terça-feira, 20 de outubro de 2009

Programação completa - FIC Brasília 2009







Adriano Rocha canta no “Happy Hour Alameda”

Na quinta-feira, 22, o cantor baiano Adriano Rocha comanda o happy hour do Alameda Shopping. Todas as quintas-feiras do mês, o centro de compras conta com a apresentação de cantores que residem na cidade, para animar o público presente com vários estilos musicais. As apresentações acontecem a partir das 18 horas, na Praça de Alimentação do shopping. A ação é gratuita e indicada para todas as idades.

Sobre o cantor – Baiano, o músico Adriano Rocha reside em Brasília há 20 anos. Nas apresentações, o cantor interpreta músicas regionais nordestinas de artistas como Xangai, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Zé Ramalho e Elba Ramalho.


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Contatos: Cíntia Rebelo (9904-6556)
Wiliam Martins (8123-2652)
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FIC Brasília 2009 - Filmes da Mostra Primeira Visão


Aqui só entra obra inédita

A Mostra Primeira Visão é permanente em todas as edições do FIC Brasília. Para participar dela, o filme precisa ser inédito no Distrito Federal. Neste ano, cinquenta obras nacionais e internacionais foram selecionadas

O XI Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC Brasília) terá 86 produções nacionais e internacionais. Destas, 50 participam da Mostra Primeira Visão, que prima pelo ineditismo dos filmes. É a grande oportunidade de o público brasiliense conferir, em primeira mão, filmes que ainda podem demorar até um ano para chegar ao circuito comercial.

“No ano passado, exibimos os filmes ‘Juventude’, de Domingos Oliveira; e ‘A Festa da Menina Morta’, de Matheus Nachtergaele. Até hoje, ambos não chegaram ao circuito comercial. Assim como eles, dezenas de outros ainda não foram exibidos em qualquer outra sala de cinema, além das nossas. Esta é uma oportunidade única”, argumenta Marco Farani, diretor geral do FICBrasília.

Os ingressos para a noite de abertura vão custar R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Antes da exibição dos filmes, haverá um coquetel para os espectadores da noite de estreia. Os ingressos para as demais sessões vão custar R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Academia.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é parceiro do XI FIC Brasília. De 4 a 15 de novembro, uma sala de cinema do CCBB recebe os filmes do festival. É uma boa oportunidade para quem quiser gastar menos. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Para quem quiser acompanhar as novidades em tempo real, basta seguir o FIC Brasília no twitter, o link é twitter.com/ficbrasilia.
Sobre o Festival Internacional do Cinema de Brasília – O Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC Brasília) é realizado desde 1999. É o maior evento do gênero de caráter internacional que acontece em Brasília. Traz para a capital federal as maiores e melhores produções do cinema mundial e promove um ciclo de debates sobre os temas abordados pelos filmes e assuntos relacionados à sétima arte, além de servir como janela para o cinema brasileiro no exterior. Grandes nomes do cinema já participaram do FIC Brasília, como os atores norteamericanos Morgan Freeman e Bill Pullman, o diretor israelense Amos Gitai, o diretor sueco Lucas Modisoon, o diretor independente norte-americano Todd Solondz, além dos brasileiros Matheus Nachtergaelle, Selton Mello, Domingos Oliveira, Paulo José, Othon Bastos, Paulo Betti, Milton Gonçalves, dentre tantos outros.

O que: XI Festival Internacional do Cinema de Brasília (XI FIC Brasília)
Quando: De 4 a 15 de novembro de 2009
Onde: Academia de Tênis José Farani
Quanto: R$ 14 (inteira) / R$ 7 (meia) / Noite de Abertura: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)
Salas do CCBB: R$ 4 (inteira) R$ 2 (meia)
Mais informações: www.ficbrasilia.com.br ou twitter.com/ficbrasilia

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Contatos: Laércio Tomaz (61) 8575-5200 / (61) 3242-9058
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Terreno do Parque Tecnológico sai do papel

Área foi oficialmente registrada como propriedade da Terracap. Licitação para escolha da empresa que começará as obras deve sair ainda em 2009


Mais um passo foi dado para a criação do Parque Tecnológico Capital Digital, que será implantado no Distrito Federal nos próximos anos. A área de 123 hectares em que o empreendimento será construído, próxima à Granja do Torto e ao Parque Nacional, foi oficialmente repassada para a Terracap, que agora aguarda a liberação do cartório para poder comercializar o terreno.

Essa é a etapa mais importante do projeto até agora. O Parque Tecnológico foi idealizado em 2001 e, durante oito anos, aguardava que o terreno escolhido para a construção do projeto fosse repassado para a Terracap. “Agora é que a gente vê o parque saindo do papel, porque toda obra só começa a partir da posse do terreno. É um marco muito importante”, comemora Ricardo Caldas, presidente da Telemikro e um dos empresários mais atuantes no projeto.

Depois do registro, o próximo passo, que deve acontecer ainda este ano, é lançar o edital de licitação para escolher a empresa que ficará responsável pelas obras no terreno. O investimento de infraestrutura no local está estimado em R$ 2 bilhões. Para captar investidores, o GDF deve realizar, em novembro, um “road show” internacional de apresentação do projeto em países que já possuem parques tecnológicos, como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e França.

Mais sobre o Parque – O Parque Tecnológico Capital Digital foi idealizado em 2001 para ser o centro de importantes empresas de Tecnologia da Informação. O projeto é um desejo do governo, do empresariado, da sociedade e do meio acadêmico. A estimativa é de que, nos próximos três anos, dez empresas âncoras se instalem na área destinada à implantação do Capital Digital.

O projeto deve gerar 80 mil novos empregos diretos e indiretos no setor de indústria da tecnologia da informação do DF. Além disso, o faturamento do segmento, que hoje é de cerca de R$ 2,5 bilhões, deve passar a ser de R$ 5 bilhões até 2014. A implantação do Capital Digital é uma iniciativa liderada, principalmente, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico; pela Secretaria de Ciência e Tecnologia; pela Federação das Indústrias do DF (Fibra); pelo Sindicato da Indústria da Informação do DF (Sinfor); e pela Terracap.

Assessoria de Comunicação: (61) 3242-9058 / 9219-8985

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Segurança alimentar é meta da FAO

Comemorado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação quer direito à alimentação para todos
No último mês, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU), informou que o número de pessoas famintas no mundo passa de um bilhão. Essa é a maior baixa de ajuda alimentar nos últimos 20 anos. A fim de reverter esses números, o tema do Dia Mundial da Alimentação, comemorado na próxima sexta-feira, 16, é “Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise”.

Com esse tema, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) pretende estimular a reflexão do atual quadro de insegurança alimentar no mundo. “Colaborar com a saúde e bem estar das pessoas deve ser meta de todos. Uma boa alimentação é o início para atingir esse objetivo”, pontua Simone Rocha, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (DF, GO, TO e MT).

