou onde as redes ADSL não estejam ociosas, a melhor solução para levar a conectividade das fibras ópticas até estas regiões é o uso da tecnologia WiMax”, comenta Jordão.

O plano apresentado pelo Ministério das Comunicações fez uma breve citação sobre a tecnologia WiMax, expondo-a como uma tecnologia cara, custando até 1.000,00 Euros por usuário em alguns países da Europa. “O exemplo do uso do WiMax citado no PNBL é uma exceção. A tecnologia cresce rapidamente nos EUA, Europa e Ásia, levando qualidade de acesso à Internet com melhores custos para milhões de usuários. É necessário enfatizarmos, por exemplo, que a Coréia do Sul, líder mundial em inclusão digital, investe, há mais de 10 anos, em tecnologia WiMax, para obter o maior grau de inclusão digital do mundo. Os EUA também colocaram em prática um plano de universalização de acesso à banda larga, que é baseado em fibras ópticas e WiMax. Portanto, vejo a necessidade de se incluir a tecnologia WiMax no plano apresentado pelo ministro”, comenta o diretor comercial.

O Plano Nacional de Banda Larga visa acelerar a inserção da população na moderna sociedade da informação. Inserindo a tecnologia WiMax no PNBL, o país poderá contar com a inclusão digital dos municípios previstos, Internet com velocidade de 500 Kbps, liberdade de acesso dentro e fora de casa, atração de centenas de empresas para a fabricação da Tecnologia de ponta (fibra + WiMax + Wi-Fi de última geração), entre outras vantagens.


Benefícios da tecnologia WiMax aliada ao Plano Nacional de Banda Larga

 Geração de milhares de empregos diretos e indiretos (instalação, calls centers, entre outros);

 Investimento de 30% a 50% menor na implementação do Plano;

 Maior rapidez para a implantação;

 Redução drástica do impacto ambiental na implantação e na operação (tecnologia sem fio);

 Redução do custo de comunicação do governo (telefonia, por exemplo).



Sobre a Wixx - A Wixx acaba de iniciar sua operação no DF. A rede pretende expandir os seus serviços pelo país, com o objetivo de atender as capitais da Copa do Mundo de 2014. Neste momento, a área de cobertura, em Brasília, já abrange as asas Sul e Norte; além dos setores Comercial e Hoteleiro, a parte central e a cidade-satélite de Águas Claras. A empresa pretende, em breve, atuar em todo Distrito Federal e Entorno.

SERVIÇO:
Wixx
Endereço: SHS, Qd.06 Bl “E”, Loja 04, Complexo Brasil 21
Tel.: (61) 4007-1797
Horário de Atendimento: de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 18h
Horário de Funcionamento Central Técnica: 24hs
Site: www.wixx.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA – WIXX
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Cuidados com a pele pós-verão

Rosa Maria Matos, especialista em dermatologia, profere palestra na Farmacotécnica. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. As inscrições já estão abertas


A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas realiza, no próximo dia 20, das 10h às 11h, no Centro Clínico Sul, a palestra “Cuidados com a pele pós-verão”, ministrada pela dermatologista Rosa Maria Matos. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone (61) 3245-7667.

Durante a palestra, a dermatologista irá abordar a importância do uso constante do protetor solar para a saúde da pele. Entre os problemas causados pela exposição exagerada ao sol está a insolação, queimaduras, envelhecimento precoce, danos à retina e ao cristalino, o que facilita o aparecimento de catarata nos olhos, e câncer de pele. Este último é o mais grave e pode levar à morte. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença corresponde a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Quando detectado precocemente, apresenta percentuais altos de cura.

Existem três tipos de câncer de pele. O mais grave deles é o melanoma, que começa como uma pinta escura, vai se deformando ao longo do tempo e tem alto potencial de metástase. De acordo com a “Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil”, realizada pelo Inca, para 2008, estão previstos 2.950 casos novos em homens e 2.970 casos novos em mulheres deste tipo de câncer.