No Brasil, o governo criou programas sociais para garantir o mínimo necessário para uma alimentação adequada. O programa de merenda escolar, fome zero, a política nacional de alimentação e nutrição e como o profissional de nutrição contribui para sua implementação.

Além disso, foi aprovado em agosto, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara a PEC 047/2003, que inclui a alimentação como direito humano fundamental na Constituição Federal. A PEC está na pauta de votação da Câmara dos Deputados, tendo sido aprovada pelo Senado Federal e e em todas as Comissões da Câmara. “A alimentação é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal", conclui Simone Rocha, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região.

Sobre o CRN-1 – O Conselho de Nutricionistas, com sede em Brasília, é uma autarquia federal criada com o objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o território brasileiro, em defesa da sociedade. Na 1ª Região, que abrange o Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Mato Grosso, os conselheiros também querem contribuir para a qualificação e atualização dos profissionais e, conseqüentemente, para a saúde da população.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – CRN - 1ª Região
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Contatos: Siula Valentim (8178-6283); William Martins (8123-2652)
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Publicidade de alimentos infantis em xeque

Projeto de lei limita a propaganda de alimentos não nutritivos
Dia 16 de outubro é a data oficial do Dia da Alimentação. Este ano, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) escolheu o tema “Alcançar segurança alimentar em época de crise", com a finalidade de chamar a atenção da população brasileira, para que sejam adotadas medidas de combate à fome. Com o objetivo de comemorar a data, o Conselho Regional de Nutricionistas – 1ª Região (CRN-1) busca orientar as pessoas sobre a importância de se ter uma boa alimentação. E alguns temas merecem um debate especial, como
a regulamentação da publicidade voltada para o público infantil.

No Brasil, a maioria das propagandas de alimentos infantis mostra produtos com elevados teores calóricos, como doces, salgadinhos e biscoitos recheados. E como era de se imaginar, a maior parte das crianças que assistem adora esses comerciais e consomem rapidamente o alimento anunciado. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa (Ibope), crianças entre 6 e 13 anos assistem a cerca de 5 horas de televisão diariamente, em média, e 70% ficam com vontade de experimentar os alimentos logo após assistirem à propaganda na televisão.

A nutricionista Simone da Cunha Rocha Santos, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 1ª Região (CRN-1), explica que a obesidade pode ser desencadeada por múltiplos fatores. Na maioria dos casos, o distúrbio é causado pela má alimentação e pelo sedentarismo. “Existe, claro, o fator genético. Filhos de pais obesos têm mais chances de desenvolver a obesidade. Isso se explica pela influência genética e também pelos maus hábitos alimentares da família”, afirma.

Há algumas iniciativas, no âmbito do Poder Legislativo para tentar conter abusos em anúncios direcionados ao público infantil, como o Projeto de Lei (PL) nº 5.921/2001, de autoria do deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Esse projeto determina a proibição de qualquer tipo de publicidade, especialmente as veiculadas por rádio, televisão e internet, de produtos ou serviços dirigidos à criança, no horário compreendido entre 7h e 21h. O PL proíbe, também, comerciais com apresentadores infantis ou desenhos, que podem atrair a atenção das crianças. Além disso, ficam proibidas as publicidades via correio, e-mail, celular ou telefone fixo para o público infantil.

Por causa disso, a propaganda de salgadinhos, refrigerantes, bolachas, iogurtes e afins não irá mais aparecer entre um desenho animado e outro nos canais infantis da TV brasileira. Outra iniciativa conhecida como “autorregulamentação” foi aderida por 24 empresas do setor e busca regular o marketing dos alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal às crianças, de forma que esses produtos não pareçam ilusórios aos olhos dos pequenos, já que muitos podem favorecer o ganho excessivo de peso na infância.

A propaganda alimentícia para crianças não está somente na televisão, mas também em revistas, internet e, até mesmo, nas próprias escolas. O grande problema dessa publicidade está justamente em mascarar o teor calórico dos alimentos. Os valores sociais importantes que precisam ser levados em conta, como a proteção à saúde, são, muitas vezes, deixados de lado pelos anunciantes. “Uma alimentação pouco saudável pode resultar em sobrepeso e obesidade, além de acarretar problemas no futuro da saúde da criança”, considera Simone Rocha.

Sobre o CRN-1 – O Conselho de Nutricionistas, com sede em Brasília, é uma autarquia federal criada com o objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o território brasileiro, em defesa da sociedade. Na 1ª Região, que abrange o Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Mato Grosso, os conselheiros também querem contribuir para a qualificação e atualização dos profissionais e, conseqüentemente, para a saúde da população.

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Photoshop na área

Recortar, mudar cores, tirar olhos vermelhos e manchas de pele das fotos
são algumas funções básicas do editor de imagens
A fotografia tem se tornado, ano após ano, um importante instrumento no cotidiano das pessoas, para registrar ocasiões, experiências, cenas inusitadas, entre outros momentos. Com o advento das tecnologias, as fotos puderam ser melhor trabalhadas, não contando somente com o ato de fotografar. Programas foram criados permitindo inúmeras possibilidades de se editar uma imagem.

O Photoshop, programa de edição de imagens, se tornou o mais famoso e utilizado programa de edição de imagens do mundo. Desenvolvido no final da década de 80, o programa se tornou popular quando as revistas femininas publicavam fotos de mulheres com corpos esculturais e peles perfeitas. Com o olhar crítico de outras mulheres, percebia-se que as fotos eram manipuladas.

O programa possui complexidades que são conhecidas a fundo por designers gráficos experientes. “Recortar, mudar cores, tirar olhos vermelhos e manchas de pele das fotos são algumas funções básicas que um iniciante consegue fazer. É claro que, conhecendo um pouco mais, dá pra emagrecer, aumentar os seios e fazer uma bela maquiagem em pouco tempo”, comenta Bruna Richard, diretora de criação da fullDesign Comunicação Integrada.

As ações mais praticadas no programa geralmente são os tratamentos de cor. Escurecer ou clarear fotos são práticas fáceis e não muito trabalhosas. Para utilizar esses tipos de ferramentas é importante que o usuário conheça alguns procedimentos para controlar o contraste, ajustar o brilho, os tons e as cores.

A diretora de criação acrescenta que otimizar o uso do programa depende do uso e do intuito que se tem ao utilizar o programa. “O importante é sempre fazer experimentações. O Photoshop apresenta muitas possibilidades e para usá-lo bem é preciso antes de tudo ter em mente o que se quer fazer com uma imagem”.

Para profissionais que usam o programa e até mesmo para pessoas que gostam de usar alguns recursos, com a finalidade de incrementar a qualidade de suas fotos, mais novidades estão vindo por aí. A nova versão do Photoshop já está sendo desenvolvida com diversas outras funcionalidades. Algumas delas estão relacionadas com pintura e a manipulação de imagens.

A versão CS5 trará mais facilidade para o usuário misturar cores e chegar à coloração desejada. Ao fazer isso, também será possível escolher vários tipos de pincéis, como angulares, pontudos, retos, entre outros. Essas opções vão permitir uma visualização mais clara sobre como os pincéis se comportam na execução da pintura, o que pode tornar o resultado bem interessante. Outra função bastante curiosa é a de distorção da imagem. Com ela, mudar a posição de uma figura fica mais prático.

No link http://macmagazine.uol.com.br/2009/10/09/adobe-publica-video-com-novidades-do-photoshop-cs5/, os interessados em entender um pouco mais sobre essas novidades poderão visualizá-las no vídeo veiculado pela fabricante do programa.

Dicas para o ajuste de cores no Photoshop:

- Vá no menu Image

- Em seguida, vá para Adjustments e clique em levels. Nele aparece um histograma com um slider preto, cinza e ouro branco. Eles controlam as cores escuras, meios tons e cores claras respectivamente.

- Arraste o slider preto até o início do histograma para corrigir as baixas luzes. Faça isso também com o slider branco só que para corrigir as altas luzes. Tenha cuidado para não ultrapassar o início do histograma, pois assim você estaria eliminando os detalhes.

- E, por último, mova o slider do meio para a direita ou esquerda aumentando ou reduzindo o brilho da foto. Com o botão preview ativado você acompanha as mudanças na própria foto. Aperte o botão Ok e pronto.

Fonte: fullDesign Comunicação Integrada

Sobre a fullDesign – Conduzida por três jovens publicitários - Bruna Richard, Fabiano Abreu e Fernando Portela -, a fullDesign surgiu da necessidade desses empreendedores atenderem a demanda por soluções completas em comunicação. A empresa, há 6 anos, aposta no conceito de Comunicação Integrada, que propõe a interação entre todas as mídias. Também se preocupa em elaborar planos de comunicação abrangentes, que, além de integrar as mídias, demandam ações promocionais e indicam metas estratégicas a serem atingidas. Além de grandes clientes, acumula importantes prêmios locais, como o Prêmio Colunistas Propaganda 2007 e premiações nacionais como o Peixe Grande 2006 e o Prêmio Anatec de Mídia Segmentada 2007/2008, na categoria Campanha Publicitária Anunciante.

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Terreno do Parque Tecnológico sai do papel

Área foi oficialmente registrada como propriedade da Terracap. Licitação para escolha da empresa que começará as obras deve sair ainda em 2009
Mais um passo foi dado para a criação do Parque Tecnológico Capital Digital, que será implantado no Distrito Federal nos próximos anos. A área de 123 hectares em que o empreendimento será construído, próxima à Granja do Torto e ao Parque Nacional, foi oficialmente repassada para a Terracap, que agora aguarda a liberação do cartório para poder comercializar o terreno.

Essa é a etapa mais importante do projeto até agora. O Parque Tecnológico foi idealizado em 2001 e, durante oito anos, aguardava que o terreno escolhido para a construção do projeto fosse repassado para a Terracap. “Agora é que a gente vê o parque saindo do papel, porque toda obra só começa a partir da posse do terreno. É um marco muito importante”, comemora Ricardo Caldas, presidente da Telemikro e um dos empresários mais atuantes no projeto.

Depois do registro, o próximo passo, que deve acontecer ainda este ano, é lançar o edital de licitação para escolher a empresa que ficará responsável pelas obras no terreno. O investimento de infraestrutura no local está estimado em R$ 2 bilhões. Para captar investidores, o GDF deve realizar, em novembro, um “road show” internacional de apresentação do projeto em países que já possuem parques tecnológicos, como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e França.

Mais sobre o Parque – O Parque Tecnológico Capital Digital foi idealizado em 2001 para ser o centro de importantes empresas de Tecnologia da Informação. O projeto é um desejo do governo, do empresariado, da sociedade e do meio acadêmico. A estimativa é de que, nos próximos três anos, dez empresas âncoras se instalem na área destinada à implantação do Capital Digital.

O projeto deve gerar 80 mil novos empregos diretos e indiretos no setor de indústria da tecnologia da informação do DF. Além disso, o faturamento do segmento, que hoje é de cerca de R$ 2,5 bilhões, deve passar a ser de R$ 5 bilhões até 2014. A implantação do Capital Digital é uma iniciativa liderada, principalmente, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico; pela Secretaria de Ciência e Tecnologia; pela Federação das Indústrias do DF (Fibra); pelo Sindicato da Indústria da Informação do DF (Sinfor); e pela Terracap.

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Os eleitos

XI FIC Brasília traz para a capital federal os filmes que foram aclamados nos principais festivais de cinema do mundo neste ano, e também películas inéditas
Terminou a seleção dos filmes que serão exibidos no XI Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC Brasília). O processo de seleção durou meses e envolveu toda a equipe de produção. O resultado é uma listagem com 86 filmes que figuram entre os melhores do mundo em qualquer festival. Na noite de abertura, não poderia faltar “A Fita Branca”, do diretor alemão Michael Haneke, grande vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

A homepage oficial do XI Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC Brasília) já está no ar, pelo domínio www.ficbrasilia.com.br. Por enquanto, os internautas podem conferir a interface que remete à identidade visual desta edição. Dentro de poucos dias, a produção vai disponibilizar a programação, fotos, sinopses e demais informações sobre o festival. Para quem quiser acompanhar as novidades em tempo real, basta seguir o FIC Brasília no twitter. O link é twitter.com/ficbrasilia. As novidades são postadas instantaneamente no microblog.

Algumas personalidades do cinema já confirmaram participação neste ano. Victoria Tate, Júlia Lemmertz, Chico Dias, Jean Thomas Bernardini, Tânia Montoro, Jo Takahashi, José Eduardo Belmonte, Renato Barbieri, Adrián Caetano, David F. Mendes, Elsa Amiel, Pedro Freire, Ryuichi Hiroki e Santiago Loza são presenças confirmadas.

“A partir do dia 4 de novembro o público de Brasília vai ter a oportunidade de ver o que de melhor foi produzido pelo cinema mundial no último ano. Até 15 de novembro, cerca de 22 mil espectadores devem passar pelas nossas salas e certamente vão se surpreender com a qualidade dos filmes”, garante Marco Farani, diretor geral do FIC Brasília.