Para prevenir esses males, uma das regras básicas é usar protetor solar com FPS 15, no mínimo, sendo que pessoas de pele muito clara precisam usar filtros com FPS maiores. Contudo, a dermatologista Rosa Maria Matos diz que o sol não pode ser visto sempre como o vilão. “A exposição moderada nas primeiras horas do dia e no final da tarde é benéfica, pois ativa a síntese da vitamina D, evitando doenças como o raquitismo. Já entre as 10h e às 16h, é bom evitar a luz solar, já que a radiação UVB é mais intensa, causando danos à saúde”, afirma.

Além de usar o protetor solar e evitar a exposição excessiva ao sol, a dermatologista aconselha o uso de óculos escuros com lentes UVA e UVB, bonés ou chapéus e optar por ficar na sombra. Mas quem não abre mão de um bronzeado, a dermatologista aconselha uma adaptação gradativa ao sol. “Nos primeiros dias, é preciso que ela se exponha menos à luz e use filtro solar com FPS 15 ou 20. Lá pelo quinto dia, ela já pode usar um fotoprotetor com FPS mais baixo, pois a pele dela estará mais resistente ao sol”, ensina.

O tempo de exposição ao sol vai variar de acordo com a cor da pessoa. A dermatologista explica que a pele é classificada em cinco tipos. “Quanto menor a classificação, maior deverá ser a proteção”, pontua. Uma pessoa ruiva com olhos claros, por exemplo, fica queimada com muita facilidade e, por isso, precisa usar protetor solar acima de FPS 30. Já a pele negra, classificada no tipo cinco, não vai necessitar de tantos cuidados, pois tem uma quantidade maior de melanina. Para manter o bronzeado e dar uma aparência mais saudável à pele, Rosa recomenda o consumo de verduras de coloração verde, pois são ricas em antioxidantes, além de cenouras e beterrabas, pois possuem betacaroteno, substância que ajuda a manter a saúde do tecido epitelial.

Contudo, antes de sair para comprar o protetor solar, é preciso ficar atento ao tipo e às especificidades do produto. Para peles oleosas, preferir os filtros solares em gel ou gel-creme. Verificar se o produto declara no rótulo que protege contra os raios UVA, pois são cada vez mais considerados como vilões dos efeitos solares. Para peles secas, são indicados as emulsões, loções ou cremes. Contudo, é importante lembrar que os melhores filtros solares já possuem substâncias hidratantes em suas fórmulas. “Dê preferência também aos filtros solares que contenham em sua composição filtros físicos como dióxido de titânio ou óxido de zinco, pois estes reduzem a quantidade de filtros químicos presentes na fórmula”, ressalta a dermatologista.

Rosa ressalta, ainda, que quem tem pele oleosa, alergias e acne precisa procurar orientação médica antes de comprar um protetor solar. “Essas pessoas possuem peles sensíveis e vão necessitar de um produto personalizado, manipulado de acordo com as suas necessidades”, alerta, lembrando é importante, hidratar a pele diariamente. “Além disso, o protetor solar precisa ser repassado a cada duas horas ou a cada saída do mar ou da piscina. As mulheres precisam usar maquiagens leves e, se for possível, é bom fazer uma limpeza de pele semanal para desobstruir os poros”, conclui.

As palestras do “Programa Viva Mais” acontecerão uma vez por mês, com temas que envolvam a saúde e o bem estar dos brasilienses. As vagas são limitadas a 50 pessoas por edição e os eventos são gratuitos. Mais informações pelo telefone (61) 3245-7667.

Sobre a Farmacotécnica – A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 30 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

O que: Palestra Cuidados com a pele pós-verão
Quem promove: Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas
Quando: 20 de março, das 10h âs 11h
Onde: SHLS Qd. 716 Conj. L Bloco 1 Loja 348L, 1° subsolo, Asa Sul – Brasília/DF
Quanto: Gratuito
Informações: (61) 3245-7667


SERVIÇO:
Lojas Farmacotécnica:

• Matriz 716 Sul
• 102 Sul
• 302 Sul
• Centro Clínico Sul
• Centro Clínico Norte
• Taguatinga Centro
• Taguatinga Norte
• 316 Norte

Teleatendimento – (61) 3245-7667

ASSESSORIA DE IMPRENSA - FARMACOTÉCNICA
Proativa Comunicação
Contato: Siula Valentim (8178-6283) / Flávio Resende (9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br