Sobre o Festival Internacional do Cinema de Brasília – O Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC Brasília) é realizado desde 1999. É o maior evento do gênero de caráter internacional que acontece em Brasília. Traz para a capital federal as maiores e melhores produções do cinema mundial e promove um ciclo de debates sobre os temas abordados pelos filmes e assuntos relacionados à sétima arte, além de servir como janela para o cinema brasileiro no exterior. Grandes nomes do cinema já participaram do FIC Brasília, como os atores norteamericanos Morgan Freeman e Bill Pullman, o diretor israelense Amos Gitai, o diretor sueco Lucas Modisoon, o diretor independente norte-americano Todd Solondz, além dos brasileiros Matheus Nachtergaelle, Selton Mello, Domingos Oliveira, Paulo José, Othon Bastos, Paulo Betti, Milton Gonçalves, dentre tantos outros.
O que: XI Festival Internacional do Cinema de Brasília (XI FIC Brasília)
Quando: De 4 a 15 de novembro de 2009
Onde: Academia de Tênis José Farani
Quanto: R$ 14 (inteira) / R$ 7 (meia) / Noite de Abertura: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)
Sala do CCBB: R$ 4 (inteira) R$ 2 (meia)
Mais informações: www.ficbrasilia.com.br ou twitter.com/ficbrasilia

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Site oficial do XI FIC Brasília está no ar

Público poderá conferir programação, fotos, sinopses e matérias pelo site oficial e também pelo twitter
A home page oficial do XI Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC Brasília) já está no ar, pelo domínio www.ficbrasilia.com.br. Por enquanto, os internautas podem conferir a interface que remete à identidade visual desta edição. Dentro de poucos dias, a produção vai disponibilizar a programação, fotos, sinopses e demais informações sobre o festival.

Para quem quiser acompanhar as novidades em tempo real, basta seguir o FIC Brasília no twitter. O link é twitter.com/ficbrasilia. As novidades são postadas instantaneamente no microblog.

Algumas personalidades do cinema já confirmaram participação neste ano. Victoria Tate, Júlia Lemmertz, Chico Dias, Jean Thomas Bernardini, Tânia Montoro, Jo Takahashi, José Eduardo Belmonte, Renato Barbieri, Adrián Caetano, David F. Mendes, Elsa Amiel, Pedro Freire, Ryuichi Hiroki e Santiago Loza são presenças confirmadas.

Sobre o Festival Internacional do Cinema de Brasília – O Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC Brasília) é realizado desde 1999. É o maior evento do gênero de caráter internacional que acontece em Brasília. Traz para a capital federal as maiores e melhores produções do cinema mundial e promove um ciclo de debates sobre os temas abordados pelos filmes e assuntos relacionados à sétima arte, além de servir como janela para o cinema brasileiro no exterior. Grandes nomes do cinema já participaram do FIC Brasília, como os atores norteamericanos Morgan Freeman e Bill Pullman, o diretor israelense Amos Gitai, o diretor sueco Lucas Modisoon, o diretor independente norte-americano Todd Solondz, além dos brasileiros Matheus Nachtergaelle, Selton Mello, Domingos Oliveira, Paulo José, Othon Bastos, Paulo Betti, Milton Gonçalves, dentre tantos outros.

O que: XI Festival Internacional do Cinema de Brasília (XI FIC Brasília)
Quando: De 4 a 15 de novembro de 2009
Onde: Academia de Tênis José Farani
Quanto: R$ 14 (inteira) / R$ 7 (meia) / Noite de Abertura: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia) / Salas do CCBB: R$ 4 (inteira) R$ 2 (meia)
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Primeira HP de Brasília é inaugurada no Pátio Brasil Shopping

Brasília, 16 de outubro de 2009

A HP Store inaugura, no Pátio Brasil Shopping, a primeira loja na capital do País. O ambiente oferece todos os produtos da HP, como notebooks, desktops de consumo, acessórios, impressoras e multifuncionais. A unidade faz parceria com a Primetek, empresa que atua há 10 anos no segmento de produtos de informática. A iniciativa faz parte da estratégia de expansão de negócios da empresa.

"Buscávamos um parceiro forte para atuar em Brasília e optamos pela Primetek pela sua experiência, excelência regional e credibilidade neste mercado. O fato de repetirmos a parceria comprova o sucesso deste modelo de negócios para nós e para o parceiro”, explica Cláudio Raupp, vice-presidente do Grupo de Sistemas Pessoais da HP Brasil. Para festejar a chegada da HP Store, a loja preparou promoções para atrair o consumidor.

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O Pátio Brasil Shopping (http://www.patiobrasil.com.br/) conta com mais de 200 operações espalhadas em 4 pisos principais, entre elas 7 âncoras, como C&A, Renner e Riachuelo, 160 satélites, 25 lojas de fast-food e 1 restaurante, 6 salas de cinema e uma completa Ala de lojas de Serviços, além de 1.500 vagas de estacionamento. Desde 2008 é o primeiro e único shopping center da região a receber a certificação ISO 14001, pela sua gestão ambiental. Horário de funcionamento das lojas de varejo: de segunda à sábado das 10h00 às 22h00 e aos domingos e feriados de 14h00 às 20h00. As lojas de alimentação funcionam diariamente até às 22h30 e aos domingos e feriados das 12h00 às 22h30. Endereço: SCS Q 7, Bloco A, Pavimento T1, CEP 70307-902, Brasília, DF.


Informações para a Imprensa

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O Gama É Show chama atenção de motoristas

No último dia 16, os motoristas que passaram pelo balão de entrada da cidade administrativa do Gama, a partir das 6 horas, puderam se aliviar do calor. O movimento O Gama É Show forneceu dois mil copos de água para os motoristas que trafegaram pela região na sexta-feira. O objetivo é valorizar a cidade e seus moradores. O Gama é Show fornece, ainda, o Guia de Bairro e o site www.ogamaeshow.com.br, com dicas e curiosidades sobre o Gama. As pessoas cadastradas no site podem ganhar descontos em vários estabelecimentos da cidade e concorrer a brindes exclusivos.

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sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mágica e teatro acontecem neste fim de semana no Alameda Shopping

Amanhã, no Alameda Shopping, a Cia. Néia e Nando apresenta o espetáculo “Cabelos Vermelhos e Cabelo Dourado”. No domingo, a diversão no centro de compras fica por conta do mágico Tio André. Usando cartas, lenços e baralhos, o artista realizará a aparição de bichos, como coelhos e periquitos. As apresentações acontecem sempre às 16 horas, na Praça Central do shopping. A entrada para os espetáculos é franca.

Programação do mês das crianças:

O que: Festival de teatro infantil do Alameda Shopping
Quando: 17/10 – Cabelos Vermelhos e Cabelo Dourado
18/10 – O Mágico Tio André
24/10 – Pedro e o Lobo
25/10 – O Mágico Tio André
Horário: 16 horas
Onde: Praça Central do Alameda Shopping
Quanto: Entrada Franca

Crédito das fotos: PAKI

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DF ganha segunda loja 24 horas do Spoleto no Brasil


A rede de culinária rápida italiana Spoleto inaugura a 17ª loja em Brasília. A unidade representa a segunda franquia do grupo no país com funcionamento 24 horas. O primeiro empreendimento com esse perfil também funciona no Distrito Federal, na Asa Norte. A unidade, localizada na quadra 100 do Sudoeste, abre as portas com a nova identidade visual do Spoleto, alterada recentemente, com investimento de R$ 500 mil.

Além disso, a nova unidade chega ao mercado e oferece uma promoção para os adeptos da rede. Na compra de uma massa, o cliente leva, gratuitamente, uma bebida. Vale ressaltar que a ação acontece, apenas, na loja do Sudoeste.

Atualmente, a rede possui 247 unidades, sendo 230 no Brasil e 17 no exterior (15 no México e duas na Espanha). No DF, o grupo, que já possui empreendimentos espalhados pelas quadras do Plano Piloto e nas cidades satélites, pretende inaugurar mais uma loja ainda neste semestre, na região do Lago Sul.

O Spoleto vai finalizar 2009 com mais negócios fechados do que o previsto, além de apresentar melhor faturamento nos restaurantes do que o orçado inicialmente. De acordo com Renata Rouchou, diretora de franquias da rede, até o momento, o grupo já cumpriu sua meta de novas lojas para 2009, num total de 27 unidades. “O objetivo, agora, é superar em 20% a expectativa e abrir, no mínimo, mais sete negócios até o final do ano, para alcançar 34 unidades”, conclui.

LOJAS EM GOIÁS:
- Spoleto Caldas Novas
- Spoleto Flamboyant Shopping
- Spoleto Bouganville Shopping
- Spoleto Goiânia Shopping

LOJAS DO DISTRITO FEDERAL:
- Spoleto Asa Sul (408/9 Sul)
- Spoleto Águas Claras
- Spoleto Brasília Shopping
- Spoleto Boulevard Shopping
- Spoleto Aeroporto JK
- Spoleto Alameda Shopping
- Spoleto Financial Center (Setor Bancário Sul)
- Spoleto Flórida Mall
- Spoleto Pátio Brasil
- Spoleto Posto de Conveniência da SQN 314 (loja aberta 24 horas)
- Spoleto Posto de Conveniência da Universidade de Brasília
- Spoleto Taguatinga Shopping
- Spoleto Terraço Shopping
- Spoleto Conjunto Nacional
- Spoleto Pier 21
- Spoleto ParkShopping de Brasília
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Atacadistas se reúnem com o presidente da Câmara Legislativa do DF

Com a intenção de evitar uma possível migração de empresas para outros estados e garantir a sustentabilidade dos negócios estabelecidos na capital federal, empresários do setor reivindicam, entre outras mudanças, a aprovação do projeto de Lei 1.188/2009. A proposta estabelece regras mais claras sobre a homologação dos decretos que regulamentam o Regime Especial de Apuração do ICMS

Brasília, 16 de outubro de 2009 – O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Leonardo Prudente (DEM-DF), recebeu, ontem, na sede do Legislativo local, representantes do setor atacadista, que tiveram a chance de pedir o apoio do deputado em relação à mudança de alguns pontos polêmicos do Regime Especial de Apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (REA/ICMS). Participaram do encontro o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista/DF), Fábio de Carvalho; o consultor jurídico da entidade de classe, Jacques Veloso; e diversos empresários.

Com a iniciativa, os atacadistas pretendem evitar que a norma seja interpretada de forma errada e, dessa maneira, impedir uma possível migração de empresas atacadistas para outros estados, que também ofereçam benefícios fiscais mais vantajosos. “Algumas questões pertinentes ao REA, se não forem bem esclarecidas, podem gerar um grande passivo fiscal para as empresas do setor. Isso porque o benefício proporcionado pelo regime é fundamental para a manutenção das empresas atacadistas do DF”, afirma Fábio de Carvalho.

Na oportunidade, os empresários apresentaram um ofício com quatro reivindicações. A primeira delas diz respeito à aprovação, o quanto antes, do Projeto de Lei nº 1.188/2009. A proposta estabelece regras mais claras quanto à homologação dos decretos do Executivo.

De acordo com o consultor jurídico do Sindiatacadista/DF, Jacques Veloso, não há um entendimento único dos auditores fiscais quanto à eficácia dos decretos. Uns defendem que, sem a homologação pela Câmara Legislativa, o decreto não vale nada. Outros acreditam que, após a publicação no Diário Oficial do DF, a norma regulamentar passa a valer imediatamente.

“A dúbia interpretação acaba gerando uma insegurança jurídica. Os atacadistas, mesmo sem a homologação, já cumprem as normas determinadas”, diz Veloso. Existem, hoje, sete decretos que aguardam homologação. Entre eles o que autoriza os atacadistas optantes do REA a vender para o consumidor final. Como esse decreto não foi homologado, com a falta de entendimento entre os auditores, os empresários correm o risco, por exemplo, de terem o benefício do REA cassado. Com isso, eles ficariam com um passivo fiscal enorme, pois teriam que recolher todos os impostos retroativamente.

Com a aprovação do Projeto de Lei 1.188, ficaria claro a todos os optantes do REA que os decretos têm vigência imediata. Resta à futura homologação o poder de derrubar o decreto, a partir daquele momento, ou confirmar a sua eficácia.

Outra mudança defendida pelos empresários atacadistas é a alteração do Inciso I, parágrafo terceiro, da lei que instituiu o REA/ICMS. O dispositivo legal determina de forma expressa que os optantes do Regime Especial de Apuração devem renunciar os “créditos referentes a mercadorias ou serviços objetos do regime, incluindo os referentes ao estoque existente no dia imediatamente anterior à data de opção”.

Para o presidente do Sindiatacadista/DF, o problema está na renúncia dos créditos dos estoques. “Como, na maioria dos casos, o crédito de ICMS sobre o estoque já foi utilizado anteriormente, as empresas, para ingressarem no incentivo, têm que pagar o crédito correspondente sobre a mercadoria estocada, sem o direito a ampla defesa e o contraditório”, considera.

Joveci Andrade, proprietário da Garra Atacadista, afirma que essa é uma prática abusiva. “A intenção inicial da lei não era essa. Mesmo porque, o objetivo não é onerar ainda mais as empresas e, sim, mantê-la competitivas no mercado”, considera.

Fábio de Carvalho completa dizendo que, para muitos empresários, o pagamento do crédito sobre os estoques seria inviável. “Impossibilitaria o negócio de muitos atacadistas”, considera.

Por último, os participantes da reunião pediram a alteração do prazo de carência para a liquidação antecipada dos contratos de financiamento com recursos do Fundefe. Anderson Nunes, diretor executivo do Sindicato, explica que, para liquidar o empréstimo, o empresário precisa esperar 12 meses. Entretanto, o governo demorou a liberar os créditos. Com isso, esse prazo se estendeu por quase dois anos. “Essa dívida impacta no balanço da própria empresa. Defendemos um prazo menor de, no máximo, quatro meses”, afirma Nunes.

Resultados práticos – O presidente da Câmara Legislativa do DF, Leonardo Prudente, foi bastante receptivo às propostas dos representantes do setor atacadista. Considerou razoável e justa todas as reivindicações, além de se colocar à disposição para ajudar no que for possível. Entretanto, sugeriu algumas medidas a serem tomadas, para que as mudanças ocorram da forma mais rápida possível.

Sobre o problema com a homologação dos decretos que regulamentam o REA/ICMS, Prudente pediu que os atacadistas conversassem com o deputado Cristiano Araújo (PTB-DF), presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças, para tentar agilizar a tramitação do Projeto de Lei nº 1.188/2009.

Quanto ao prazo de carência para a liquidação do financiamento com recursos do Fundefe e à cobrança dos créditos sobre os estoques, quando as empresas optarem pelo REA, Leonardo Prudente sugeriu que um projeto de lei para tratar das duas questões, de iniciativa do Executivo, fosse enviado à Câmara Legislativa.

O presidente do Sindiatacadista/DF, Fábio de Carvalho, considera que a reunião foi bastante produtiva, pois sentiu que pode contar com o apoio de Prudente. Além disso, está confiante de que as mudanças sugeridas serão atendidas. “Há muito trabalho a ser feito, mas contamos com o apoio do governo, para que essas questões tão importantes sejam resolvidas rapidamente”, conclui.

Sobre o Sindiatacadista-DF - O Sindiatacadista/DF, criado em dezembro de 2001, representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no DF.

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Emplavi conquista prêmio “IEL-DF – Melhores Práticas de Estágio”

No último dia 29, a Emplavi recebeu o prêmio “Melhores Práticas de Estágio”, concedido pelo Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF). A premiação tem o objetivo de identificar e divulgar as melhores práticas de estágio de empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, além de organizações públicas e privadas e órgãos da administração pública direta.

A construtora foi agraciada, pela segunda vez consecutiva, na categoria Grande Empresa, por estimular o processo de aprendizagem dos estagiários, possibilitar o aperfeiçoamento profissional do estudante, facilitar a inserção no mercado de trabalho, entre outros aspectos avaliados. De acordo com o gerente comercial da empresa, Wilson Charles, a empresa busca oferecer boas condições de trabalho para os colaboradores, inclusive, para os que ainda são estudantes. A construtora também incentiva os estagiários, para que sejam profissionais competentes e comprometidos futuramente. “Para a Emplavi receber o prêmio é gratificante, pois mostra o reconhecimento do nosso trabalho”, comemora.


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sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Receita do Spoleto para a criançada

Os pequenos podem comemorar o mês deles com muita criatividade na rede de culinária italiana Spoleto. Como no restaurante o cliente é o próprio chef, as crianças também podem abusar da imaginação na hora de montar a refeição.

Para ajudar as crianças na hora da escolha dos ingredientes, o diretor de qualidade e chef do Spoleto, Gianni Carboni, criou uma receita para elas. Intitulada Prato Bambini, ela também pode ser feita em casa, claro, com a orientação dos pais. O prato é formado por farfalle ao molho sugo com ingredientes coloridos. Entre eles, alho, ervilha, milho, azeitona preta, cenoura, presunto, ovo de codorna, cebola e queijo parmesão. A rede oferece ainda a promoção Chef Bambini, voltada exclusivamente para o público infantil e que dá direito a uma massinha de modelar.

Prato Bambini: R$ 8,40 a R$ 8,90
Chef Bambini: R$ 9,40 a R$ 10,40

Farfalle ao molho sugo com ingredientes coloridos
(Porção para 4 crianças)

Ingredientes:
300 g de Farfalle
50 g de Sal grosso
1 Colher de sopa de óleo
600 g de Molho Sugo
60g Azeite
60g Alho
80g Ervilha
80g Milho
80g Azeitona preta fatiada
80g Cenoura ralada em tiras finas
80g Presunto em tiras finas
80g Ovo de Codorna (cortado ao meio)
Queijo Parmesão

Ingredientes do molho sugo:
150ml Água
50g de Azeite
20g Alho Picado
50g Cebola
200g Polpa de tomate
150g de tomates pelados
Sal e Pimenta do Reino

Modo de preparo molho sugo:
Refogue no azeite o alho e a cebola picados fininhos. Quando estiver tudo bem refogado, acrescente a água e a polpa de tomate, ao final, acrescente os tomates pelados, que devem ser amassados com a mão. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos em fogo médio. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo final:
Pegue o Farfalle e cozinhe-o "al dente" numa panela com cinco litros de água, sal grosso (colocá-lo quando a água estiver quase a ferver) e óleo (para evitar que as massas grudem uma na outra). Escorra e esfrie em água fria corrente ou gelo.

Refogar todos os ingredientes (alho, ervilha, milho, azeitona preta, cenoura e o presunto) da preparação no azeite. Deve-se adicionar o Farfalle já cozido. Adicionar os ovos de codorna. Deixar aquecer por aproximadamente 3 minutos. Levar a preparação ao prato que deve ser coberto com duas conchas de molho sugo. Adicionar queijo parmesão a gosto.

Cada prato possui 420 calorias.

Bom Apetite!

Ronald Mcdonald anima criançada no Alameda Shopping

Amanhã, 10, a partir das 19 horas, o palhaço da rede de hambúrgueres McDonald’s estará presente na loja de fast food, localizada no Alameda Shopping, para animar a criançada. Após passear pelo shopping, Ronald Mcdonald fará a apresentação de um teatrinho para as crianças. Com duração de uma hora, o espetáculo é gratuito e aberto ao público. A iniciativa vem para completar a ação que o shopping promove durante todo o mês de outubro: o Festival de Teatro Infantil, em comemoração ao Dia das Crianças.

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Decreto aumenta carga tributária para atacadistas do DF

Empresários do setor reagem à iniciativa do governo, que majora o ICMS em até 40% para produtos da cesta básica. Mais uma vez, o consumidor final pagará a conta

Brasília, 8 de outubro de 2009 - O decreto 30.856, publicado no último dia 30 de setembro, que alterou o Regime Especial de ICMS para o setor atacadista local, trouxe uma série de alterações, em sua maioria maléficas não apenas para o empresariado, mas também para o consumidor final, que poderá pagar mais caro pelos produtos da cesta básica, por exemplo.

Tentando reverter a situação, o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), Fábio de Carvalho, apresentou hoje, dia 7, durante reunião, na Secretaria de Estado de Fazenda do DF, proposta para reverter a situação.

Participaram do encontro, além do presidente do Sindiatacadista/DF e do secretário de Fazenda, Valdivino de Oliveira, mais 40 empresários do segmento.

De acordo com Fábio de Carvalho, foram implantadas, repentinamente, mudanças na legislação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). "Não fomos convidados para dialogar sobre um assunto tão relevante para o setor, que sempre foi tão parceiro do governo, na arrecadação de impostos, geração de emprego e no controle do próprio varejo. Por isso, acreditamos ser extremamente necessária a revogação imediata de tais normas", completa.

Segundo Fábio de Carvalho, o setor não está preparado para o aumento da carga tributária em produtos da cesta básica, como feijão, arroz e açúcar. "Após a mudança, a cobrança de impostos dos produtos aumentou de 36% a 40%. A elevação do ICMS influenciará negativamente o comércio brasiliense, pois dificultará a relação entre distribuidores e empresários, além de prejudicar os consumidores, que serão obrigados a pagar mais caro pelos produtos", explica.
A diminuição da carga tributária foi a principal solicitação feita pelos empresários. Porém, outras ações também foram sugeridas com o objetivo de beneficiar a economia da capital do país. No entanto, o setor atacadista terá que arcar com o aumento dos impostos até que a proposta seja analisada pela Secretaria de Estado de Fazenda do DF, que se comprometeu a resolver o problema até o final desta semana.

Números do setor - O setor atacadista recolhe, hoje, aos cofres públicos mais de R$ 66 milhões ao mês de ICMS, além de gerar 25 mil empregos diretos. "Somos responsáveis pelo abastecimento de todo o varejo local e isso representa produtos de qualidade e preços mais competitivos do que os praticados antes de 1999, quando a atuação do setor atacadista era incipiente do DF", finaliza o presidente do Sindiatacadista-DF.

Sobre o Sindiatacadista-DF - O Sindiatacadista/DF, criado em dezembro de 2001, representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no DF.


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Teatro de fantoches anima o Dia das Crianças no Pátio Brasil


O Pátio Brasil Shopping elaborou uma programação especial para comemorar o Dia das Crianças. Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, meninos e meninas poderão se divertir com as apresentações da Cia. Teatral de Fantoches Riane Buson, que acontecerão na Praça de Alimentação do shopping. Além de uma ótima oportunidade de entretenimento, as peças são educativas e reforçam a responsabilidade ambiental do Pátio Brasil, primeiro e único shopping da região a receber o selo ISO 14.001, o aval de institutos internacionais dado às empresas que adotam princípios de gestão ambiental.

No sábado e na segunda-feira, às 17 horas, o tema é a preocupação com o meio ambiente. A peça “Reciclar é o caminho” vai ser apresentada nos dois dias e explica para as crianças a importância de cuidar da água e jogar o lixo no local correto. No domingo, às 13h30, é a vez do espetáculo “Animais em perigo”, que fala sobre a proteção da fauna. Na peça, vários animais se juntam para combater o tráfico de animais, o desmatamento, a poluição e as queimadas na floresta Amazônica. Depois de cada apresentação haverá uma recreação com brincadeiras musicais cantadas, envolvendo todos os presentes.

O que: Teatro de fantoches no Pátio Brasil
Quando: 10/10 – Reciclar é o caminho (17 horas)
11/10 – Animais em perigo (13h30)
12/10 – Reciclar é o caminho (17 horas)
Onde: Praça de Alimentação do Shopping Pátio Brasil
Quanto: Entrada Franca


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quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Atenção na hora de escolher os faróis

Lâmpadas que prometem o dobro de desempenho são postas à prova. O consumo é maior e o resultado é o mesmo. Motoristas devem ser criteriosos antes de escolher o equipamento, para não serem surpreendidos pela fiscalização

Lâmpadas que supostamente oferecem maior rendimento estão, a cada dia, mais presentes nos carros brasileiros. Esse ganho de 20% a mais de luz, perigoso e indevido, está previsto na Lei 9.503 de 23/09/1997 - Código de Trânsito Brasileiro e na Resolução CONTRAN 692/88.

De acordo com a norma ECE R37, norma européia adotada no Brasil, lâmpadas de 100 watts não estão entre as permitidas. Com ela, a fiação elétrica trabalha no limite e, com o tempo de uso, a parte isolante do fio resseca, provocando um curto-circuito. “Se no carro, originalmente, se usa lâmpadas de 55 watts, não é indicado trocá-las por uma de 100 watts. Para um melhor desempenho, pode-se instalar um rele auxiliar, que aumentará a potência sem prejudicar a parte elétrica do carro”, afirma Antônio Vaz, consultor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF).

Outro tipo de troca realizada é a das lâmpadas de xenon. A luminosidade é, no mínino, três vezes maior em relação às lâmpadas originais. Mas nem todo carro é capaz de dar o suporte para o material.

Durante o processo de envelhecimento do carro é normal a luz, que é branca, se tornar amarela. Essa mudança traz a perda da luminosidade do farol. Com a “validade” vencida, a iluminação dos veículos se torna fraca, e algumas medidas devem ser tomadas.

O especialista afirma que a melhor maneira de solucionar o problema de diminuição de luz nos faróis é fazer a troca de lâmpadas de seis em seis meses ou depois de 400 horas de uso. Outra dica é sempre fazer a troca em pares. As lâmpadas são fabricadas pelo mesmo processo, com o mesmo material e o mesmo equipamento. Por isso, elas têm aproximadamente a mesma durabilidade. Se uma queimar, provavelmente a outra irá queimar em breve.

O valor das multas varia. Se um motorista for autuado utilizando lâmpadas de 100 watts - que ofuscam os outros motoristas - ou com luz “azul”, o responsável terá que desembolsar R$ 127,20 e perderá cinco pontos na carteira, além de ter o carro apreendido para regularização. Circular com faróis e lanternas queimadas acarreta em multa de R$ 84,80, quatro pontos na carteira e retenção do veículo para regularização.

Segundo o consultor do SINCODIV/DF, para evitar transtornos e maiores gastos, deve-se manter regulada a bateria e o motor. É importante lembrar que manter a especificação original pode ser mais eficaz que a instalação de outros materiais.

Sobre o SINCODIV-DF – O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV-DF) é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

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Decreto aumenta carga tributária para atacadistas do DF

Empresários do setor reagem à iniciativa do governo, que majora o ICMS em até 40% para produtos da cesta básica. Mais uma vez, o consumidor final pagará a conta



O decreto 30.856, publicado no último dia 30 de setembro, que alterou o Regime Especial de ICMS para o setor atacadista local, trouxe uma série de alterações, em sua maioria maléficas não apenas para o empresariado, mas também para o consumidor final, que poderá pagar mais caro pelos produtos da cesta básica, por exemplo.
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Participaram do encontro, além do presidente do Sindiatacadista/DF e do secretário de Fazenda, Valdivino de Oliveira, mais 40 empresários do segmento.
De acordo com Fábio de Carvalho, foram implantadas, repentinamente, mudanças na legislação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). "Não fomos convidados para dialogar sobre um assunto tão relevante para o setor, que sempre foi tão parceiro do governo, na arrecadação de impostos, geração de emprego e no controle do próprio varejo. Por isso, acreditamos ser extremamente necessária a revogação imediata de tais normas", completa.
Segundo Fábio de Carvalho, o setor não está preparado para o aumento da carga tributária em produtos da cesta básica, como feijão, arroz e açúcar. "Após a mudança, a cobrança de impostos dos produtos aumentou de 36% a 40%. A elevação do ICMS influenciará negativamente o comércio brasiliense, pois dificultará a relação entre distribuidores e empresários, além de prejudicar os consumidores, que serão obrigados a pagar mais caro pelos produtos", explica.
A diminuição da carga tributária foi a principal solicitação feita pelos empresários. Porém, outras ações também foram sugeridas com o objetivo de beneficiar a economia da capital do país. No entanto, o setor atacadista terá que arcar com o aumento dos impostos até que a proposta seja analisada pela Secretaria de Estado de Fazenda do DF, que se comprometeu a resolver o problema até o final desta semana.
Números do setor - O setor atacadista recolhe, hoje, aos cofres públicos mais de R$ 66 milhões ao mês de ICMS, além de gerar 25 mil empregos diretos. "Somos responsáveis pelo abastecimento de todo o varejo local e isso representa produtos de qualidade e preços mais competitivos do que os praticados antes de 1999, quando a atuação do setor atacadista era incipiente do DF", finaliza o presidente do Sindiatacadista-DF.
Sobre o Sindiatacadista-DF - O Sindiatacadista/DF, criado em dezembro de 2001, representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no DF.

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quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pirulitos medicamentosos

Remédios, com forma e gosto de doces, são a maneira que a Farmacotécnica encontrou de facilitar a administração de fármacos para crianças

Administrar medicamentos para crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Os pais tentam de várias formas, mas o gosto do remédio é queixa comum entre o público infantil. Para facilitar esse processo para o exigente paladar das crianças, a saída são os fármacos de sabor adocicado e aparência que remete a pirulitos e jujubas.

Para a farmacêutica da Farmacotécnica, Leandra Sá de Lima, esse tipo de manipulação promete ser sucesso entre a criançada e os pais. “É uma maneira mais fácil de colaborar com a saúde do público infantil. Além disso, os pais percebem como esse diferencial facilita a administração de medicamentos para as crianças”, afirma Leandra.

Apesar de serem adocicados e indicados para várias crianças, pirulitos e jujubas medicamentosas não contêm açúcar. São uma alternativa para o caso de pacientes pediátricos que têm, por algum motivo, dificuldade de ingerir outras formas farmacêuticas.

“Essa opção de medicamento é muito usada para pacientes que precisem ingerir substâncias como zinco e nitrofurantoina. Ambas, indicadas no tratamento de deficiência de crescimento e refluxo urinário, respectivamente, têm sabor desagradável. Antifúngicos, utilizados para o tratamento de candidíase oral (nistatina), também podem ser administrados nessas formas”, diz Leandra Sá.

Os pirulitos e jujubas se dissolvem lentamente na boca, liberando o fármaco para absorção através da mucosa oral e sublingual, ou para ação local. Uma parte do ativo dissolvido na saliva é ingerida e absorvida no trato gastrointestinal. Esta forma farmacêutica é especialmente indicada para pacientes com dificuldade de deglutição de formas farmacêuticas sólidas, tais como cápsulas e comprimidos.

“Os pirulitos são interessantes para os fármacos que necessitam de ficar em contato com a mucosa por um longo período, como no caso das estomatites e aftas graves”, explica Leandra. “Já as jujubas, são muito interessantes para aqueles pacientes que precisam tomar um medicamento por longo período e que, só de ver o frasco, já se recusam”, completa.

Segundo Leandra, apesar de ser uma forma farmacêutica que aumenta a adesão dos pacientes pediátricos nos tratamentos, os ‘doces medicamentos’ não são muito utilizados no Brasil. “Nos Estados Unidos, esta opção de tratamento é muito utilizada. Mas no Brasil, muitas vezes, cai no esquecimento dos médicos. É interessante que os pais solicitem ao médico essa forma para aliviar o sofrimento que algumas crianças têm em consumir medicamentos”, pontua a farmacêutica.

Vale lembrar que é fundamental que o remédio seja mantido longe do alcance das crianças e prescrito por um médico. “Embora a forma farmacêutica seja ‘divertida’, sempre há um gosto residual de remédio no produto, deixado propositadamente para que a criança não pense que é ‘balinha’. Assim, evitamos que ele queira comer o produto como se fosse um doce”, conclui Leandra.

Sobre a Farmacotécnica – A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há 33 anos, com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados em manipulação, credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

SERVIÇO:

Lojas Farmacotécnica:

· Matriz 716 Sul – (61) 3245-7656
· 102 Sul – (61) 3226-2032
· 302 Sul – (61) 3223-2838
· Centro Clínico Sul – (61) 3245-1018
· Centro Clínico Norte – (61) 3272-4833
· Taguatinga Centro – (61) 3351-3044
· Taguatinga Norte – (61) 3351-7161

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sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Alameda Shopping lança programação infantil para o mês das crianças


Em outubro, mês das crianças, não vai faltar diversão para os pequenos no Alameda Shopping. O centro de compras preparou uma programação cultural com espetáculos teatrais e atrações diversificadas. As apresentações acontecerão a partir do próximo dia 3, aos sábados e domingos, às 16h, na Praça Central do shopping.

Entre os espetáculos programados para o período estão as peças produzidas pela Cia. Néia e Nando - “Casamento da Dona Baratinha”, “A Onça e o Bode”, “O Circo Popular dos Irmãos Saúde”, “Cabelos Vermelhos e Cabelo Dourado”, “Pedro e o Lobo” -, além das mágicas realizadas pelo Tio André. As apresentações prometem animar as tardes e proporcionar momentos de interação entre crianças de todas as idades. As montagens da companhia Néia e Nando se destacam pelas trilhas sonoras empolgantes e pelo figurino colorido. Já as mágicas, realizadas pelo Tio André, se caracterizam por realizar a aparição de bichos como coelhos e periquitos, com a participação das crianças.

Além dos espetáculos, o shopping oferece ainda algumas opções de promoções de brinquedos e roupas infantis. De acordo com o gerente de Marketing do Alameda Shopping, Alexandre Mendes, a data representa um período de aceleração nas vendas. “Acreditamos que as lojas do segmento infantil, neste ano, terão um acréscimo nas vendas de 9%,em relação ao mesmo período de 2008”, revela.

Programação do Dia das Crianças

O que: Festival de teatro infantil do Alameda Shopping
Quando: 3/10 – Casamento da Dona Baratinha
4/10 – O Mágico Tio André
10/10 – A Onça e o Bode
11/10 – O Circo Popular dos Irmãos Saúde
17/10 – Cabelos Vermelhos e Cabelo Dourado
18/10 – O Mágico Tio André
24/10 – Pedro e o Lobo
25/10 – O Mágico Tio André
Horário: 16h
Onde: Praça Central do Alameda Shopping
Quanto: Entrada Franca

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